Pergunta
Diz que desde que as partes combinem e concordem e poderá ser feito um aditivo informando a mudança.
há 1 mês
1Walter José Gomes Maciel

Joao.
Perguntador
há 1 mês
Pode o locador aumentar um aluguel em mais de 100 % de maneira unilateral?
Tenho um contrato verbal de locaçao com a mae do meu primeiro filho , tudo ocorria bem ate o mesmo ser agredido e vir morar comigo , ganhei a guarda dele e hoje sua mae se encontra foragida por nao pagar pensao. nunca parei de pagar o aluguel , e foi surpriendido por uma acao de despejo contendo notificacoes de um aumento no aluguel de 100 % que nunca recebi. pode o locador aumentar um aluguel em mais de 100 % de maneira unilateral ? pode despejo de proprio filho sem estando foragida ?
Respostas (3)

Walter José Gomes Maciel
Corretor de imóveis
Respostas: 829
há 1 mês
Diz que desde que as partes combinem e concordem e poderá ser feito um aditivo informando a mudança.

Rubem De Rezende
Corretor de imóveis
Respostas: 103
há 1 mês
O locador não pode aumentar o aluguel em mais de 100% de forma unilateral. O reajuste deve seguir o índice previsto no contrato. Após o fim do contrato, o locador pode propor um novo valor, mas o inquilino tem o direito de negociar ou sair do imóvel. Se o aumento for abusivo, o inquilino pode contestar na Justiça ou buscar ajuda no Procon.

Cristalina / Lunar
Corretor de imóveis
Respostas: 848
há 1 mês
Não, o locador não pode aumentar o aluguel de maneira unilateral e desproporcional durante a vigência do contrato. O reajuste só pode ocorrer anualmente, conforme previsto no contrato e geralmente segue um índice de correção, como o IGPM ou o IPCA, aumento acima desse índice só pode ser feito com o consentimento do inquilino. Se considerar o aumento abusivo, pode acionar a justiça para um reajuste equilibrado.