Gabriela Santana Guimarães da Silva
115 Respostas
Agradecimentos: 2 pessoas curtiram suas respostas
Melhores respostas: 51 (44%)
Participante desde: 01/2024
Gabriela Santana Guimarães da Silva está entre os TOP 900 corretores(as) com conhecimentos em Negociação. Jurídico Imobiliário. Imóveis. Financiamento. Documentação, entre outras. Possuindo um total de 0 artigo publicado e mais 117 respostas em nosso fórum.
Laudêmio Quando se deve pagar o laudêmio?
Laudêmio é uma taxa que envolve imóveis em áreas pertencentes à União, normalmente sendo cobrado em áreas litorâneas. O pagamento é obrigatório em toda transação de compra e venda de um imóvel e pode chegar até 5% do valor de mercado do imóvel.
Posso usar meu FGTS para quitar consórcio imobiliário?
Sim, é possível utilizar o FGTS para quitar ou amortizar um consórcio imobiliário.
O que significa dedução do imposto de renda?
Dedução do imposto de renda refere-se à subtração de determinados valores da base de cálculo do imposto de renda devido, o que reduz o montante tributável.
Como comprar um imóvel 100% financiado?
Em regra geral, de acordo com página do Banco Central, é que até 90% do valor do imóvel pode ser financiado. No entento, é possível fazer um financiamento de 100% do imóvel mas apenas em casos muito específicos. Um deles é comprar o imóvel na planta, diretamente com as construtoras, que flexibilizam a entrada do imóvel. Ou também financiamento dentro do programa Casa Verde e Amarela (antigo Minha Casa Minha Vida), dentro da menor faixa de renda mensal familiar.
Como vender um imóvel que foi financiado pelo Itaú?
Você pode vender um imóvel financiado, desde que a dívida com este seja quitado. Se você estiver vendendo um imóvel com pagamento a vista, o valor pendente com o banco pode ser quitado a vista. Basta solicitar um boleto atualizado e efetuar o pagamento. Se a venda for financiada, e for através do mesmo banco ao qual o imóvel está alienado, o próprio banco "quita" o financiamento em nome do comprador anterior e efetua um novo para o novo comprador. Outra situações seriam possíveis mas necessitam ser avaliadas, como por exemplo o financiamento em outro banco. As tratativas devem ser avaliadas diretamente com o banco em questão para validar se este poderá quitar a dívida com o outro banco.
Eu posso reajustar o aluguel acima do IGP-M?
O reajuste do aluguel acima do IGP-M depende do que está no contrato de locação. Geralmente, o IGP-M é usado como referência, mas as partes podem acordar índices diferentes. A Lei do Inquilinato estabelece regras para reajustes, variando para locações residênciais e comerciais. Em caso de dúvidas, consulte um corretor ou um advogado especializado em direito imobiliário.
Menor de idade pode alugar um imóvel no nome?
Não somente com assinatura de um maior responsável.
Não possuo regularização e nenhum comprovante, o proprietário pode me despejar?
O proprietário pode tentar despejá-lo, mas pode tentar contestar com testemunhas ou extratos bancários; busque orientação em um advogado ou no Procon para entender seus direitos.
Como faço para tirar a segunda via da escritura de um imóvel?
Seu pai deve ir ao cartório onde a escritura foi registrada e apresentar os documentos necessários e solicitar a segunda via, considerando um advogado para proteger seus direitos sobre o terreno.
O que fazer quando o contrato de aluguel vencido não houve reparações por parte do inquilino?
Solicite á imobiliária que cobre do inquilino e, se necessário, entre no imóvel com a presença deles, considerando sua condição gestante.
Quanto tempo pra os desembargadores julgar um processo depois de pensão?
O julgamento de um processo de reintegração de posse pode levar de 6 meses a 1, dependendo da complexidade e da carga de trabalho do tribunal.
Já tenho que notificar o inquilino agora, como calcular os meses de aluguel?
Notifique o inquilino agora para desocupar até 10 de janeiro de 2024, pois o contrato de seis meses termina nessa data.
Financiamento imóvel como garantia?
No financiamento com hipoteca, o imóvel é utilizado como garantia do empréstimo, permanecendo em seu nome, mas se tornando um risco para o banco em caso de inadimplência ;apresente a documentação do imóvel para solicitar o financiamento.
O que fazer quando o locador não quer mostrar contas de água e luz?
Solicite formalmente as contas de água e luz ao locador e, se ele se recusar busque orientação no Procon ou consulte um advogado parta contestar a cobrança.
A cobrança é indevida de valores retroativos sem ter nenhuma assinatura?
A cobrança de valores retroativos sem assinatura de um novo contrato é indevida ;formalize sua contestação e busque orientação no Procon ou consulte um advogado.
Quanto compra uma escritura de um terreno de 50 mil?
O valor de R$ 3400 para a escritura de um terreno de R$ 50 Mil pode ser alto, mais varia conforme o cartório ; verifique a tabela de preços para comparar.
As fotos podem ser divulgadas? E quem cuida da parte elétrica ?
As fotos podem ser divulgadas, mas você pode contestar o uso de imagens e o novo proprietário é responsável pela parte elétrica ; notifique -o sobre os problemas e, se os problemas não resolver busque ajuda legal.
Venda imóvel PJ e compra na PF, consigo fazer sem pagar IR?
Sim você pode vender um imóvel por PJ sem pagar IR, desde que use o valor da venda para adquirir outro imóvel residêncial em até 180 dias.
Quais documentos precisam para a conformidade de financiamento de imóvel em inventário?
Para o financiamento de um imóvel em inventário, apresente o alvará judicial, documentos pessoais, a escritura e certidão do imóvel, certidões negativas de débitos, e comprovantes de habilitação dos herdeiros.
Assinei o contrato de aluguel, posso solicitar o cancelamento e ter o cancelamento de volta?
Sim você pode solicitar o cancelamento do contrato de aluguel e a devolução do depósito devido aos erros no contrato, já que ainda não se mudou nem as chaves.
Envie uma mensagem para Gabriela Santana Guimarães da Silva