Nero Consultoria Imobiliária Ltda

374 Respostas
Agradecimentos: 6.934 pessoas curtiram suas respostas
Melhores respostas: 50 (13%)
Participante desde: 05/2021
Nero Consultoria Imobiliária Ltda está entre os TOP 200 imobiliárias possuindo conhecimento em diversas áreas como: Negociação. Imóveis. Jurídico Imobiliário. Documentação. Condomínio, entre outras. Possuindo um total de 0 artigo publicado e mais 374 respostas em nosso fórum.
A imobiliária pode cobrar taxa de renovação de contrato do locador?
Ao meu modo de ver, cobrar taxa de renovação de contrato é uma prática abusiva da imobiliária, nada obstante a lei prever que o locador deve pagar as taxas de administração imobiliária e de intermediações. Acredito, entretanto, que se a imobiliária tiver que intermediar a negociação de novos valores de aluguel, novas garantias etc, neste caso, e só neste caso, seja justo pagar pelo serviço.
Qual melhor curso de corretor de imóveis?
Como meu registro no CRECI já tem mais de 20 anos, não consigo dizer qual é a melhor escola hoje. PorÉm, acredito que o melhor curso é a prática do ofício. Não me recordo de ter aprendido absolutamente nada no Curso de TTI, aliás, sem qualquer aula presencial. Só me deram uma apostila para estudar, que li apenas uma vez, e fiz a prova.
Quais são os documentos que comprovem a propriedade do imóvel?
Apenas um documento é capaz de comprovar a propriedade do imóvel, e ele se chama matrícula atualizada (que você acessa no Cartório de Registro de Imóveis), onde você terá todo o histórico do imóvel, inclusive os dados dos proprietários anteriores e o atual.
Filho tem direito a imóvel do pai?
Não existe herdeiro de pai vivo. Se o pai estiver vivo, o filho não tem qualquer direito sobre o imóvel dele.
Qual diferença entre empréstimo e financiamento?
A diferença consiste no fato de que no empréstimo você não precisa oferecer qualquer coisa em garantia do pagamento. No financiamento, entretanto, seja de bem móvel ou imóvel, você é obrigado a, resumidamente, dar o próprio bem, objeto do financiamento, em garantia de pagamento das parcelas.
IPTU quem paga é o locador?
O IPTU é um imposto municipal que deve ser pago pelo proprietário do imóvel, Entretanto, no caso de locaçao deste imóvel, a lei permite que o repasse essa obrigação ao locatário. Vale o que está no contrato de locação.
Posso protestar um contrato de aluguel?
O contrato de locação é considerado um título executivo extrajudicial e, portanto, ele pode, sim, ser levado à protesto. AlÉm do contrato, o credor deverá apresentar no cartório de protestos local uma planilha atualizada da dívida, incluindo, além dos aluguéis não pagos, as multas e juros previstos no contrato, além de outras despesas acessórias, como IPTU, condomínio, contas de consumo etc.
É possível devolver imóvel financiado?
AtÉ é possível, mas eu não aconselho, já que o banco leiloará o imóvel e o preço alcançado pode não ser suficiente para quitar a dívida, ficando você devedor da diferença apurada. O mais aconselhável é que procure um corretor ou imobiliária de sua confiança e tente vender o imóvel. Talvez assim você consiga, além de quitar o financiamento, recuperar os valores gastos na aquisição e, quem sabe, um pequeno lucro.
Na matrícula do imóvel aparece a escritura dele?
A escritura nada mais é que o contrato de compra e venda assinado em cartório. Se essa escritura de compra e venda foi devidamente registrada na matrícula do imóvel, aparecerá sim, inclusive todas as escrituras anteriores, se houver, também, já que a matrícula deve conter todo o histórico do imóvel desde a sua inscrição no cartório de registro de imóveis.
Do que preciso para alugar casa?
Em via de regra, você não pode ter apontamentos negativos de crédito em seu nome e deve ter renda compatível com as despesas mensais de locação, ou seja, uma renda em torno de três vezes (no mínimo) o valor mensal a ser pago. Algumas imobiliárias ainda exigem que você tenha uma pontuação (score) acima da média nos órgaos de proteção ao crédito, como o SPC ou Serasa. Deverá ainda oferecer uma garantia ao locador, se este solicitar, sendo as mais usuais o em dinheiro, o seguro-fiança, ou o fiador com ao menos um imóvel próprio e quitado na cidade em que você vai alugar.
Quem deve pagar o fundo de reserva o inquilino ou proprietário?
A constituição do Fundo de Reserva é responsabilidade do proprietário. A reposição do Fundo de Reserva, por sua vez, deve ser paga pelo inquilino, desde que o saldo do fundo de reserva tenha sido utilizado para custeio ou complementação das despesas ordinárias (que são pagas pelo inquilino) e referentes ao período da locação, ou seja, após o início da locação.
Posse de imóvel financiado?
A posse é sua desde a assinatura do contrato de financiamento. A plena propriedade somente após a quitação.
Qual melhor taxa de juros para compra de imóvel?
A taxa de juros para financiamento de imóvel varia de banco para banco e é atrelada, até certo ponto, à SELIC (do COPOM), que está com viés de baixa, atualmente em 10, 75% ao ano. Os bancos, por sua vez, sejam eles públicos ou privados, concorrem no mercado, de modo que quando um reduz a taxa de juros os outros tentem a reduzir também. O ideal é que você pesquise nos bancos com os quais você já possui algum relacionamento, e opte pelo mais vantajoso para você.
Prazo para registrar contrato de compra e venda?
Não há um prazo definidoem lei para se registrar um contrato de compra e venda de imóvel. PorÉm, como diz o velho jargão do mercado: QUEM NÃO REGISTRA, NÃO É DONO! A partir da apresentação do contrato para registro no Cartório de Registro de Imóveis, este o fará em até 30 dias corridos. Espero ter respondido a sua pergunta!
Qual a garantia de um contrato de gaveta?
Quase nenhuma, já que quem não registra não é dono! O contrato de gaveta, quando muito, e se assinado por 2 testemunhas, só tem validade entre as partes que o assinaram, não se estende à terceiros.
Como impugnar uma ação de despejo?
Apenas através de advogado. Contrate um!
Inquilino qual o significado?
Inquilino é quem reside em um imóvel alugado, de propriedade de outra pessoa.
Preciso redigir meu compromisso de compra e venda?
Poder, pode! Mas não deve! A menos que você seja advogado e/ou atue na área imobiliária. Há muitas nuances jurídicas envolvidas e que podem te prejudicar no futuro. Na maior parte das vezes, o mais barato acaba custando muito caro. Pense nisso!
Entrada de financiamento imobiliário?
Os bancos normalmente financiam até 80% (alguns ate 90%, mas são raros) do valor de avaliação do imóvel, de modo que se o imóvel for avaliado pelo exato valor pelo qual você está comprando, a entrada será em torno de 20%. Obviamente que também depende da sua renda, que será analisada pelo banco para verificar se você possui condições de pagar as parcelas. Não se esqueça que há outras despesas a serem pagas, como a taxa de avaliação, o ITBI e os registros.
Posso usar meu FGTS junto com o Minha Casa Minha Vida?
Não só pode como deve!
Envie uma mensagem para Nero Consultoria Imobiliária Ltda