Maria Ângela Camini

Maria Ângela Camini

8.002 Respostas

Agradecimentos: 460.714 pessoas curtiram suas respostas

Melhores respostas: 1342 (17%)

Participante desde: 09/2019

Site: www.saberimobiliario.com.br

SOBRE O RESPONDEDOR:

Maria Ângela Camini é Corretora de Imóveis está entre os TOP 10 corretores(as) sendo uma das maiores autoridades do portal com amplo conhecimento em diversas áreas como: Locação. Negociação. Imóveis. Jurídico Imobiliário. Documentação, entre outras. Possuindo um total de 4 artigos publicados e mais 7.966 respostas em nosso fórum. Está no mercado imobiliário desde 2005 atuando principalmente nos bairros Zona Leste e Centro,

Existe alguma época do ano que as construtoras fazem descontos?

Aqui no sul sempre tem feirões com descontos quando os prédios estão ficando prontos, quando já estão prontos e restou poucas unidades não vendidas e quando "encalhou" ou uma crise tira o pdoer de compra da população.

Refinanciar meu imóvel

Sim. Nada mais é que um empréstimo com o imóvel dado em garantia de pagamento.

Quitar financiamento vai zerar os juros?

O sadlod evedor já é informado no boleto com sem os juros futuros. 

Quitar financiamento vai zerar os juros?

Reafirmando porque meu teclado deu pane na minha resposta. O boleto mensal já vem com o saldo devedor que poderá ser quitado. Os juros do financiamento + TR são aplicados mensalmente sobre o saldo devedor formando o valor da parcela a pagar para o próximo mês. Portanto o valor do boleto já é o que você deve pagar e dependendo do dia que for quitar podes pagar um pouco mais porque deverá ser levado em conta a parcela do boleto se foi quitada e os juros diárias entre a quitação do boleto e a quitação do saldo que nele constava e será atualizado.

Qual o melhor tipo de imóvel para investimento em locação?

Eu tenho uma visão diferente e o melhor imóvel para investir depende da analise de quem deseja ser locador. Um locador do estilo investidor com dinheiro vai preferir locar grandes espaços para bancos , industrias com locação de longo prazo. Um locador que necessite um complemento de renda vai preferir um imóvel residencial com locação de longo prazo, garantia contratual segura e analise rigorosa do inquilino. Um locador que não precisa do aluguel poderá alugar salas, conjuntos, lojas. Sem a analise do perfil de quem deseja investir o residencial ainda é mais seguro.

Quantas vagas um apartamento de 100 metros precisa ter?

Tenho vários imóveis a venda com apenas uma vaga de garagem. A questão é quantas vagas você precisa.

Quantas vagas um apartamento de 100 metros precisa ter?

Tenho vários imóveis a venda com apenas uma vaga de garagem. A questão é quantas vagas você precisa.

Posso vender imóvel residencial com inquilino?

Primeiro é preciso dar a preferência na compra ao inquilino por escrito e aguardar 30 dias pela resposta. Após 30 dias se não respondido o direito caduca e podes anunciar para terceiros. Se o inquilino responder com uma contra proposta o proprietário não tem obrigação de aceitar e pode oferecer a terceiros. a preferência exige resposta do inquilino, sim ou não. Uma vez respondido que sim as partes vinculam-se e a que desistir deverá indenizar a outra. Muito cuidado na elaboração da notificação que é obrigatória.

Tenho 65 anos e queria financiar um imóvel, isso é possível?

Sim, pode fazer o financiamento porém com prazo de pagamento menor o que, dependendo do valor que precisar financiar pode deixar tua parcela muito alta porque quanto mais velho maior será o seguro de vida diluido nas parcelas

Por qual valor eu devo calcular o ITBI?

Aquele que for maior e na grande maioria das vezes o valor venal.

Como sei se o valor de um condomínio vai subir?

Em geral anualmente até o fim de março é definida nova taxa de condomínio, mas não tem como você ter esta certeza. Meu condomínio subia 10% anualmente com a crise passou a subir 20% com mais duas chamadas extras

Pode negociar a taxa que que a imobiliaria ou corretor ganha?

Hoje a tabela CRECI é sugestão, você pode sim negociar a comissão com o corretor ou imobiliária, o que ocorrer é que as imobiliarias seguem a tabela do Conselho e você dificilmente consegue negociar. Com o corretor pessoa física é mais fácil dependendo do trabalho que será realizado pelo profissional.

A vaga de um apartamento possuí escritura separada?

Sim e não. Se for vaga em geral está descrita na matricula do apartamento. Se for garagem com pagamento de IPTU separado então com certeza ela tem matricula separada. Atente que em caso de venda o comprador terá uma escrituras, dois registros e dois ITBI

Taxa média de desconto na compra do imóvel?

Nenhum proprietário é obrigado a dar desconto, isso depende de negociação que leva em conta o prazo de pagamento oferecido pelo comprador, urgência na venda, entre outros.

Quais as taxas de juros atuais para se financiar um imóvel?

A CEF atualmente tem a menor taxa de juros do mercado em 6,75% e do jeito que está esta guerra de redução de juros o pessoal vai acabar por segurar a compra financiada esperando o próximo ato

Como sei se o IPTU de um apartamento que estou comprando é barato ou caro?

Solicite ao proprietário a certidão do cadastro municipal ou folha espelho do carnê de IPTU. Nele constará o valor atualizado.

Em que momento eu posso pegar as chaves do imóvel que eu comprei?

Conforme acordado em contrato entre as partes. Se nada foi acordado o vendedor somente estará obrigado a entregar as chaves diante da quitação do preço.

Em quanto tempo o banco demora para liberar o financiamento?

Não devia ter aceitado esta cláusula qualquer problema e o prazo estoura. o financiamento é depositado na conta do vendedor quando assinarem o contrato porém fica bloqueado até que você devolva ao banco o contrato registrado.

É muito difícil vender um apartamento no 4º andar sem elevador?

Da mesma forma que você quer comprar, outros também pensam assim e sempre terá um interessado. O problema não é vender o apartamento, é tentar explicar para o proprietário que o imóvel no quarto andar não pode ter o mesmo preço de venda do imóvel no primeiro andar. Da mesma forma que você vai pagar mais barato, vai vender da mesma forma. Mantenha-o bem conservado, atualizado nas tecnologias disponíveis e dentro do preço e não terás problemas. O que mais pesa na compra hoje é a taxa de condomínio, IPTU e o estado de conservação do prédio e imóvel.

É normal um financiamento demorar mais que 3 meses?

Não é normal se todo o procedimento transcorreu sem problemas. Deve haver alguma situação que esteja complicando a liberação porque quando o comprador devolve a escritura registrada junto com a Certidão de ônus ao banco, em no máximo 8 a 10 dias o dinheiro bloqueado na conta do vendedor é liberado. Com certeza houve algum problema no registro ou o comprador nem levou o registro e se isso não for feito o banco não libera. 

Envie uma mensagem para Maria Ângela Camini

1192 maria-angela-camini