Vicente R. da Silva
376 Respostas
Agradecimentos: 2.706 pessoas curtiram suas respostas
Melhores respostas: 26 (7%)
Participante desde: 03/2022
Site: www.raiarimoveis.com.br
Vicente R. da Silva é Corretor com formação em Sim, negócios imobiliários e fundamentos jurídico, está entre os TOP 300 corretores(as) possuindo conhecimento em diversas áreas como: Imóveis. Jurídico Imobiliário. Negociação. Condomínio. Documentação, entre outras. Possuindo um total de 5 artigos publicados e mais 375 respostas em nosso fórum. Está no mercado imobiliário desde 1997 atuando principalmente nos bairros Agua Verde, Batel, Bigorrilho, Cabral e Ecoville, e já trabalhou em empresas como: San Remo, Rossi, Monarca, Laguna, Soul Imóveis e W Investments.
O que fazer para conseguir a isenção do ITBI?
Primeiramente entre em contato com a prefeitura de sua cidade, pois existem diversos entendimentos regionais, afinal cada município tem a liberdade de criar ou extinguir algumas leis municipais referentes a esse tema. Caso tenha alguma lei de incentivo a isenção você vai precisar preencher todos os requisitos necessários para solicitar este benefício e além de preencher os formulários exigidos, também terá que comprovar que tem direito ao benefício através da apresentação de documentos comprobatórios previstos.
Como posso fazer para calcular reajuste aluguel?
Basta aplicar o índice previsto em contrato, exemplo IGPM ou IPCA etc., ao valor pago nos primeiros 12 meses por exemplo: Se o Contrato o índice for IGPM acumulado durante o período dos 12 meses de contrato seja de 15% e o aluguel pago foi R$1.000,00 então a correção de aluguel para os próximos 12 meses será de R$1.150,00.
Quanto é um apartamento na planta?
Normalmente um apartamento na planta é oferecido pelas Construtoras e Incorporadoras a valores do m² um pouco mais baixo em relação aos valores praticados pelo mercado de um apartamento pronto. Porém é preciso ficar alerta e fazer contas pois no passado essa diferença já foi mais atrativa, existem inclusive algumas opções para que é disciplinado financeiramente que é melhor guardar o dinheiro e investir em uma área rentável e comprar o apartamento depois de concluída as obras e entregue as chaves. O problema é que assim dificilmente se consegue escolher as melhores unidade e vagas de garagem depois de concluída as obras, esse é o trunfo das empresas de construção. Agora se você puder comprar na planta a vista ira fazer um excelente negócio, pois não irá pagar mais nada durante as obras.
Quanto custa Quanto custa ITVI?
O custo do ITBI geralmente está entre 2 e 3% do valor de venda declarado no ato do negócio.
Qual o preço por metro quadrado de um apartamento de alto padrão?
Depende dos custos de materiais aplicados e da mão de obra local de cada Estado UF, por exemplo em Curitiba minha região de atuação o alto padrão está em média R$20.000,00 já em São Paulo está entre R$20.000,00 e R$40.000,00.
Como contabilizar contrato de aluguel a receber?
É a forma de transferir um bem a outro respeitando a vontade do doador e este deve ainda esta vivos, sem envolver valor pecuniário, mas assim mesmo é preciso é preciso recolher os impostos e taxas de transferência normalmente.
Qual é a influência do pacto antenupcial na aquisição de imóveis?
A principal influência no Pacto Antenupcial é que ele já gera resultados a partir de sua assinatura em cartório ou seja a partir daquela data os bens do casal poderá ou não se comunicarem e serem divididos em uma eventual separação, por exemplo se for opção do casal a COMUNHÃO PARCIAL DE BENS, todo o patrimônio (bens) adquirido se comunicarão a partir da data de assinatura em cartório e será dividida pela metade às partes, se for SEPARAÇÃO TOTAL DE BENS, então o patrimônio (bens) do casal não serão divididos ficando cada um com a parte que consegui adquirir durante todo o período de casamento também.
A imobiliária pode pedir o imóvel?
A Imobiliária representa o proprietário através de contrato ou procuração, portanto o proprietário (locador) NÃO pode pedir o imóvel sem que o inquilino tenha cometido nenhuma infração contratual prevista na Lei do inquilinato, nem mesmo para uso próprio.
Pode cobrar o aluguel adiantado?
Nos casos de contrato de locação sem garantia nenhuma de fiança, a legislação permite que o locador cobre o aluguéis adiantados.
Eu posso comprar uma casa com o nome sujo?
Sim, se for uma compra a vista, pode. Porém ficará sujeito a penhora, pois ao descobrir, os credores tentarão faze-lo.
Qual o valor para registrar em cartório uma casa no valor de 150 mil em MG?
Ela pode ser registrada de forma gratuita, pois existe uma lei que deferi, mas é importante seguir umas regras, com a comprovação de baixa renda.
Quais são os tipos de locação?
A nossa legislação define 3 (três) tipos de locação, Residencial, Não Residencial (comercial) e de Temporada.
Posso alugar minha vaga do condomínio?
É preciso observar o regulamento interno do condomínio se essa opção é valida e não exista nenhuma restrição, pois em geral é permitido a locação somente à outros condôminos (moradores) do mesmo condomínio.
Pode usar o FGTS para compra de imóvel usado?
Sim, é possível usar o FGTS para compra de imóvel na planta, novo e usado, desde que o valor máximo seja de R$1.500.000,00 e que seja financiado pelo SFH o Sistema Financeiro de Habitação o mais popular do país.
Sem contrato assinado, posso ter o meu caução de volta?
Na verdade a Caução não existe ainda, pois ela se caracteriza somente após a abertura de uma conta bancária em poupança rendendo juros e correção em nome das partes, pois ela deve ficar em garantia até o final do contrato e somente será liberada ao inquilino se cumprida todas as cláusulas contratuais e caso tenha alguma despesa como pintura ou dano físico ao imóvel poderá ser descontado deste valor da Caução para o proprietário. Mas neste caso até o momento estes valores estão sendo considerados como adiantamento apenas e deveria ser apenas de 1 mês.
Quais são as regras para passar o IPTU?
Preencher um formulário no site na Secretaria Municipal da Fazenda da Prefeitura e anexar todos os documentos exigidos. Após gerar um protocolo, acompanhar o processo de transferência.
Quais são as formas de tirar a segunda via do IPTU?
Entrar no site da Prefeitura e localizar a opção através da Receita Municipal digitando o CCI ou Inscrição Municipal ou seu CPF.
IPTU segunda via, como posso obter?
Pesquisar no Site da Prefeitura no item da Receitas Municipal com seu CPF e o numero do CCI com o seu CPF pedir o extrato do IPTU referente ao seu imóvel e é só imprimir.
Posso comprar um terreno com o nome no Serasa?
Se for uma compra a vista sim, sem problemas, mas se for um financiamento será impossível conseguir crédito, pois nenhuma instituição financeira iria conceder crédito a um inadimplente com o nome negativado nos órgãos de proteção ao crédito.
Posso comprar um imóvel sem pagar a entrada?
De acordo com a legislação vigente, só é possível financiar até 80% do imóvel, portanto não é possível financiar 100%.
Envie uma mensagem para Vicente R. da Silva