Pergunta
Registrar um condomínio antigo é um processo que envolve a regularização da propriedade coletiva e sua formalização perante a lei. Veja os passos principais: **1. Obter a Documentação do Imóvel** - **Matrícula do imóvel**: Certifique-se de que o imóvel está registrado no Cartório de Registro de Imóveis. - **Projeto aprovado pela prefeitura**: Caso não haja, será necessário contratar um engenheiro ou arquiteto para regularizar a planta. - **Certidões negativas**: Incluem débitos tributários e documentos dos proprietários. **2. Elaborar a Convenção de Condomínio** A convenção é o documento que estabelece as regras de convivência e administração do condomínio. Ela deve ser aprovada pela maioria dos condôminos e conter: - Identificação do imóvel e frações ideais. - Direitos e deveres dos condôminos. - Regimento interno. **3. Registrar no Cartório de Registro de Imóveis** Com a documentação em mãos, leve a convenção e os demais documentos ao cartório para oficializar o condomínio. **4. Solicitar o CNPJ** Depois do registro, é necessário obter o CNPJ junto à Receita Federal para que o condomínio possa realizar transações financeiras, como pagamento de contas e contratação de serviços. **5. Regularizar na Prefeitura** A atualização cadastral na prefeitura garantirá que as taxas e impostos sejam cobrados de acordo com as frações ideais de cada unidade. **Dica**: Contrate um advogado ou despachante imobiliário para auxiliar em questões burocráticas e garantir que o processo seja realizado de forma correta e rápida.
há 4 meses
0Jose Franco

Ariane P.
Perguntador
há 4 meses
Como registrar um condomínio antigo?
Respostas (4)

Jose Franco
Corretor de imóveis
Respostas: 87
há 4 meses
Registrar um condomínio antigo é um processo que envolve a regularização da propriedade coletiva e sua formalização perante a lei. Veja os passos principais: **1. Obter a Documentação do Imóvel** - **Matrícula do imóvel**: Certifique-se de que o imóvel está registrado no Cartório de Registro de Imóveis. - **Projeto aprovado pela prefeitura**: Caso não haja, será necessário contratar um engenheiro ou arquiteto para regularizar a planta. - **Certidões negativas**: Incluem débitos tributários e documentos dos proprietários. **2. Elaborar a Convenção de Condomínio** A convenção é o documento que estabelece as regras de convivência e administração do condomínio. Ela deve ser aprovada pela maioria dos condôminos e conter: - Identificação do imóvel e frações ideais. - Direitos e deveres dos condôminos. - Regimento interno. **3. Registrar no Cartório de Registro de Imóveis** Com a documentação em mãos, leve a convenção e os demais documentos ao cartório para oficializar o condomínio. **4. Solicitar o CNPJ** Depois do registro, é necessário obter o CNPJ junto à Receita Federal para que o condomínio possa realizar transações financeiras, como pagamento de contas e contratação de serviços. **5. Regularizar na Prefeitura** A atualização cadastral na prefeitura garantirá que as taxas e impostos sejam cobrados de acordo com as frações ideais de cada unidade. **Dica**: Contrate um advogado ou despachante imobiliário para auxiliar em questões burocráticas e garantir que o processo seja realizado de forma correta e rápida.

Portal Busca Imóveis Ltda
Imobiliária
Respostas: 121
há 3 meses
SOLICITANDO LEVANTAMENTOS JUNTO A PREFEITURA IDENTIFICANDO AS OBRIGACOES A SEREM CUMPRIDAS.

Walter José Gomes Maciel
Corretor de imóveis
Respostas: 899
há 2 meses
As escrituras dos imóveis no cartório fazer o desmembramento das unidades Acompanhar na prefeitura o processo.

Vinicius Mendes Bh



Corretor de imóveis
Nível: 4 - Experiente
Respostas: 4.110
há 1 semana
Obtenha o Habite-se (se aplicável), inscreva as unidades no Cartório de Registro de Imóveis, elabore a Convenção de Condomínio e registre-a, eleja um síndico e inscreva o condomínio no CNPJ. Consulte o Cartório de Registro de Imóveis para a lista completa de documentos necessários.