Rodrigo Vieira Oliveira
17 Respostas
Agradecimentos: 0 pessoas curtiram suas respostas
Melhores respostas: 0 (0%)
Participante desde: 07/2024
Rodrigo Vieira Oliveira está entre os TOP 2.000 corretores(as) Possuindo um total de 0 artigo publicado e mais 18 respostas em nosso fórum.
Qual é o processo para convocar uma assembleia extraordinária ?
Para convocar uma assembléia é nescessário que haja o maior número de condôminos. A assembléia extraordinária só é convocada somente quando é para um determinado fim.
Você já enfrentou alguma situação de conflito sério ? como resolveu ?
Sim, o inquilino havia quebrado uma janela, quebrou a caixa da areia da piscina de um imóvel que eu aluguei. Tive que repor e entregar o imóvel do jeito que foi alugado. Depois cobrei do inquilino com as notas fiscais. Me pagou e assim o imóvel ficou inteiro e não foi preciso acionar justiça para resolver os problemas.
Você realiza inspeções periódicas nas instalações do prédio ?
O síndico tem como função chamar profissionais em suas áreas para confirmar que as instalações e suas estruturas estão seguras. Nas partes elétrica ou de sustentabilidade do imóvel para segurança.
Você realiza auditorias financeiras ? com que frequência ?
Sim. Muito importante estar sempre fazendo a auditoria financeira. Assim fiscalizamos todos impostos, os contracheques, gastos desnecessários. Talvez uma duplicata. Sempre atento para não deixar um erro.
Como são definidos os valores das taxas condominiais ?
O valor da taxa condominial é calculada através dos custos de administração, pagamento dos funcionários, manutenção predial, manutenção para limpeza, segurança e outras atividades relacionadas à gestão e manutenção da áreas comuns.
Vou me mudar faltando 4 dias pra vencer o mês do meu aluguel, tenho que paga o mês seguinte?
As cláusulas afirmando que o inquilino tem até esse mês para entregar e devolver o devido imóvel conforme foi feito um laudo de avaliação, nos mesmos conformes. Não há porque pagar o mês seguinte.
Como proprietário , tenho que obrigatoriamente ficar com os serviços de administração como uma venda casada?
A partir do momento que eu proprietário do imóvel coloco sobre os poderes de uma imobiliária, aluguel, venda, seja lá qual for os planejamento. A responsabilidade é toda da imobiliária. Neste momento eu me torno cliente da prestação de serviço da imobiliária. Dentro das normas da lei, ela tem a porcentagem que é o salário que se paga para eu proprietário e cliente não ter nenhum trabalho. Estou em minha defesa como consumidor da responsabilidade do meu imóvel na tratativa com prestação de serviço imobiliário. Posso denunciar abuso no próprio consumidor, posso denunciar também no próprio CRECI da região.
Qual é sua experiência anterior na gestão de condomínios ?
Todos os condomínios tem regras e leis para serem seguidas. Todas as contas pagas pelo administrador do condomínio serão apresentadas em forma de um balancete geral regrando todos os custos. Apresentando também os apartamentos que estão em inadimplência. Apresenta o saldo do caixa do condomínio e como foi utilizado o valor que o condômino pagou. Fazendo uma conta do valor que recebeu dos condôminos, apontando os inadimplentes, e os valores gatos, como salário dos funcionários, luz, manutenção predial, pintura, repor algo danificado. Prestação de contas! Temos a assembléia Geral Ordinária que ocorre anualmente em assuntos rotineiros e a assembléia extraordinária que pode ser convocada a qualquer momento, para questões urgentes ou especiais, desde que não volte aos assuntos da AGO.
Quais as responsabilidades legais do síndico em caso de problemas ?
Defender os interesses comuns dos condôminos e permanecer imparcial. Mediação de conflitos. Cumprimento das regras. Administração transparente.
É necessário que o síndico seja um morador do condomínio ?
Não, existe síndico profissional, ele trabalha para o condomínio, mas não reside. Foi contratado para dar conta do recado.
Quais são os direitos e deveres de um síndico ?
Representar a passiva e ativa do condomínio. Combater a inadimplência. Contratar prestadores de serviço para manutenção do condomínio. Zelar pela segurança e prevenir acidentes. Manter as contas do condomínio em dia. Organizar reuniões. O síndico tem direito de votar na assembléia, tem direito a remuneração, tem direito à férias, ter isenção de taxas, ser condômino ou não, representar o condomínio.
Qual é a duração do mandato de um síndico ?
Não pode ser superior a dois anos, no entanto é permitido a sua renovação.
Qual é a sua estratégia para a manutenção das áreas comuns ?
Promover a Incentive a participação dos moradores. Investir em tecnologia. Realize eventos e atividades.
Quais medidas você toma para garantir a transparência financeira ?
Simples, apresentar um balancete mensal. LÁ tem todos os pagamentos feitos dos condôminos, apresenta os inadimplentes. Apresentando com extrato o valor que tinha no mês anterior e após o pagamento do condomínio estará lá apontando os inadimplentes os que pagaram. Quanto aos gastos, apresento os contracheques dos funcionários, conta de luz do condomínio, nota fiscal de tudo que se foi gasto. Aí você apresenta o valor que entrou de pagamento dos condôminos. Os valores com os comprovantes de pagamento dos gastos. Fecha a conta tira um extrato bancário que fica no balancete. Todos os condôminos tem acesso ao balancete, todos de acordo será dado andamento a assembléia, para mais alguma dúvida.
Eu consigo desmembrar para fazer escritura?
Você precisará ir na sua prefeitura da cidade e solicitar o desmembramento. De preferência com o contrato assinado de quem você comprou e uma certidão de ônus reais do imóvel.
Tenho um imóvel financiado com a minha irmã, como posso sair do financiamento?
Você pode vender a sua parte do financiamento e o comprador que se comprometer a comprar assumir o valor das parcelas, fazendo um contrato de compra e venda de metade do imóvel. Sendo 50% da sua irmã e 50% outro comprador. Você pode pedir o valor que você já pagou de entrada e passar as parcelas do financiamento para o promissor comprador. Assumindo o financiamento e fazendo um contrato que o promissor comprador assumirá as eventuais parcelas do financiamento.
Deposito paguei 2 meses, assinei contrato mas não vou mudar. Quanto é a multa?
Normalmente um contrato de aluguel são 30 meses. Quando o inquilino pagou 2 meses porém quer quebrar o contrato o cálculo feito é o valor dos dois meses de aluguel dividido pelos 30 meses. Exemplo se o aluguel custa R$ 1. 000, 00 em dois meses seria o valor de R$ 2. 000, 00. Para quebra de contrato ficaria R$ 2. 000, 00 : 30 meses. No valor final de R$ 66, 66.
Envie uma mensagem para Rodrigo Vieira Oliveira