Maura Alves
5.268 Respostas
Agradecimentos: 18.226 pessoas curtiram suas respostas
Melhores respostas: 401 (8%)
Participante desde: 12/2022
Maura Alves está entre os TOP 20 corretores(as) sendo uma das maiores autoridades do portal com amplo conhecimento em diversas áreas como: Imóveis. Negociação. Condomínio. Jurídico Imobiliário. Financiamento, entre outras. Possuindo um total de 53 artigos publicados e mais 5.261 respostas em nosso fórum.
consulta de score de cpf
Para consultar seu score de CPF, a forma mais fácil é através de sites como o Serasa ou o Boa Vista que oferecem esse serviço gratuitamente. Basta acessar o site, preencher seus dados e verificar sua pontuação.
Estou renovando meu contrato, a imobiliária está cobrando um valor de "caução" está certo isso?
Em relação a cobrança de caução pela imobiliária, é importante verificar se essa prática está de acordo com a legislação vigente. A caução e uma garantia para o proprietário em caso de inadimplência ou danos ao imóvel, porém, o valor não pode ser abusivo e deve estar previsto no contrato de locação. Recomendo que revise atentamente o contrato e, se tiver dúvidas ou sentir que algo está fora do padrão, busque orientação de um advogado especializado em direito imobiliário.
qual significado de quórum ?
QuÓrum é um termo utilizado para designar o número mínimo de pessoas necessárias para que uma reunião, assembleia ou votação possa ocorrer de forma válida e tomar decisões ou deliberar sobre determinado assunto. Geralmente, o quorum é estabelecido previamente em estatutos, regimentos internos ou leis, e pode variar de acordo com o tipo de reunião ou deliberação a ser realizada.
Comprar imóvel só com recibo de compra e venda, como proceder?
Comprar um imóvel apenas com recibo de compra e venda pode ser arriscado, pois esse documento, por si só, não garante a transferência legal da propriedade. Para garantir a segurança da transação, é importante seguir alguns passos. Certifique-se de que o vendedor é o proprietário legal do imóvel e que não há pendências jurídicas ou dívidas relacionadas ao mesmo. Procure um advogado especializado em direito imobiliário para orientá-lo e elaborar um contrato de compra e venda detalhado, que inclua todas as condições da negociação. Registre o contrato no cartório de registro de imóveis competente para formalizar a transação e garantir a segurança jurídica. Após o registro, providencie a transferência da escritura do imóvel para o seu nome.
O banco Itaú aceita casa multifamiliar?
O Banco Itaú, assim como outras instituições financeiras, pode aceitar financiamento para imóveis multifamiliares, ou seja, casas que possuem mais de uma unidade habitacional. No entanto, é importante ressaltar que as condições para aprovação do financiamento podem variar de acordo com a política interna do banco, o perfil do cliente e as características do imóvel. Se você estiver interessado em financiar uma casa multifamiliar pelo Banco Itaú, recomendo que entre em contato diretamente com a instituição para verificar as condições específicas e os documentos necessários para a análise do crédito.
Posso vender um imóvel que dei como dação de pagamento?
Sim, é possível vender um imóvel que tenha sido dado como dação em pagamento, desde que haja autorização expressa do credor (pessoa ou instituição financeira que recebeu o imóvel como forma de quitação de uma dívida). A dação em pagamento é um acordo entre devedor e credor, onde o devedor entrega um bem (neste caso, um imóvel) ao credor para quita uma dívida. Após a transferência do imóvel para o credor, este passa a ser o novo proprietário e pode autorizar a sua venda. É importante ressaltar que, antes de realizar a venda, é fundamental obter a autorização formal do credor e regularizar a situação jurídica do imóvel, atualizando os registros no cartório de imóveis e garantindo que não haja impedimentos legais para a transação.
qual significado de pórtico ?
PÓrtico é uma estrutura arquitetônica que serve como entrada ou passagem coberta para um edifício. Ele é geralmente formado por uma série de colunas ou pilares que suportam um telhado ou uma arcada.
Tenho um filho autista, tenho quais direitos na aquisição de um imóvel financiado pela caixa?
Você possuí alguns direitos e benefícios ao adquirir um imóvel financiado pela Caixa Econômica Federal. Segue alguns direitos e benefícios que você pode ter: 1 - Prioridade no Programa Minha Casa Minha Vida 2 -Descontos e subsídios específicos para família de baixa renda, que podem ser aplicáveis dependendo da faixa de renda em que você se enquadra. 3 - Algumas prefeituras oferecem isenção de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), para imóveis de famílias que tem membros com deficiência. Verifique se a sua cidade oferece esse benefício. 4 - Uso do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) para a compra de imóveis, seja para dar entrada, amortizar ou quitar o saldo devedor do financiamento. 5 - A CEF (Caixa Econômica Federal) pode oferecer condições especiais de financiamento para famílias com membros com deficiência, como prazos mais longos ou taxas de juros mais baixas.
Posso solicitar pela segunda vez a vistoria do imóvel pelo Santander?
Sim, você pode solicitar uma segunda vistoria do imóvel pelo Santander, mas existem algumas condições e procedimentos a serem seguidos. Motivo: geralmente, uma segunda vistoria é solicitada quando há pendências, problemas ou mudanças que precisam ser reavaliadas. Custos: em muitos casos, a segunda vistoria pode ter um custo adicional. Verifique com o banco quais são os custos envolvidos e quem será responsável por esses custos. Procedimento: para solicitar a segunda vistoria entre em conato com o gerente responsável pelo seu financiamento junto ao banco. Vale salientar a necessidade em documentar todas as comunicações e manter registro das solicitações feitas ao banco.
Tenho direito de pedir o calção de volta já que não estou no imóvel?
Sim, v ocê pode ter direito de solicitar a devolução do caução se não chegou a ocupar o imóvel, mas isso pode depender das circunstâncias específicas e das cláusulas o contrato de locação. Segue alguns pontos a considerar: Revise cuidadosamente o contrato de locação e análise as cláusulas que tratam do assunto. Alguns contratos podem prever um período de desistência antes da ocupação do imóvel. Entre em contato com o proprietário ou a imobiliária para negociar a devolução da caução. Mantenha toda a documentação relacionada ao contrato e à comunicação sobre a desistência. Analise o código de defesa do consumidor onde trata sobre o código de defesa do consumidor e lei do inquilinato. E se todas as tentativas de negociação falharem, você pode considerar buscar assistência jurídica.
Posso financiar uma casa recebendo o seguro desemprego?
Sim, é possível financiar uma casa recebendo seguro desemprego.
qual significado de locatário ?
O termo locatário refere-se a pessoa que aluga um imóvel ou outro bem de outra pessoa, conhecida como locador. Em contrato de locação, o locatário é quem paga um valor (geralmente mensal) ao locador para utilizar o imóvel.
Posso comprar uma apartamento com o FGTS?
Sim, é possível utilizar o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para comprar um apartamento, desde que atenda a alguns requisitos estabelecidos pela legislação brasileira.
Qual o prazo para pedir revisão de laudo para que o mesmo engenheiro da caixa vá fazer nova vistoria?
O prazo para pedir a revisão de um laudo de vistoria realizado por um engenheiro da Caixa Econômica Federal pode variar, mas geralmente você tem até 15 dias a partir da data de emissão do laudo para solicitar uma nova vistoria com o mesmo engenheiro.
Qual o procedimento após a quitação do mesmo? Qual o custo aproximado para averbar o imóvel para o meu nome ?
O custo para averbar um imóvel no seu nome pode variar dependendo de vários fatores, incluindo o valor do imóvel, as taxas cobradas pelo cartório de registro de imóveis e possíveis honorário advocatícios ou de despachante.
posso devolver um imóvel financiado ?
Sim, é possível devolver um imóvel financiado, mas o processo pode ser complexo e envolve vários aspectos legais e financeiros. Entre em contato com seu gerente de financiamento junto ao banco credor, ele estará apto a orientá-lo, já que terá acesso ao seu contrato junto a instituição, sendo possível, então, a análise das cláusulas pertinentes.
qual significado de locador ?
O term locador refere-se a pessoa ou entidade que aluga um imóvel ou outro bem a uma outra pessoa, conhecida como locatário. Em um contrato de locação, o locador é o proprietário do bem ou imóvel que está sendo alugado e recebe um pagamento (geralmente mensal) do locatário pelo uso do bem.
Como saber se fui aprovado para o meu financiamento?
Para acompanhar o status do seu financiamento imobiliário junto a CEF (Caixa Econômica Federal), utilize as ferramentas online disponíveis, mantenha contato com o gerente de relacionamento e fique atento as comunicações do banco por email ou telefone. Assim, você poderá saber rapidamente se foi aprovado e quais serão os próximos passos.
Como entrar em contato com o Banco Santander para oferecer pra eles o meu imóvel para locação?
Entrar em contato diretamente com uma agência local, enviar um email formal ou utilizar os canais de atendimento do Banco Santander são as melhores maneiras de oferecer seu imóvel para locação. Certifique-se de apresentar todas as informações de forma clara e completa para facilitar a avaliação da sua proposta.
Quem possui um financiamento imobiliário pode fazer outro?
Si, é possível possuir um financiamento imobiliário, desde que você atenda aos critérios de elegibilidade estabelecido pelas instituições financeiras. No entanto, e importante considerar a capacidade de pagamento e as obrigações financeiras atreladas a cada financiamento.
Envie uma mensagem para Maura Alves