Thiago Viveiros

Thiago Viveiros

193 Respostas

Agradecimentos: 6 pessoas curtiram suas respostas

Melhores respostas: 34 (18%)

Participante desde: 08/2023

SOBRE O RESPONDEDOR:

Thiago Viveiros é Corretor de imóveis com formação em Bacharel en direito, Pós graduação em direito imobiliário e Pós graduação em direito civil e processo civil, está entre os TOP 800 corretores(as) com conhecimentos em Jurídico Imobiliário. Locação. Condomínio. Imóveis. Negociação, entre outras. Possuindo um total de 3 artigos publicados e mais 193 respostas em nosso fórum. Está no mercado imobiliário desde 2021 atuando principalmente no bairro Guarulhos,

Pagamento feito um dia após o vencimento, é correto cobrar juros?

Se o seu aluguel venceu dia 10 e caiu em um final de semana, você poderá pagar no primeiro dia util subsequente sem aplicação de juros ou multa, artigo 1° da Lei 7089/83.

Posso ser despejada com o primeiro atraso de aluguel?

Você pode pagar todos os meses certinho, mas se atrasar um, nenhum proprietário levará em consideração. O erro já começa em não ter contrato, ainda que seja verbal, a Lei exige algumas formalidades, dentre elas, o contrato de locação. O que eu faria é buscar um acordo com o proprietário, caso não houver, para evitar problemas, desocuparia o imóvel.

O que precisa para tirar o CRECI?

Ter o ensino médio completo, realizar um curso técnico em transações imobiliárias e solicitar a inscrição no CRECI.

Como obter a segunda via do contrato de aluguel?

Sua pergunta esta um pouco confusa, mas vamos lá: Segunda via de contrato de locação quem deve fornecer é o proprietário ou a imobiliária. Reconhecer firma de assinatura de contrato não significa que o cartório ficou com uma cópia. Você disse que tem gente que tem esse contrato e paga iptu, você não paga?? cada locação tem suas particularidades, nem sempre o seu contrato será igual do teu vizinho.

Como resolver a perca do contrato de aluguel?

Pelo que eu entendi, você perdeu o seu contrato de locação, se for isso e você for o locatário (inquilino) pode solicitar uma cópia ao proprietário, ou na sua falta, na imobiliária. Se você é o proprietário, pode solicitar uma cópia na imobiliária, ou na sua falta, para o inquilino.

Solicitação de despejo. Tenho um filho pequeno. Posso permanecer por mais dias?

Pelo que eu entendi, seu contrato de locação já esta em prazo indeterminado, por mais que você pague o aluguel em aberto o Locador (proprietário) poderá denunciar o contrato a qualquer tempo (denunciar é pedir o imóvel de volta seja extrajudicial ou judicial) independente de existir motivo ou não. No seu caso, não tem muito o que fazer, aconselho a tentar um acordo com o proprietário ou, então, desocupar o imóvel de forma consensual.

Como consultar o registro de um corretor de imóveis?

AtravÉs do site do Creci, realizar busca por corretores.

Aluguel vence dia 10, fechei meu contrato dia 25/08. Quando devo pagar o meu primeiro aluguel ?

Geralmente quando assina o contrato o proprietário ou a imobiliaria disponibiliza a chave, eu trabalho com a contagem do aluguel a partir da entrega da chave, independente da data do contrato. Da forma que você explicou, eu entendo que, se você assinou o contrato e pegou a chave mas a data de vencimento foi ajustada para o dia 10, então você deve pagar o proporcional do dia 25/08 a 10/09, depois mês cheio aluguel integral.

Como fazer para calcular a multa de quebra de contrato?

A multa é calculada com base na proporcionalidade do tempo que ainda resta para cumprimento do contrato, por exemplo: Se a multa é 3x o valor do aluguel e temos um aluguel de R$ 1. 000 então a multa será de R$ 3. 000 reais. Se o seu contrato é de 30 meses e você cumpriu 12 meses, então resta 18 meses para cumprir, assim, deve pegar R$ 3. 000 dividir por 30 meses e multiplicar por 18 meses, no exemplo, a multa seria de R$ 1. 800.

Como faço para entrar com liminar na ação de despejo?

Pedido de liminar deve ser feito na petição inicial, para isso, somente o advogado poderá mover ação de despejo com pedido de liminar.

Inquilino pode impedir visita de comprado?

Ainda que não haja previsão no contrato de locação, o inquilino não pode impedir a visita do pretendente a compra do imóvel. Amparo legal no artigo 23, inciso IX e artigo 27 da Lei 8. 245/1991.

Como despejar inquilino que não paga renda?

Procurar um advogado, somente ele possui capacidade postulatória para mover ação judicial.

Qual despesa é de responsabilidade do inquilino?

As obrigações do locatário esta previsto no artigo 23 da Lei 8. 245/1991.

Lei do inquilinato devolução da calção?

A caução é uma garantia da locação. Ao final da locação se não existir débitos de aluguéis ou encargos e o imóvel esteja nas mesmas condições do inicio da locação, o proprietário ou a imobiliária deve devolver o valor, independentemente se foi um, dois ou três meses de caução, atualizado e corrigido pelo indice da poupança. Quanto ao tempo, deve ser feito ao final da locação.

Como trabalhar com avaliação de imóveis?

Qualquer Corretor habilitado pode realizar avaliação imobiliária, mas avaliar um imóvel não é tão simples como se parece, existe uma série de procedimentos a ser efetuado. Aconselho realizar um curso de Avaliação Imobiliária, o Creci disponibiliza esse curso gratuitamente, após isso, faça a inscrição no CNAI - Cadastro Nacional de Avaliador Imobiliário.

O IPTU é pago pelo locador ou locatário?

Se seguirmos o texto de Lei Art. 22, inciso. VIII da Lei 8. 245/1991, impostos é obrigação do Locador, porém, o mesmo artigo permite que seja pactuado de forma diferente, para isso, deve-se constar em contrato.

Sou obrigado a pagar aluguel mesmo depois do vencimento do contrato?

Se a sua irmã continua no imóvel, ela tem obrigação de pagar o aluguel, o contrato de locação, quando acaba o seu prazo determinado, ele automaticamente passa a ser contrato por tempo indeterminado. A Imobiliária deve buscar meios de satisfazer o aluguel junto a locatária (no caso sua irmã), caso não consiga, ela deve notificar os fiadores para que façam o pagamento. Mesmo o contrato se tornando por prazo indeterminado, os fiadores ainda continuam obrigados solidariamente ao contrato. Para exonerar-se você deve fazer uma carta de proprio punho exonerando-se da fiança, assim, a imobiliária deverá sotificar sua irmã para que ela apresente nova garantia.

O documento informado não pertence ao proprietário do imóvel?

Somente indo até o cartório de registro de imóveis onde o imóvel esta registrado. Não faça nenhum pagamento antes de verificar a veracidade de todos os documentos.

Como fazer para entrar com ação de posse?

Sua pergunta necessita de mais informações para uma resposta correta. Ação de posse ou ação possessória? qual o intuito da ação? Mas desde já aconselho que para qualquer ação, é necessário constituir um advogado, somente ele possui capacidade postulatória.

Envie uma mensagem para Thiago Viveiros

33845 thiago-viveiros