Marcio Albernaz

Marcio Albernaz

183 Respostas

Agradecimentos: 9.378 pessoas curtiram suas respostas

Melhores respostas: 41 (22%)

Participante desde: 05/2021

Site: https://www.facebook.com/albernaz77

SOBRE O RESPONDEDOR:

Marcio Albernaz é Corretor de imóveis com formação em Sim. arquitetura e urbanismo, está entre os TOP 900 corretores(as) com conhecimentos em Locação. Imóveis. Negociação. Documentação. Condomínio, entre outras. Possuindo um total de 1 artigo publicado e mais 183 respostas em nosso fórum. Está no mercado imobiliário desde 2018 atuando principalmente nos bairros Zona Sul e Zona Oeste, e já trabalhou em empresa como: Plano E Plano.

Se eu desisti de um imóvel do Minha casa minha vida, posso ser contemplada novamente?

Os brasileiros que compraram um imóvel através do Minha Casa Minha Vida agora podem desistir do contrato, cancelando o financiamento. É que pelas novas regras, o usuário que solicitar o distrato não poderá ser contemplado com outra unidade habitacional do Minha Casa Minha Vida.

Como alugar imóvel com restrição no nome?

O locatário deverá apresentar um fiador, ou seja, uma pessoa que assumirá sua dívida no caso do não pagamento do aluguel.

Pode transferir seguro fiança para outro imóvel?

Não, O seguro fiança é aprovado para cada imóel, especificamente.

Como fazer reajuste de contrato de aluguel?

A conta para fazer o acréscimo consiste em pegar o índice do mês transformado em numeral decimal e multiplicar pelo valor do aluguel. Depois é só somar. Esse novo valor valerá por 12 meses, até o próximo reajuste. O IGP-M é calculado pela Fundação Getúlio Vargas e divulgado no final de cada mês.

Como fazer para usar o FGTS para quitar financiamento?

Basta ligar para 3004-1105 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800-726-0505 (demais cidades) e digitar a opção 7. O atendimento ocorre de segunda a sexta das 8hs ás 20hs. Segundo a Caixa, o mutuário pode solicitar a amortização do saldo devedor dos financiamentos habitacionais quantas vezes desejar.

Quais são os bens impenhoráveis?

São aqueles que não podem ser retirados do patrimônio do executado com fim de quitar um débito. Mesmo que o exequente requeira a penhora dessa espécie de bem, a lei não permite tal ato.

Como fazer averbação de habite se?

A efetivação do Hanite-se só é realizada através do registro de modificação, ou seja, a partir da averbação do imóvel registrado no cartório na matrícula geral. Mesmo em caso de obras prontas há um determinado tempo, é preciso que exista o registro.

IPTU pode cobrar do inquilino?

Segundo a lei quem deve pagar o IPTU é o proprietário do imóvel. Porém essa obrigação pode ser transferida ao inquilino, desde que exista uma cláusula contratual definindo os termos. O Imposto Predial Territorial Urbano se refere à propriedade e é cobrado pelo município conforme avaliação do imóvel.

O que significa valor venal de referencia?

Valor venal é o valor de um determinado bem, definido pelo Poder Público. O valor é uma base de cálculo, por isso não corresponde ao valor real do bem. Por essa razão, é chamado também de valor venal de referência.

Como regularizar a documentação de um imóvel?

Para regularizar um imóvel na prefeitura são necessários uma série de documentos, tais como: contrato de compra e venda, escritura do imóvel, matricula do imóvel a ser regularizado, projeto arquitetônico, alvará de construção, alvará de regularização, habite-se e certidão negativa de débitos.

Comprar terreno de posse é seguro?

Basicamente existem três grandes riscos na compra de imóvel de posse. A primeira delas, e o vendedor não ser o verdadeiro proprietário do bem, assim a pesquisa da vida regressa do vendedor é importante, para saber se corre esse risco. Já o terceiro risco na compra de imóvel de posse, seria um loteamento irregular.

Como posso saber se eu tenho casa no meu nome?

Há duas opções: pela internet via Cartório 24 horas ou então pessoalmente no município em que deseja descobrir. A opção mais acessível é comparecer no Cartório de Registro de Imóveis do seu município, basta dizer que deseja fazer uma busca para saber se determinada pessoa tem bens imóveis no nome.

Comprar apartamento o que olhar?

Analise a localização, confira a documentação do imóvel, conheça o condomínio, valor e condições de pagamento.

Quanto custa para transferir uma escritura?

Ao todo, resumindo a escritura, seu registro e o imposto sobre a transmissão de bens imóveis (ITBI), o custo total com a transferência de imóvel fica em torno de 5% do valor do imóvel.

Onde devo ir pra regularizar o IPTU atrasado?

O IPTU atrasado pode ser regularizado sem sair de casa. Basta acessar o Portal da Dívida Ativa, site desenvolvido pela Prodam para a Procuradoria Geral do Município, consultar seus débitos e emitir a guia para pagamento à vista ou parcelado.

Tenho um imóvel financiado pela Caixa Econômica, posso devolver o imóvel?

Desde que tenha sido adquirido pelo Programa Minha Casa Minha Vida, sim, é possível a devolução do imóvel.

Imóvel caucionado pode ser penhorado?

Bem oferecido em caução em locação imobiliária não pode ser penhorado.

O que é portabilidade de financiamento imobiliário?

É a transferência de financiamento imobiliário de outra instituição financeira para outro Banco, O novo financiamento mantém o mesmo valor e prazo do contrato com a instituição financeira de origem e é isento de imposto sobre operações financeiras, (IOF).

Contrato de locação índice

Neste ano de 2021 o cálculo do IGP-M calculado pela Fundação Getúlio Vargas a alta foi de 1,51%, o que dá um acumulado nos últimos 12 meses de 32,02%.

Quanto pode ser o reajuste de aluguel?

O reajuste do aluguel pode ser feito com base no IGP-M. Em 2021 o reajuste foi de 32,02%.

Envie uma mensagem para Marcio Albernaz

4542 marcio-albernaz