Luiz Carlos da Silva Oliveira

367 Respostas
Agradecimentos: 954 pessoas curtiram suas respostas
Melhores respostas: 25 (7%)
Participante desde: 01/2023
Luiz Carlos da Silva Oliveira é Diretor de Vendas com formação em Gestão em negócios imobiliários - universidade estácio de sá e Despachante documentalista - universidade uniasselvi, está entre os TOP 10 corretores(as) possuindo conhecimento em diversas áreas como: Negociação. Imóveis. Financiamento. Condomínio. Documentação, entre outras. Possuindo um total de 1356 artigos publicados e mais 382 respostas em nosso fórum. Está no mercado imobiliário desde 2016 atuando principalmente nos bairros Botafogo, Barra Da Tijuca, Recreio, Copacabana e Ipanema, e já trabalhou em empresas como: Rjz Cyrela, Cury, Mrv, Tenda, Dimensional, Rossi, Privilégio Imóveis e Patrimóvel.
Eles fazem outras analise de crédito antes de assinar o contrato ?
Sim, é possível que uma nova análise de crédito seja feita antes da assinatura do contrato, especialmente para verificar se as condições financeiras do cliente permanecem as mesmas.
Quem já está em processo com a caixa ,. mais ainda não assinou o contrato vai pegar a nova regra do dia 19 ?
Se você já está em processo com a Caixa, mais ainda não assinou o contrato, é provável que a nova regra de financiamento que entra em vigor no dia 19 possa ser aplicada ao seu caso. Normalmente, as novas regras são aplicadas a contratos assinados após a data da vigência das mudanças, independentemente de quando o processo foi iniciado. É importante confirmar diretamente com a Caixa para obter informações especificas sobre o seu contrato.
Quantos dias tenho pra desocupar o imóvel depois que o proprietário pede imóvel?
O prazo para desocupar o imóvel após o pedido do proprietário é geralmente de 30 dias, contados a partir da notificação. Nesse período, o inquilino deve continuar pagando o aluguel e cumprir as obrigações contratuais.
O valor da documentação final e sobre o valor de venda ou sobre o valor da avaliação do engenheiro ?
O valor da documentação final geralmente é calculado com base no valor de avaliação do engenheiro, que é o valor utilizado pela instituição financeiro para fins de financiamento e registro. Portanto, mesmo que o imóvel esteja sendo vendido por R$105 mil, a documentação será baseada no valor de R$126 mil, que é a avaliação oficial.
Qual o nome do dono da residencia na R. Joaquim Nabuco n°1441
Infelizmente, não posso fornecer o nome do proprietário de um imóvel específico, pois isso envolve informações pessoais protegidas por leis de privacidade (LGPD). Para obter essa informação de maneira legal, você pode realizar uma consulta no Cartório de Registro de Imóveis da sua cidade, utilizando o endereço do imóvel. Outra alternativa é consultar a prefeitura local ou verificar junto ao cadastro imobiliário, que pode fornecer o nome do proprietário mediante pagamento de uma taxa e justificativa adequado.
Teria algum problema com meu financiamento se meu nome sujar antes de concluir o processo do registro?
OlÁ por sua pergunta. Sim, ter o nome "sujo" (ou seja, estar com restrições de crédito, como uma negativação no SPC ou SERASA) pode afetar negativamente o processo de financiamento imobiliário, especialmente se isso ocorrer antes de concluir o registro do imóvel. COMO O NOME "SUJO" AFETA O FINANCIAMENTO IMOBILIÁRIO? 1. Avaliação de Crédito: Quando você solicita um financiamento, o banco faz uma análise detalhada do seu histórico de crédito para avaliar o risco de inadimplência. Se seu nome ficar sujo antes da conclusão do processo de financiamento, isso pode resultar em: Rejeição do Financiamento: O banco pode decidir negar o financiamento devido ao risco percebido de inadimplência. Alteração das condições: Em alguns casos, o banco pode alterar as condições do financiamento, como aumentar a taxa de juros, exigir um valor maior de entrada ou pedir garantia adicionais. 2. Processo de Registro do Imóvel: O processo de registro é uma etapa critica para formalizar a transferência de propriedade e garantir que o imóvel esteja efetivamente em seu nome. Se o financiamento for comprometido devido ao nome sujo, você pode enfrentar dificuldades para concluir essa etapa, o que pode resultar em: Perda do Imóvel: Se o financiamento for cancelado ou alterado de maneira que você não possa continuar com a compra pode haver a perda do imóvel. Problemas Legais: Dependendo do contrato de compra e venda, você pode enfrentar penalidades ou até processos legais se não conseguir cumprir os termos acordados. O QUE FAZER? Negociar Dividas: Se você perceber que seu nome pode ser negativado, tente negociar as dívidas imediatamente para evitar que isso impacte o financiamento. Comunicar ao Banco: Se o problema já ocorreu, comunique-se com o banco para ver se há uma solução. Algumas instituições podem oferecer alternativas para manter o financiamento em andamento, dependendo do seu relacionamento com o banco e da gravidade da situação. É fundamental agir rapidamente e buscar soluções para evitar que o financiamento seja prejudicado.
Aluguei um espaço para festa e paguei o valor adiantado e agora com 8 dias de festa eu desisti de usar o espaço. Queria saber se tenho direito a reembolso?
O direito ao reembolso depende do que foi estipulado no contrato. Se o contrato prevê uma política de cancelamento, como retenção parcial ou total do valor em caso de desistência próxima à data do evento, a retenção pode ser válida. No entanto, se o contrato não menciona essas condições ou se não foi formalizado, você pode solicitar o reembolso, especialmente se o locador conseguir alugar o espaço para outra pessoa na mesma data. Tente negociar amigavelmente explicando a situação. Caso não tenha sucesso, você pode buscar orientação jurídica para avaliar se é possível reaver parte ou a totalidade do valor pago.
não quero mais o imóvel nem o financiamento , posso devolver
A devolução de um imóvel financiado é um processo complexo que envolve aspectos legais e financeiros importantes. Primeiro, é necessário verificar o contrato de compra e venda, que pode conter cláusulas sobre rescisão e multas. TambÉm é preciso revisar o contrato de financiamento, pois o banco pode exigir o pagamento de multas e outras taxas. A legislação brasileira prevê que, em casos de devolução de imóveis na planta, o comprador pode reaver parte do valor pago, descontando-se uma multa significativa. A negociação com a construtora ou proprietário pode ser uma alternativa, e a assessoria jurídica é recomendada para garantir que seus direitos sejam respeitados. AlÉm disso, a devolução pode impactar negativamente o crédito, dificultando futuros financiamentos. Antes de decidir, considere outras opções, como renegociar o financiamento ou vender o imóvel para terceiros.
gostaria de saber qual o meu score para financiamento ?
Caro amigo(a). Para saber seu escore de crédito, que é essencial para a aprovação de financiamentos, você pode consultar plataformas como Serasa, Boa Vista ou SPC. O score varia de 0 a 1000, e uma pontuação alta aumenta suas chances de obter melhores condições de financiamento. Acesse o site ou APP dessas instituições, faça seu cadastro e consulte gratuitamente sua pontuação. Se precisar de ajuda ou mais informações, sempre procure a orientação de um corretor credenciado no CRECI, um advogado com especialização em direito imobiliário ou um consultor financeiro da instituição em que busca o financiamento.
Ao devolver a caução a imobiliária pode descontar 22 , 5 % de IR?
Caro amigo(a)! A devolução da caução pela imobiliária não deve ter desconto de 22, 5% de imposto de renda (IR). A caução é uma garantia e, quando devolvida, não configura renda, logo, não é tributável. Descontos só podem ocorrer para cobrir danos no imóvel ou despesas pendentes, conforme o contrato. Se houver descontos de (IR), recomendo que solicite esclarecimentos formais à imobiliária ou consulte um advogado para garantir seus direitos.
O contrato pode ser anulado ja que houve erro de contrato com as datas?
Sim, o contrato de locação pode ser anulado, mais isso depende de circunstancias específicas. A anulação pode ocorrer se forem identificados vícios no contrato, como falta de clareza, ilegalidades, ou ausência de assinatura das partes envolvidas. TambÉm pode ser anulado se houver descumprimento das cláusulas contratuais por uma das partes. Pela sua pergunta, posso notar que não houve nenhum vício no contrato, o que houve foi algo de natureza pessoal que não tem a ver com as cláusulas do contrato, o que certamente não permitirá a quebra de contrato por esse motivo. Para solicitar a anulação, é essencial consultar um advogado especializado em direito imobiliário, que poderá avaliar o contrato e orientar sobre os próximos passos.
Posso pedir qualquer momento ou tenho que esperar o contrato vencer ? No caso de eu vender o imóvel , qual o procedimento ?
Caro pode pedir o imóvel de volta antes do vencimento do contrato apenas em casos específicos, como para uso próprio, de familiares, ou por descumprimento contratual por parte do locatário, mediante notificação prévia. Se for vender o imóvel, o inquilino tem direito de preferência na compra. É necessário notificá-lo formalmente com as condições de venda que será ofertada para terceiros, dando-lhe um prazo para para que manifeste o interesse ou não pela compra do imóvel. Se ele não se interessar pela compra, a venda poderá prosseguir, mais o contrato de locação terá que ser respeitado pelo novo proprietário.
Pra passar esse documento em meu nome é possível eu estando na cidade de SP e o terreno esta na Bahia?
Caro amigo(a)! Sim, é possível transferir o documento de compra e venda para o seu nome, mesmo você estando em São Paulo e o terreno localizado e registrado na Bahia. O processo exige a lavratura de uma escritura pública de cessão de direitos no cartório de notas, que pode ser feita por procuração, autorizando alguém na Bahia a representá-lo. ApÓs a escritura, o próximo passo é registrar o imóvel em seu nome no cartório de registro de imóveis (RGI) da Bahia. Recomendo contar com um advogado ou despachante para facilitar o processo.
Dei uma demão de tinta no imóvel que eu sai, mas ficou manchado porque a vistoria passou a cor errada. Sou obrigado agora a comprar mais tinta e pagar mais pintor para concertar o erro deles?
Caro não é obrigado a arcar com os custos adicionais de tinta e mão de obra para corrigir um erro causado pela imobiliária, corretor, ou proprietário. Se a vistoria indicou uma cor errada, a responsabilidade pelo erro é da imobiliária, do corretor ou proprietário. Recomendo que você entre em contato com eles, explique a situação e solicite que cubram os custos da correção. Caso enfrentem resistência, pode ser útil formalizar a reclamação e, se necessário, buscar orientação jurídica para garantir seus direitos.
O financiamento pode ser bloqueado pelo vendedor ter restrição no cpf ?
Caro amigo(a)! A restrição no seu CPF não impede diretamente o financiamento imobiliário do comprador. O financiamento é avaliado com base no crédito e na capacidade de pagamento do comprador, não do vendedor. Sua restrição pode afetar outros aspectos da transação, como a liberação do valor da venda, mais não bloqueia o financiamento. Recomendo regularizar a situação e consultar o banco para esclarecer qualquer impacto potencial na venda.
Faz 5 anos que financiei minha casa pelo plano MCMV, hoje quero quitar a divida, consigo desconto na quitação?
Caro amigo(a)! Sim, é possível conseguir um desconto na quitação antecipada do seu financiamento, especialmente em contratos do programa Minha Casa Minha Vida. Os bancos geralmente oferecem descontos nos juros e encargos futuros ao antecipar o pagamento total da dívida. A diferença no valor que você mencionou (R$112. 300, 00) provavelmente se deve a juros acumulados ou taxas administrativas. Recomendo que você entre em contato diretamente com a instituição financeira responsável pelo seu financiamento e solicite uma simulação de quitação, destacando que deseja aproveitar qualquer desconto disponível para pagamento antecipado. Negocie para obter as melhores condições possíveis.
Imediatamente eu tenho que ir no cartório assinar o documento de compra e venda? Eu tenho que pagar alguma taxa se for de mais ou menos quanto seria?
OlÁ! Essa é uma pergunta complexa, no seu caso específico eu recomendaria que procurasse um corretor credenciado ao CRECI em pleno gozo de seus direitos. Lembre-se sempre de consultar a regularidade do corretor junto ao órgão. Converse com o corretor explicando tudo o que pretende fazer e como gostaria que fosse feito, dessa forma o corretor poderá traçar a melhor estratégia para você, sem que tenha problemas na hora transação e não tenha um gasto além daqueles que realmente terá que gastar com as taxas cartoriais. Lembre-se, nesse caso especifico, é muito importante que essa negociação seja feita de forma segura para que não corra riscos desnecessários.
Acabei assumindo uma divida de mais de 40 mil do imóvel que moro hoje, o que devo fazer nessa situação?
OlÁ amigo(a)! Essa situação é extremamente grave e envolve questões legais sérias. Aqui estão os passos que você deve considerar: 1. Documentação e Provas: Reúna todos os documentos e provas possíveis, como contas de energia, recibos de pagamento, mensagens trocadas com a proprietária e qualquer comunicação com a concessionária de energia. Isso é fundamental para comprovar sua boa fé e os pagamentos que você já fez. 2. Notificação Formal a Proprietária: Envie uma notificação formal a proprietária, preferencialmente por escrito e com comprovação de recebimento, exigindo que ela assuma a responsabilidade pela dívida de energia e reembolse os valores que você já pagou. A dívida acumulada antes da sua entrada no imóvel não é de sua responsabilidade. 3. Consulta Jurídica: Procure imediatamente um advogado especializado em direito imobiliário ou do consumidor. Ele poderá orientá-lo(a) sobre como proceder para responsabilizar a proprietária pela dívida e, possívelmente rescindir o contrato de locação sem penalidades, além de buscar a restituição pelos valores pagos. 4. Ação Judicial: Dependendo da resposta da proprietária, pode ser necessário ingressar com uma ação judicial para resolver a situação, buscar a devolução dos valores pagos e evitar novos cortes de energia. 5. Proteção Contra Novos Cortes: Com a orientação de seu advogado, você pode entrar com uma medida cautelar para impedir novos cortes de energia enquanto a situação não é resolvida judicialmente. Essa situação pode causar sérios prejuízos financeiros e emocionais, por isso é importante agir rapidamente e com suporte jurídico adequado. Espero ter contribuído e esclarecido sua dúvida.
Caso o engenheiro da caixa, durante a vistoria considere o valor que o imóvel realmente vale (valor mais alto) ainda assim só conseguirei o financiamento com base no menor valor (que é o de compra e venda)?
Sim, mesmo que o engenheiro da Caixa avalie o imóvel por um valor mais alto, o financiamento será limitado pelo menor valor entre o de avaliação do banco e o de compra e venda. Nesse caso, como o proprietário está vendendo o imóvel por R$ 100 mil abaixo do valor de mercado, o financiamento será baseado nesse valor menor. A Caixa sempre considera o menor valor para garantir que o empréstimo não exceda o preço de venda acordado, visando minimizar riscos. Portanto, o montante financiado será calculado sobre os R$ 100 mil inferiores, independentemente da avaliação mais alta.
qual significado de partilha ?
OlÁ por sua pergunta. A partilha de bens é o processo jurídico pelo qual o patrimônio acumulado por um ou mais pessoas é dividido entre herdeiros ou entre as partes envolvidas, geralmente após o divórcio ou falecimento. Esse processo visa distribuir de forma justa e equitativa os bens, conforme as leis vigentes e/ou os termos acordados previamente. Contextos Comuns de Partilha de Bens: 1. Divórcio: Quando um casal decide se divorciar, a partilha de bens consiste em dividir o patrimônio adquirido durante o casamento, respeitando o regime de bens escolhido (comunhão parcial, comunhão universal, separação de bens, entre outros). A divisão pode incluir imóveis, veículos, dinheiro em contas bancárias, investimentos entre outros. 2. Sucessão (Herdeiros): Quando uma pessoa falece, a partilha de bens ocorre entre os herdeiros, conforme as regras do direito sucessório. A herança é composta pelos bens, direitos e obrigações deixados pelo falecido. A partilha pode ser feita de acordo com um testamento, se houver, ou conforme as normas legais na ausência de um testamento. Procedimento de Amigável: Pode ser realizado de forma consensual entre as partes, muitas vezes com o auxilio de advogados, resultando em um acordo formalizado judicialmente em cartório. Judicial: Quando não há acordo entre as partes, a partilha é decidida por um juiz, que determinará como os bens serão distribuídos. A partilha de bens tem como objetivo garantir que os direitos de todas as partes envolvidas sejam respeitados, seguindo as normas judiciais aplicáveis a cada caso específico.
Envie uma mensagem para LUIZ CARLOS DA SILVA OLIVEIRA