portilato
🠔 Ver todas as perguntas

Pergunta

8

A lei do inquilinato 8245/91 prevê algumas normativas quanto à venda de um imóvel locado, porém, em nenhum caso proíbe que a venda seja realizada, no artigo 27 a lei determina que caso o locador tenha interesse na venda, ele deve dar preferência ao atual inquilino, este poderá ou não demonstrar interesse na compra.

há 2 anos

8

Rubens Antony

imóvel guide usuário

Elielson Freitas

Perguntador

há 2 anos

Quais os direitos do inquilino quando o proprietário vende o imóvel?

Sou inquilino, hoje fui informado que a casa que moro vai ser vendida, fiquei sabendo através dos interessados que vieram visitar o imóvel. Questionei a imobiliária que me alugou e eles falaram que é coisa do proprietário e eles não sabiam, por que aqui onde moro agora tem duas imobiliárias que estão administrando o imóvel, uma para locação e outra para venda. Quais meus direitos? Não tive a oportunidade de preferência na venda sendo que estou a 10 anos no mesmo imóvel.

Respostas (8)

Corretor de imóveis

Rubens Antony

Medalha de bronze Medalha de prata Medalha de ouro Troféu branco

Corretor de imóveis

Nível: 5 - profissional

Respostas: 8.007

há 2 anos

A lei do inquilinato 8245/91 prevê algumas normativas quanto à venda de um imóvel locado, porém, em nenhum caso proíbe que a venda seja realizada, no artigo 27 a lei determina que caso o locador tenha interesse na venda, ele deve dar preferência ao atual inquilino, este poderá ou não demonstrar interesse na compra.

Corretor de imóveis

Alvim Leste Imóveis

Medalha de bronze

Imobiliária

Nível: 2 - Consultor

Respostas: 19.898

há 2 anos

Se o seu contrato já está no prazo indeterminado a melhor opção para o locador é pedir a desocupação do imóvel dando a você um prazo de 30 dias para a desocupação e só então colocar o imóvel à venda. Evidente que antes de ser oficialmente comunicado da intenção da venda e exercer seu direito de preferência você não tem que permitir a entrada de ninguém no imóvel.

Corretor de imóveis

M&g Corretores Associados

Corretor de imóveis

Respostas: 707

há 2 anos

Se o inquilino abriu mão da preferência manifestada pelo proprietário em seu favor, não existe direito, porque o imóvel não é propriedade sua.

Corretor de imóveis

André Mattos

Corretor de imóveis

Respostas: 986

há 2 anos

Primeiro tem que ter a carta de oferta por ter a preferência, isso cabe na justiça.

Corretor de imóveis

Adriano Lázaro

Corretor de imóveis

Respostas: 20

há 2 anos

Você tem o direito a preferência sim! e caso não foi informado pela imobiliaria ou pelos proprietários pode recorrer, a lei do inquilinado lhe fornece a preferência da compra!

Corretor de imóveis

Imoveisnodestaque

Corretor de imóveis

Respostas: 19.052

há 2 anos

O inquilino tem prioridade se neste caso não foi consultado pode recorrer a justiça.

Corretor de imóveis

Jose Americo Da Silva

Corretor de imóveis

Respostas: 6.659

há 1 ano

A lei do inquilinato garante ao locatário o direito de preferencia. , devendo o mesmo ser informado por escrito, da intenção de venda, tendo um prazo de 30 dias para exercer esse direito. A não ocorrência dessa informação da justa causa para o inquilino solicitar judicialmente a anulação da venda, se tiver real interesse na compra, nas mesmas condições e valor.

Corretor de imóveis

Amin Nossabein

Corretor de imóveis

Respostas: 30

há 2 anos

Primeiro ele teria que ter oferecido ao inquilino sob pena de anulação da venda caso o inquilino queira comprar. Se não quiser comprar tem que ter um prazo pra desocupação.

Faça uma nova pergunta: