Douglas Silva
1.277 Respostas
Agradecimentos: 3.811 pessoas curtiram suas respostas
Melhores respostas: 74 (6%)
Participante desde: 03/2023
Douglas Silva é Corretor e Avaliador de Imóveis com formação em Ciências contábeis, está entre os TOP 60 corretores(as) com domínio em diversas áreas como: Jurídico Imobiliário. Negociação. Imóveis. Financiamento. Condomínio, entre outras. Possuindo um total de 7 artigos publicados e mais 1.277 respostas em nosso fórum. Está no mercado imobiliário desde 2015 atuando principalmente nos bairros Carapicuíba, Osasco, Barueri e São Paulo, e já trabalhou em empresas como: Tegra, Gafisa, Dubai, Perfil, Direções, Vemplan e Lopes.
Imóvel com dívida de IPTU pode ser vendido?
Com base em informações gerais, um imóvel com dívida de IPTU pode ser vendido, mas é importante considerar alguns aspectos legais e práticos. Responsabilidade pelo pagamento. Fraude na alienação. Registro da venda.
Como saber se o imóvel tem matrícula?
Para saber se um imóvel tem matrícula, é necessário verificar no Cartório de Registro de Imóveis correspondente.
Como fazer um contrato de repasse de imóvel?
Um contrato de repasse de imóvel é um documento que formaliza a transferência de direitos e obrigações de um móvel entre as partes envolvidas. Identificação das partes. Descrição do imóvel. Condições do repasse e Cláusulas específicas.
Tamanho apartamento MRV?
Os tamanhos dos apartamentos da construtora podem variar dependendo do empreendimento, alguns têm áreas entre 36m² e 59m², enquanto outros podem chegar a 55m².
Compra de imóvel com móveis: é obrigatória a separação dos valores no contrato?
É recomendável que os valores sejam especificados separadamente no contrato. Isso ajuda a evitar problemas relacionados a custos de escrituras, registro e ITBI, que são calculados com base no valor do imóvel. MÓveis usados não necessitam de nota fiscal entre pessoas físicas, mas é prudente detalhar os preços para maior transparência.
Acordo extrajudicial para entrega de imóvel?
De forma geral, um acordo extrajudicial para entrega de imóvel é um documento formalizado entre as partes envolvidas, sem a necessidade de intervenção judicial.
Qual a diferença do IPCA e IGPM?
O IPCA e o IGPM são ambos índices que medem a inflação no Brasil, mas têm diferenças o IPCA e calculado pelo IBGE, com o objetivo de medir a variação de preços de uma cesta de produtos e serviços consumidos pelas famílias com renda de 1 a 40 salários mínimos. O IGPM e calculado pela FGV, com objetivo de medir a variação de preços em diferentes estágios da produção, incluindo matérias-primas, bens intermediários e produtos finais. Muito utilizado para reajustar contratos de aluguel e tarifas de serviços públicos.
Meu contrato são de 30% e já se passaram, ainda vou ter direito aos 90 dias?
O contrato de experiência não é baseado em porcentagem, mas sim em duração de tempo. De acordo com a CLT, o contrato de experiência pode durar até 90 dias, Esse período é contabilizado em dias corridos, não em meses.
Tem como meu irmão saber as informações do meu processo de inventário?
O inventário é um procedimento que visa identificar, avaliar e partilhar os bens, direitos e obrigações deixados por alguém que faleceu, é necessário seguir um processo formal, que inclui a identificação dos herdeiros, avaliação dos bens e definição das quotas de cada um na herança.
ITBI são taxas direto para construtora?
ITBI é um tributo municipal que incide sobre todas as operações de compra e venda de imóveis. Deve ser pago pelo comprador e é calculado com base no valor venal do imóvel.
Posso fazer o registro do imóvel sem fazer escritura?
O registro de um imóvel é essencial para garantir a transferência legal da propriedade. Embora a escritura pública seja o documento mais comum para formalizar a compra e venda, existem alternativas quando o imóvel não possui escritura. Contrato de gaveta, se o imóvel não tem escritura, pode utilizar um contrato particular para garantir direitos legais entre as partes envolvidas. Adjudicação compulsória ou Usucapião extrajudicial.
Quero saber o que eu preciso para entrar para o ramo imobiliário?
Precisa ter formação profissional invista em cursos de formação. Estágios em imobiliárias ou construtoras e Obtenção do diploma por meio de cursos técnicos ou graduação.
parei de pagar o financiamento do imóvel
De acordo com a legislação, se você atrasar três parcelas do financiamento imobiliário, a instituição financeira poderá tomar o imóvel. É importante entrar em contato com o banco que aprovou o seu crédito para negociar a dívida o quanto antes.
Posso desmembrar um lote financiado pela caixa? O mesmo se encontra ainda em débito
O desmembramento de um lote financiado pela Caixa não é possível enquanto o imóvel estiver em débito. Para realizar o desmembramento, será necessário quitar o débito primeiro.
A imobiliária pode me cobrar por reparos em pontos que já estavam estragados antes de me mudar?
De acordo com a Lei do Inquilinato, o locatário tem o direito de exigir a realização de reparos necessários para que o imóvel esteja em condições adequadas de moradias. Se os danos já constavam no laudo de entrada, não é necessário pagar pelos reparos que você não causou.
Um cartório pode dizer onde determinada casa foi registrada? Como saber qual cartório que foi registrada?
Para saber em qual cartório um imóvel está registrado, precisa descobrir em qual circunscrição o bem está inserido e qual é o Registro de Imóvel responsável por aquela região. Pode verificar quantos registros existem no município e idenficar o cartório correto.
Como solicitar as matrículas de imóveis do meu cliente via CPF e RG? Qual o passo a passo?
Identifique o Cartório de Registro de Imóveis. Acesse o Portal de Matrícula On-line. Faça a Consulta. Verifique os Valores.
Estou renovando meu contrato, a imobiliária está cobrando um valor de "caução" está certo isso?
A caução é uma garantia que o locatário oferece ao locador como parte do contrato de aluguel. Serve para cobrir eventuais prejuízos, como aluguéis em atraso, danos ao imóvel ou contas de serviços públicos pendente. A lei do inquilinato estabelece que o valor é de até três vezes o valor do aluguel. Portanto, a imobiliária está dentro dos limites legais ao cobrar essa garantia.
qual significado de quórum ?
QuÓrum é um termo que se refere ao número mínimo de pessoas necessárias para que uma deliberação, reunião ou assembleia seja válida. Em outras palavras, é a quantidade mínima de participantes que deve estar presente para que as decisões tomadas tenham validade.
Proprietario tinha que me avisar do aumento de aluguel antes de eu completar um ano?
Sim, de acordo com a Lei do Inquilino, o proprietário deve notificar o inquilino com pelo menos 30 dias de antecedência em relação à data do reajuste do aluguel. Essa notificação deve ser feita por escrito, informando o novo valor do aluguel e a justificativa para o reajuste.
Envie uma mensagem para Douglas Silva