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Pergunta

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Para conseguir a matrícula de um apartamento, você precisa reunir alguns documentos e seguir um processo específico no Cartório de Registro de Imóveis da região onde o imóvel está localizado. A matrícula é como a certidão de nascimento do imóvel ela registra toda a sua história jurídica e garante segurança nas transações. Documentos Necessários - Escritura pública de compra e venda ou contrato particular (em alguns casos) - RG e CPF do comprador e vendedor - Comprovante de estado civil (certidão de casamento ou nascimento) - Comprovante de pagamento do ITBI (Imposto de Transmissão de Bens Imóveis) - Certidão de ônus reais e ações judiciais sobre o imóvel - Certidão de valor venal ou guia do IPTU - Comprovante de endereço - Planta do imóvel (se aplicável) Etapas do Processo - Lavrar a escritura no Cartório de Notas (se ainda não tiver) - Levar a escritura e documentos ao Cartório de Registro de Imóveis - Solicitar o registro e pagar as taxas cartoriais - Receber a matrícula atualizada com seu nome como proprietário Custos Envolvidos - Taxas variam conforme o valor do imóvel e o estado - Em média, entre R$100 a R$500 para emissão da matrícula Importância da Matrícula - Garante que você é o proprietário legal - Evita problemas com pendências judiciais ou dívidas - É essencial para financiamentos, vendas e heranças Se precisar de ajuda entre em contato com BOOM IMOBILIÁRIA.

há 2 dias

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Boom Imobiliária

imóvel guide usuário

Raquel Ruiz

Perguntador

há 2 dias

Do que preciso para conseguir matrícula de apartamento?

Respostas (4)

Corretor de imóveis

Boom Imobiliária

Imobiliária

Respostas: 594

há 2 dias

Para conseguir a matrícula de um apartamento, você precisa reunir alguns documentos e seguir um processo específico no Cartório de Registro de Imóveis da região onde o imóvel está localizado. A matrícula é como a certidão de nascimento do imóvel ela registra toda a sua história jurídica e garante segurança nas transações. Documentos Necessários - Escritura pública de compra e venda ou contrato particular (em alguns casos) - RG e CPF do comprador e vendedor - Comprovante de estado civil (certidão de casamento ou nascimento) - Comprovante de pagamento do ITBI (Imposto de Transmissão de Bens Imóveis) - Certidão de ônus reais e ações judiciais sobre o imóvel - Certidão de valor venal ou guia do IPTU - Comprovante de endereço - Planta do imóvel (se aplicável) Etapas do Processo - Lavrar a escritura no Cartório de Notas (se ainda não tiver) - Levar a escritura e documentos ao Cartório de Registro de Imóveis - Solicitar o registro e pagar as taxas cartoriais - Receber a matrícula atualizada com seu nome como proprietário Custos Envolvidos - Taxas variam conforme o valor do imóvel e o estado - Em média, entre R$100 a R$500 para emissão da matrícula Importância da Matrícula - Garante que você é o proprietário legal - Evita problemas com pendências judiciais ou dívidas - É essencial para financiamentos, vendas e heranças Se precisar de ajuda entre em contato com BOOM IMOBILIÁRIA.

Corretor de imóveis

Evandro De Souza

Corretor de imóveis

Respostas: 19

há 2 dias

Precisa no número da matrícula ou endereço completo para solicitar o documento no cartório registrado o imóvel.

Corretor de imóveis

Walter José Gomes Maciel

Corretor de imóveis

Respostas: 1.422

há 2 dias

Você vai precisar do endereço correto do imóvel em questão se dirigir ao cartório de registro onde eu é responsável pela área onde fica localizado o imóvel e solicitar a certidão de matrícula inteiro teor e o ônus.

Corretor de imóveis

Miguel Silva

Medalha de bronze Medalha de prata Medalha de ouro

Corretor de imóveis

Nível: 4 - Experiente

Respostas: 1.313

há 2 dias

SOLICITAR A CERTIDÃO NO CARTORIO ONDE O IMOVEL É REGISTRADO, VC ESTANDO DO ENDEREO DO IMOVEL, DA MATRICULA OU OS DADOS DO PROPRIETÁRIO VC CONSEGUE SOLICITAR.

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