portilato
🠔 Ver todas as perguntas

Pergunta

17

Que eu tenha conhecimento não.

há 10 meses

0

Exata Imoveis

imóvel guide usuário

Bruno.

Perguntador

há 10 meses

Tem algum embasamento juridico para ele exigir esses termos?

Fiz uma locação anual, porém o inquilino se recusou a entrar no imóvel e requereu diversas melhorias e após serem feitas desistiu do negócio. O inquilino quer o dinheiro de volta e o proprietário está exigindo que eu devolva minha parte (corretagem) e ele a parte dele.

Respostas (17)

Corretor de imóveis sem foto

Exata Imoveis

Imobiliária

Respostas: 24

há 10 meses

Que eu tenha conhecimento não.

Corretor de imóveis

Ricardo Duque

Medalha de bronze

Corretor de imóveis

Nível: 2 - Consultor

Respostas: 6.240

há 10 meses

Se já passou de 7 dias da assinatura do contrato, a multa deve ser cobrada e a corretagem paga.

Corretor de imóveis

Clicknet Imóveis

Imobiliária

Respostas: 11

há 9 meses

A corretagem e devida não tem que devolver nada, existe a multa da desistência.

Corretor de imóveis

Enrico Bonomo

Corretor de imóveis

Respostas: 123

há 9 meses

Situação complicada, o inquilino assinou o contrato? se não, pode e deve devolver o dinheiro para o cliente, bem como, deste modo, a locação não foi concluída portanto não houve serviço de corretagem sendo assim deve-se devolver o dinheiro. O que pesa é a reforma feita, pode-se brigar na justiça cobrando, mas é difícil o juiz pode entender que por ser benfeitorias beneficiam o proprietário, sendo assim, o melhor a fazer e desistir.

Corretor de imóveis

Sergio Luiz Miotto

Corretor de imóveis

Respostas: 29

há 9 meses

Se as clausulas contratuais foram cumpridas não tem porque devolver o dinheiro.

Corretor de imóveis

Raile Regnault

Corretor de imóveis

Respostas: 8

há 9 meses

Tem revisar o contrato de corretagem.

Corretor de imóveis

Carlos A. Soares

Medalha de bronze

Corretor de imóveis

Respostas: 243

há 9 meses

Se houve a assinatura do contrato de locação, certamente essa desistência gerou prejuízos nesse caso. Assim, o contrato deve ter a cláusula com a multa respectiva para descumprimento etc. .

Corretor de imóveis

Ely Alves Pereira

Corretor de imóveis

Respostas: 133

há 9 meses

O contrato deve prever multa na rescisão do contrato.

Carlos Augusto Rocha

Corretor de imóveis

Respostas: 21

há 9 meses

Eu acho que você fez o seu trabalho e deve ser pago por isso, se posteriormente as partes não entraram em um acordo a responsabilidade é deles.

Corretor de imóveis

Penha Sewell

Medalha de bronze Medalha de prata

Imobiliária

Nível: 3 - Master

Respostas: 333

há 9 meses

Pelo que eu saiba, você fez teu trabalho. É serviço prestado, não precisaria devolver.

Corretor de imóveis

Charles Pinto Peixoto

Corretor de imóveis

Respostas: 721

há 9 meses

Neste caso acho que você trabalha no ramo imobiliário e a lei diz que um imóvel para ser locado, precisa estar em plenas condições de moradia. Nós corretores devemos nos fazer sempre a seguinte pergunta antes de locar ou vender um imóvel. Eu moraria neste imóvel? em todo o processo de nosso trabalho existe um ítem chamado responsabilidade civil. No meu ponto de vista, faltou esta responsabilidade no negócio fazendo com que esta comissão não tenha sido merecida por você. Pensar só no dinheiro nos torna fracos como profissionais. Inclusive, você ainda pode ser acionado na justiça por perdas e danos por ambos os lados.

Corretor de imóveis

Val Silva

Corretor de imóveis

Respostas: 1.896

há 9 meses

Se assinou o contrato junto com o Laudo de Vistoria, não tem como devolver.

Ana Paula Ribeiro Bichara Dos Santos

Corretor de imóveis

Respostas: 26

há 9 meses

Quando um inquilino faz uma locação anual, mas se recusa a entrar no imóvel e exige melhorias antes de decidir desistir do contrato, é importante conhecer os direitos e obrigações de ambas as partes conforme a legislação brasileira, especialmente a Lei do Inquilinato (Lei nº 8.245/91).

Corretor de imóveis

Patrícia Leal

Medalha de bronze

Corretor de imóveis

Respostas: 214

há 9 meses

Tem que ver como foi feito o contrato.

Corretor de imóveis

Nayrob Santana

Corretor de imóveis

Respostas: 757

há 9 meses

Consulte o CRECI da sua cidade. A obrigação do corretor termina quando as partes fecham negócio. Você não tem culpa de após a assinatura do contrato, algo venha dar errado.

Corretor de imóveis

Grupo Expert Negociações Imobiliárias

Imobiliária

Respostas: 21

há 9 meses

Corretagem geralmente se recebe após 30 dias do inicio da locação. Salvo quando o locatário adianta aluguéis por livre e espontânea vontade. E nesse caso específico teria que ter um contrato assinado já ai caracterizaria quebra de contrato pelo inquilino.

Corretor de imóveis

Antônio Jonathan

Medalha de bronze Medalha de prata Medalha de ouro Troféu branco Troféu de bronze Troféu de prata

Corretor de imóveis

Nível: 7 - Executivo

Respostas: 4.067

há 9 meses

O proprietário e o inquilino estão equivocados, o serviço como corretor foi prestado, se o inquilino desistiu ele tem que pagar multa, e o proprietário não é obrigado a fazer correções depois de contrato assinado, o inquilino tem que exigir as melhorias antes.

Faça uma nova pergunta: