Maria Ângela Camini

Maria Ângela Camini

8.002 Respostas

Agradecimentos: 460.714 pessoas curtiram suas respostas

Melhores respostas: 1347 (17%)

Participante desde: 09/2019

Site: www.saberimobiliario.com.br

SOBRE O RESPONDEDOR:

Maria Ângela Camini é Corretora de Imóveis está entre os TOP 10 corretores(as) sendo uma das maiores autoridades do portal com amplo conhecimento em diversas áreas como: Locação. Negociação. Imóveis. Jurídico Imobiliário. Documentação, entre outras. Possuindo um total de 4 artigos publicados e mais 7.966 respostas em nosso fórum. Está no mercado imobiliário desde 2005 atuando principalmente nos bairros Zona Leste e Centro,

Qual a diferença entre varanda Gourmet e varanda Grill?

É simplesmente a mesma coisa. Um espaço para cozinhar integrado ou não ao living. No gourmet costuma ter churrasqueira, pia, cooktop dando impressão de ser uma segunda cozinha. O Grill é mais simples.

Qual a melhor reforma para fazer em um apartamento para locação?

A melhor reforma é aquela que irá agregar preço ao contrato. Quanto mais moderno o imóvel maior o valor então uma pesquisa se faz necessário para saber o que esta em alta na região. 

Quanto tempo em média vou demorar para vender meu apartamento?

Essa questão de tempo é relativa. Vila Marian é uma boa localização, mas depende de outros fatores como preço dentro do mercado, quantidade de sol e luz natural no imóvel, estado de conservação, facilidade de pagamento entre outros.

De quem é a responsabilidade de tirar o inquilino?

Perante a lei a obrigação é do comprador que deve conceder 90 dias para desocupação após a aquisição do imóvel quando o contrato estiver com o prazo vigente. No prazo indeterminado acima de 30 meses pode ser o locador atual com desocupação em 30 dias ou o comprador concedendo 90 dias. Nessa situação as partes devem acordar. É comum o comprador exigir que o imóvel estava vazio até a assinatura do contrato.

Quando vale a pena alugar um apartamento ao invês de comprar?

Essa conta é a analise do teu perfil sócio econômico.

Quais a formas de pagamento que existem hoje para comprar um imóvel?

Á vista, a prazo direto com o vendedor com garantia de alienação fiduciária, parcelado direto com o vendedor com clausula resolutiva no contrato de compra e venda sendo que é muito difícil você achar um pessoa que aceite parcelar direto com você entregando a posse do imóvel.

Posso financiar uma parte do imóvel com o banco e outra com o dono do imóvel?

Você quer dizer, pegar um valor X com o banco e parcelar com o vendedor um valor Y. Sim é possivel porque para o banco que irá financiar a tua compra vai constar no contrato pagamento de valor restante com recursos próprios parcelado. O problema nesta situação é que como a escritura será passada para o nome do comprador por força do financiamento bancário, o vendedor terá que parcelar o restante com você correndo todos os riscos de você não pagar e se você não pagar ele pode penhorar o imóvel só que esta penhora só poderá ser executada depois que o financiamento for quitado e o imóvel liberado do gravame de alienação fiduciária pois esta tem preferência na garantia. Sinceramente, nenhum vendedor corre este risco, mas tem maluco que aceita.

Locação com rentabilidade de 0,6% é um bom investimento

É uma boa rentabilidade dependendo do imóvel, da localização, da velocidade de locação. Há outros fatores a sere analisado.

Preciso pagar a comissão da locação se ainda não recebi o valor do aluguel?

Se a comissão de intermediação é o primeiro aluguel, deverá ser acordado que a imobiliária receba quando for pago, esta é a praxe de mercado. Aqui no RS não é comum este tipo de exigência. É preciso saber o que você acordou com a imobiliária em contrato. 

Quanto vou gastar com a documentação do imóvel que quero comprar?

Em torno de 5% do valor que venal do imóvel ou o negociado, o que for maior.

Qual a diferença de valor entre os andares?

É variável hoje em dia porque temos opções que antigamente não tínhamos. A variação entre um apartamento no primeiro andar e no décimo pode chegar a 50%. Por outro lado se esse apartamento do 1º andar tfor com acabamentos de luxo, área com varanda e metragem maior que o do 10º andar, sem varanda com acabamentos comuns a situação pode se reverter. O antigo apt térreo hoje virou garden e em alguns empreendimentos este apt pode ser mais caro que os dos andares superiores. Há todo um cálculo feito pelo construtor.

O valor do m² da cobertura é igual dos apartamentos comuns?

Não, a cobertura por utilizar o último pavimento tem em geral metragem maior que dos outros apartamentos salvo se no prédio for um apartamento por andar em que pode haver a mesma área.

Quem deve pagar os impostos referente a venda de um imóvel?

ITBI é do comprador, já laudêmio em caso de imóvel foreiro ou ganho de capital na venda é despesa do vendedor bem como IPTU e condomínio até a entrega das chaves.

Qual a diferença entre eu colocar o meu imóvel a venda com um corretor ou com uma imobiliária?

A comissão pode ser a mesma ou não cada profissional tem seus honorários e quanto a venda mais rápido é relativo. A imobiliária tem mais visibilidade, mas se não der exclusividade seu imóvel entra no banco de dados e lá fica até aparecer um interessado. O fato de colocar em várias imobiliárias não vai vender mais rápido. O que vende rápido é preço, forma de pagamento, localização e excelente estado do imóvel. A imobiliária ainda leva vantagem sobre o Corretor autônomo.

Emissão de Certidão de Protesto 10 Cartórios

05 anos é suficiente, não tem porque pagar mais caro uma certidão que já não é barata.

Dá pra financiar 100% de um imóvel?

Sim, no minha casa minha vida para baixa renda, o governo quita 90% do imóvel e o banco financia os outros 10%. No restante não existe financiamento bancario de 100%. As pessoas confundem a publicidade "até 100%" a meu ver enganosa pois muitos sites comentam como se existisse. Já houve esta oferta no passado mas era para imóveis usados muito baratos e a renda do proponente era mais alta visto o risco do negócio.

Em qual momento se paga a comissão ao corretor?

Na assinatura do contrato salvo se acordado em contrario. Eu não trabalho sem o pagamento na assinatura do contrato, mas acompanho a venda até o registro na matricula e transmissão do cadastro imobiliário para o nome do adquirente e tenho por costume fazer contato após algum tempo.

Qual o prazo para uma construtora baixar uma hipoteca?

Depende, se é hipoteca da construtora para financiamento da obra onde os imóveis foram dados em garantia em no máximo 15 dias após aquisição edtará baixada. Se for financiamento da compra da unidade por pessoa fisica é quem comprou que faz a baixa, o construtor somente fornece o Termo de quitação

Quando eu alugo um imóvel quem paga o condominio e IPTU?

Paga o IPTU e condomínio quem o contrato indicar, em geral é o locatário que arca com estes custos, lembrando que o condominio somente pode ser cobrado a cota condiminial relativa a despesas mensais de manutenção. Despesas extra e fundos de reserva são obrigatoriamente pagos pelo locador salvo se for fundo de reserva para pagar 13º e férias bem como demissão de funcionários.

Envie uma mensagem para Maria Ângela Camini

1192 maria-angela-camini