Pergunta
Essa é simples. A escritura de um imóvel, embora possa ser lavrada em qualquer Cartório de Notas, só pode ser registrada no Cartório de Registro de Imóveis da região onde ele está localizado. Ex, Tenho um imóvel na cidade de Praia Grande, tenho um parente que mora em Araraquara, se eu vender o imóvel para ele e fizer a escritura no Cartório de Notas de Araraquara, tudo bem. Mas, obrigatoriamente ele terá que vir a Praia Grande e procurar o Cartório de Registro de Imóveis da cidade para providenciar o registro da escritura na Matricula do imóvel.
há 1 ano
7Jose Americo Da Silva

Valmir Ferreira Freitas.
Perguntador
há 1 ano
Como descobrir o cartório onde registrei meu imóvel?
Como descobrir o cartório onde registrei meu imóvel.
Respostas (10)

Jose Americo Da Silva
Corretor de imóveis
Respostas: 6.659
há 1 ano
Essa é simples. A escritura de um imóvel, embora possa ser lavrada em qualquer Cartório de Notas, só pode ser registrada no Cartório de Registro de Imóveis da região onde ele está localizado. Ex, Tenho um imóvel na cidade de Praia Grande, tenho um parente que mora em Araraquara, se eu vender o imóvel para ele e fizer a escritura no Cartório de Notas de Araraquara, tudo bem. Mas, obrigatoriamente ele terá que vir a Praia Grande e procurar o Cartório de Registro de Imóveis da cidade para providenciar o registro da escritura na Matricula do imóvel.

Gustavo Costa

Corretor de imóveis
Nível: 4 - Experiente
Respostas: 632
há 1 ano
AtravÉs do site do registro de imóveis do Brasil você pode conferir para qual cartório pertence o seu imóvel pesquisando com o endereço ou CEP.

Juliano Cardoso

Corretor de imóveis
Nível: 3 - Master
Respostas: 9.501
há 1 ano
Se você não se lembra onde registrou o seu imóvel, precisará pegar a sua escritura ou matrícula que deverá estar constando lá, se não possuir a documentação, precisará pegar o endereço certinho e ir até o cartório de registro de imóveis para solicitar uma matrícula atualizada por endereço.

Marcelo Frozzi

Corretor de imóveis
Nível: 2 - Consultor
Respostas: 174
há 1 ano
Este registro, fica na cidade onde fica localizado o imóvel, se tiver mais que um registro de imóvel na sua cidade, geralmente, se pedir pela sua localização ( Zona ou Bairro ) fica registrado seu imóvel, eles podem lhe ajudar !

Rubens Antony

Corretor de imóveis
Nível: 5 - profissional
Respostas: 8.007
há 1 ano
AtravÉs do site do Registro de Imóveis do Brasil você pode conferir para qual cartório pertence o seu imóvel, pesquisando por endereço ou CEP.

Terezinha
Corretor de imóveis
Respostas: 46
há 1 ano
Cada região tem o cartório competente que abrange os imóveis da região, na matrícula do imóvel consta o cartório em que o imóvel está registrado, esta consulta também pode ser feita na internet.

Cerigatto

Corretor de imóveis
Nível: 6 - Avançado
Respostas: 20.877
há 1 ano
Pela identificação do cartório na matrícula do imóvel.

Valeria Lima Negócios Imobiliários
Imobiliária
Respostas: 1.795
há 1 ano
Consta na matricula, ou você pode consultar nos cartorios de registros da cidade pelo endereço do imóvel.

Maura Alves
Corretor de imóveis
Respostas: 5.261
há 1 ano
CartÓrio de Registro de Imóveis da Região onde o imóvel está localizado.
Alvim Leste Imóveis

Imobiliária
Nível: 2 - Consultor
Respostas: 20.064
há 1 ano
Cada oficial de registro de imóveis é responsável por determinados endereços então pelo endereço do imóve você descobre qual o cartório responsável pelo registro. Na prática se você ligar para qualquer cartório de registro de imóveis é possível que consiga a informação. Infelizmente não consigo passar o site por aqui mas vou tentar: onde a palavra ponto é substituida pelo símbolo (. ).