Maria Ângela Camini

Maria Ângela Camini

8.002 Respostas

Agradecimentos: 460.714 pessoas curtiram suas respostas

Melhores respostas: 1347 (17%)

Participante desde: 09/2019

Site: www.saberimobiliario.com.br

SOBRE O RESPONDEDOR:

Maria Ângela Camini é Corretora de Imóveis está entre os TOP 10 corretores(as) sendo uma das maiores autoridades do portal com amplo conhecimento em diversas áreas como: Locação. Negociação. Imóveis. Jurídico Imobiliário. Documentação, entre outras. Possuindo um total de 4 artigos publicados e mais 7.966 respostas em nosso fórum. Está no mercado imobiliário desde 2005 atuando principalmente nos bairros Zona Leste e Centro,

Em quanto tempo o banco envia a quitação de um financiamento?

O banco não envia a quitação do financiamento para sua casa, você tem que se deslocar ao banco e solicitar o Termo de Quitação e a Procuração. Seu contrato é localizado no computador e ambos são entregues a você na hora com a informação do cartório onde a procuração do banco deverá ter firma reconhecida. Os dois documentos são levados ao cartório de imóveis para baixa da garantia. Não sei se em outros estados é diferente, aqui no RS segue esta regra.

Se o comprador desistir da compra eu tenho que devolver o sinal que ele pagou?

Depende. Se ele desistiu por problemas com sua documentação ou do imóvel é uma coisa, se esta tudo certo e ele apenas desistiu vai depender do que diz teu contrato. Costumo colocar arras o que no caso o comprador desistindo perde o sinal e o vendedor devolve em dobro. Você vinculou no contrato a desistência a multa ou perda do sinal?

Como funciona e como investir em fundos imobiliarios?

Muito difícil essa orientação por aqui e pra ser sincera ainda estou estudando os fundos pois não são iguais aos outros. Existem muitos tipo, formas de remuneração, como lidar com prejuízos, outros acabam em despesa, enfim é o investimento do momento. tem fundos em bolsa e outros não

Serviços mal prestados pela imobiliaria, o locador se responsabiliza?

Vamos por partes. A imobiliária é procuradora do locador e age em nome deste não podendo tomar determinadas providencias sem que ele autorize. Perante você a imobiliária é prestadora de serviços atuando o código do consumidor, já entre você e o locador a Lei do Inquilinato 8.245/91 atua. A maiorias das imobiliárias não responde Email pelo simples fato de que são funcionários que os abrem e estes não tem competência para resolver problemas da locação. Uma resposta equivocada e o locatário(você) tem em mãos provas que podem prejudicar o locador. Notifique o locador sempre por escrito em duas via e entregue na imobiliária, quem recebe assina e carimba com data a segunda via que fica com você e desta forma ninguém vai dizer que o teu email não chegou. Aviso de cobrança não é constrangimento a não ser que venha em documento aberto para qualquer um ler. Aviso é forma inequívoca de evitar prejuizo maior ao devedor fazendo prova de que te avisaram. A imobiliária pode simplesmente entregar para o departamento jurídico cobrar em cartório de protesto negativando o CPF após 30 dias e isso pode ser feito com um dia de atraso. Se estão te enviando aviso é porque o locador tem intenção de evitar cartório e justiça. Como você não disse qual o exato problema só posso te dizer que .... Compareça na imobiliária pessoalmente e resolva a questão. Se a imobiliária é digital, nesse caso procure direto um advogado pois sendo 1005 digital o contato com você e solução deve ser imediato. Faça provas gravando áudio, dando print de tela, guardando email sem resposta entre outros.

Qual a responsabilidade das imobiliárias?

Você deve estar se referindo a imobiliárias que administram a locação de imóveis e representam o proprietário no contrato como no caso eu que sou corretora e administro a locaçãod e meus clientes sendo procuradora dos mesmso para assinar, receber pagamentos, contratars eguros etc, etc. Isso vai depender do que for contratado. Eu recebo o aluguel e taxas dos locatários e repasso aos locadores e estes é que efetuam o pagamento de condominio e IPTU. Recebo a cota condominial da administradora do condominio, separo os valores que são do locatário e do locador e remeto o doc de pagamento que recebi junto com os valores direto ao proprietário.  Perante o Código Civil a imobiliária responde por qualuer prejuizo ao cliente desde que comprovado.

O valor do m² do apartamento Garden é igual dos apartamentos comuns?

Garden pu seja com jardim externo e o jardim faz parte da área do imóvel por ser de uso exclusivo seu. Perfeitamente legal.

Posso pegar as chaves do imóvel no pagamento do sinal ou preciso esperar o banco pagar o restante?

Depende de acordo entre as partes. Se você está dando um sinal de 50% do valor do imóvel e assinando uma promessa de compra e venda até se pode entregar as chaves mas o contrato deve prever posse provisória que somente se transforma em definitiva com a liberação do dinheiro financiado pelo banco. Havendo proteção contratual tudo bem, mas isto vai depender da atuação do Corretor na análise dos riscos que envolve. A maioria prefere dar a posse definitiva na quitação.

Eu consigo saber se um imóvel já teve mais de um dono?

Tudo o que desejares saber sobre um imóvel está na matricula imobiliária, desde os proprietários oficiais que teve até as construções, demolições, alterações, ônus reais etc,etc. Você não encontrará na matricula contratos particulares de transferência de posse, locações, heranças em que ainda não foi feito inventario, obrigando assim a pedir outras certidões. O proprietário de direito será sempre quem tem o último nome nesta matricula.

Posso comprar um Imovel de quem tem nome sujo no serasa?

Vai depender do motivo pelo qual o vendedor esta com abalo no crédito. Há dividas que são consideradas de risco para evitar fraudes onde o proprietário se livra dos bens para não pagar. Por exemplo, dividas trabalhistas e INSS onde o juiz pode mandar os bens voltarem a propriedade do devedor. O Corretor deverá analisar a lista de bens do vendedor, o tipo de divida e se ele tiver bens suficientes e o que esta sendo negociado não interefere, pode ser vendido sem problemas. Com financiamento bancário de jeito nenhum.

Se eu desistir de um imóvel comprado no lançamento a construtora devolve meu dinheiro?

Sim, uma parte será retornado de acordo com a Lei dos Distratos, mas não é todo o valor. Passado 07 dias de assinatrua da proposta de compra no estande de vendas esta será efetivada.

Visitei o mesmo imóvel com 2 corretores, com qual devo fechar?

O primeiro corretor é o responsável pelo atendimento se for plantão de vendas de imóveis de construtores. O segundo corretor deveria ter visto no sistema da construtora que vocês já estavam sendo atendido por outro. Aqui no RS tem Corretores desonestos que cadastram o cônjuge com o CPF para parecer que não sabia que o outro já estava cadastrado. Você como comprador pode escolher com quem será atendido, nada te impede de não gostar de um atendimento e solicitar que seja atendido por outro corretor. Se foi visita de imóvel usado, o primeiro Corretor tem a preferência porque a data da visita é anterior e o vendedor que paga a comissão é que vai ter que resolver a questão.

Como sei se um corretor de imóveis é mesmo um corretor?

Primeiro de tudo nem comece a conversar sem que ele te mostre a carteira profissional que hoje é digitalizada e esta dentro do app do Cofeci. você pode no ato via seu celular conferir o numero do CRECI no site do Conselho estadual. Vai aparecer se ele esta ativo ou não. Não solicite RG, não precisa, somente o numero do CRECI.

Posso deixar o zelador do meu prédio oferecer meu apartamento?

Não, o zelador não é profissional qualificado nem para mostrar teu imóvel, muito menos negociar e vender. Isso é exercício ilegal da profissão. Eu como Corretora que estudo, faço cursos de atualização, atendo bem meu cliente fico indignada com isso e quando sei de casos assim denuncio no CRECI. Se o zelador quiser vender imóveis deve estudar e trabalhar na profissão. No meu condomínio funcionário que faz isso perde o emprego. Ou então acaba-se com o Conselho suas anuidades e a profissão e todos vamos vender.

Com quantos corretores devo colocar meu imóvel a venda?

Coloque com quantos desejar porém quantidade não quer dizer venda rápida. o ideal é que você tenha um profissional de sua confiança.

Qual é um bom valor de um condomínio de um apartamento?

O valor ideal é aquele que cobre as despesas mensais e ainda deixa um folga de caixa para uma eventualidade. Não adianta o condomínio gastar mensalmente 20 mil e ter uma receita de 21 mil, bastará alguns condôminos inadimplentes, um excesso de água ou algumas telhas quebradas no temporal para a conta entrar no vermelho. No nosso condomínio sempre temos uma sobra de caixa mensal.

Posso comprar um imóvel de um vendedor que está na divida ativa?

Já respondida na pergunta anterior. É possível desde que o CPF não esteja irregular. Um sinal pode ser pago para que se quite a divida e não corra risco de ter o imóvel penhorado. em se tratando de permuta sem penhora do bem permutado, aquele que entrar na propriedade do devedor poderá ser penhorado posteriormente. Tudo depende de análise do tipo de divida, valor, valor de mercado das permutas, risco de evicção enfim, um profissional qualificado deve analisar a situação

Consigo colocar os valores de documentação junto com o financiamento do banco?

Sim, você pode incluir estas despesas no teu financiamento, mas não é como você pensa. Você solicita incluir as despesas que irá pagar do seu bolso, o banco soma ao valor financiado e depois de tudo pronto e contrato registrado devolvido ao banco ele te reeembolsa o que você gastou. Não vale a pena. É usada apenas nos casos em que você não tem dinheiro, solicita emprestado a algum parente e necessita devolver rapidamente. O valor gasto sofrerá todos os acrescimos do contrato. Sinceramente nem sei se ainda tem banco fazendo esta operação. Atualmente tem bancos que fazem um empréstimo separado para que você pague as despesas.

A construtora é obrigada a entregar o imóvel com hipoteca baixada?

Depende, se está quitado o imóvel sim, se você financiará com o banco sim, se você financiou direto com o construtor ela permanece até a quitação.

Se eu comprar um imóvel de um vendedor que não transferiu para ele ainda?

Depende. Se o imóvel que esta comprando já tem o habite-se, sim é obrigado fazer toda a documentação em nome de quem esta te vendendo para poder passar para o teu nome e já digo que a maioria não sabe disso. Se ainda está sem habite-se, na planta ou construção em andamento pode ser feita uma cessão de direitos para você via construtor que irá cobrar uma taxa pela cessão porque a documentação será modificada no registro na matricula do terreno. O vendedor pagará ITBI das parcelas que já quitou e você pagará proprocional ao saldo deedor que será trasnferido para você.  

Quem emite e assina a certidão CND de condomínio?

Se o condominio tem uma administradora esta emite a certidão e o síndico assina. Se não houver administradora, o síndico emite e assina. Sempre acompanhada da Ata da assembléia que ele geu o síndico.

Envie uma mensagem para Maria Ângela Camini

1192 maria-angela-camini