Maria Ângela Camini

8.002 Respostas
Agradecimentos: 460.714 pessoas curtiram suas respostas
Melhores respostas: 1342 (17%)
Participante desde: 09/2019
Maria Ângela Camini é Corretora de Imóveis está entre os TOP 10 corretores(as) sendo uma das maiores autoridades do portal com amplo conhecimento em diversas áreas como: Locação. Negociação. Imóveis. Jurídico Imobiliário. Documentação, entre outras. Possuindo um total de 4 artigos publicados e mais 7.966 respostas em nosso fórum. Está no mercado imobiliário desde 2005 atuando principalmente nos bairros Zona Leste e Centro,
Quem gera o boleto de ITBI?
Quem gera a guia de pagamento é a secretaría da Fazendo municipal. Na comrpa e venda direta você pode solicitar a guia via site ou pessoalmente quando o site não disponibilizar. Há casos em que os CArtórios que fazem a escritura emitem para você bem como construtoras e imobiliárias.
Na compra de um imóvel eu devo emitir as certidões do proprietário atual e do antigo proprietário?
Olá, depende da análise da matricula imobiliária. Se o proprietárioe stá há muito tempo com o imóvel são as certidçoes dele e do cônjuge. Se estiver há pouco tempo na propriedade e o imóvel foi recebido em doação de parentes, principalmente os pais, avós, recomenda-se solicitar as certidões de todos para evitar fraude a credores. Uma rapida pesquisa no site dos tribunais em nome das partes já ajuda a saber mais sobre a doação.
Não existe apartamento face Leste ou Oeste?
Existe, mas o mais pedido é norte e o menos pedido é o sul.
Qual o valor da comissão que o corretor recebe se ele alugar meu imóvel?
Depende, se eu for anunciar teu imóvel, negociar com os pretendentes, verificar idoneidade, fazer contrato etc eu vou te cobrar o primeiro aluguel integral. Nada impede negociação, mas em geral é sempre o primeiro aluguel ou 50%
Qualquer pessoa pode emitir a matrícula de um imóvel?
Sim, desde que você tenha o número da matrícula ou o nome do proprietário ou o endereço completo e pessoalmente solicitar a busca nos livros. Alguns cartório dizem que não fazem a busca por endereço, mera preguiça porque existe o livro próprio onde é inserido o endereço do imóvel completo.
Entrada é paga junto do financiamento do imóvel?
Não, o ideal é até 20% de entrada na assinatura do contrato e o restante na liberação do financiamentos. Se vai pagar tudo junto é a vista e nesse caso entrega das chaves somente quando o valor todo cair na tua conta.
O que é minuta de contrato de locação?
E um modelo do contrato que será assinado que permite as partes alterar qualquer clausula, inserir, retirar até que anegociação esteja encerrada e se chegue ao documento final para ser assinado. Na locação residencial em geral não se consegue fazer grandes modificações, o contrato acaba sendo imposto pelo lcoador e se negocia preço e prazo.
Prazo do contrato de corretagem com exclusividade?
90 dias renováveis automaticamente por mais 90 dias ou o acordado por escrito.
Sem o ITBI pago eu consigo fazer a escritura?
A lei nem sempre é cumprida, alguns municipios exigem o pagamento após a escritura assinada, em algumas situações ao mesmo tempo e em outras após a assinatura da escritura. Para registrar a escritura seja particular ou pública é obrigatorio que o imposto esteja quitado.
Quais os itens de lazer essenciais para tornar um apartamento vendável?
Tudo isso depende do perfil dos clientes. Quem tem cachorro vai querer espaço pet, quem tem criança vai querer espaço aberto e fechado e quem não tem filhos vai querer uma infra menor. Todo o imóvel é vendável. Depende da região que você mora entre outros fatores.
Quais as vantagens de comprar um apartamento no lançamento?
Apenas preço e tempo para se planejar e dependendo do valor que você tiver para dar de entrada nem o preço é vantagem visto que o INCC impacta todos os pagamentos feitos. É ótimo para investidores que pagam a vista e vendem quando pronto e para quem não consegue financiamento com banco.
QUAL MELHOR TAMANHO DE APARTAMENTO PARA INVESTIR?
Sim, apartamento perto de universidades.
O que significa a expressão apartamento Face Norte?
a face norte é a que recebe o sol da manhã até o inicio da tarde ou seja, no inverno o imóvel é quente e no verão nem tanto. O fato de ser de frente para a rua não significa ser face norte, o meu por exemplo é de frente para a rua e a face é leste(nascer do sol). O que deves fazer é informar ao Corretor que deseja imóvel de frente e os horários que você esta em casa para ele procurar o com melhor sol.
Qualquer pessoa pode emitir a matrícula de um imóvel?
Sim e não precisa ir ao Cartório. Com o número da matricula ou nome e CPF da pessoa você consegue via internet. Pessoalmente podes fazer também a busca pelo endereço do imóvel. Muitos cartórios já não fazem a busca desta forma e assi preisas pedir a matricula atualizada informando seu número.
Financiar imóvel usado tem taxa mais cara que imóvel novo?
A taxa de juros não é vinculada ao imóvel e sim ao perfil do cliente tomador do financiamento
Em que momento eu devo pagar a comissão do corretor?
O negocio se concretiza com a assinatura do contrato particular com o pagamento do sinal. Escritura e registro é ato formal de transferência da propriedade. O corretor tem o direito de receber a comissão no pagamento do sinal e até por isso este sinal sempre abrange a comissão e um percentual para o proprietário.
Posso fazer a transferência de um imóvel em qualquer cartório?
Não, você deve fazer o registro no cartório de imóveis da circunscrição deste imóvel, isto é, no RGI (cartório de registro de imóveis)do zoneamento do mesmo. Como você sabe onde fica? Pelo endereço do imóvel. Qualquer cartório te informa no site.
É OBRIGATÓRIO TER UMA IMOBILIÁRIA PARA ALUGAR MEU APARATAMENTO?
Não é obrigatorio, mas recomendável se você não tem o menor conhecimento de legislação e prática nas locações imobiliárias. A grande maioria dos locadores que me procuram são sempre pessoas que "acham" que o profissional é dispensável e que basta um contratinho de internet e se quer tem conhecimento das obrigações do lcoador frente a lei. Se você tiver um contrato bem feito com uma vistoria minuciosa e orientação adequada siga em frente.
É o corretor quem colhe as assinaturas e recohece firma?
O Corretor acompanha, mas a obrigação é das partes e hoje em dia se pode fazer tudo eletrônico.
O corretor assina o contrato de compra e venda também?
Não, assinam as partes comprador, vendedor e testemunhas. nos meus contratos consta que a venda foi intermediada por mim e meus dados em clausulas especifica e quem me paga a comissão.
Envie uma mensagem para Maria Ângela Camini