João Luiz da Silva (Fiúzza)

João Luiz da Silva (fiúzza)

98 Respostas

Agradecimentos: 98 pessoas curtiram suas respostas

Melhores respostas: 4 (4%)

Participante desde: 08/2023

Site: www.imovelguide.com.br/profissional/joao-luiz-da-silva-fiuzza/33255

SOBRE O RESPONDEDOR:

João Luiz da Silva (fiúzza) está entre os TOP 1.400 corretores(as) Possuindo um total de 2 artigos publicados e mais 98 respostas em nosso fórum.

Como saber a inscrição municipal do imóvel?

Este número deve estar registrado na Matrícula do imóvel, também no carnê do IPTU, e também na Escritura do imóvel.

Como saber se tenho dívida de IPTU?

Hoje em dia todos os municípios possuem um portal, e neste disponível para emissão diversos documentos e certidões dos imóveis daquele município. Então hoje é possível tanto virtualmente, como presencialmente, na secretaria de obras da prefeitura municipal do seu município.

O que precisa para fazer uma escritura de posse?

É preciso já registrar uma escritura informando o tempo de posse do terreno, e os proprietários anteriores, e é necessário para isso que façam topografia, planta baixa, e memorial descritivo, e certidões negativas do terreno, e tudo para encaminhar toda documentação para serem analisadas pelo cartório de registro de imóveis.

Qual é a diferença entre matrícula e registro de imóveis?

A matrícula é o documento oficial do imóvel, e nele consta não só todos os dados e informações sobre suas características, mas também todo histórico desde o habite-se. Já o registro é a posse efetiva do imóvel, e ou eventualmente as transferências de posse entre propritários.

Como posso fazer para financiar terreno rural?

Na verdade o que há de crédito disponível normalmente no mercado financeiro imóvel urbano. Algumas instituições disponibilizam algumas linhas de crédito, mas em condições muito específica, e para um segmento de clientes também da mesma forma muito específico. Pode ocorrer ainda, e mais uma vez de forma muito específica, casos onde o imóvel, ou terreno é de fato rural, mas que com o tempo, e por estar muito próximo de um determinado município, a área passou a ser urbana, passando a pagar IPTU, e portanto estando agora habilitada para solicitar um crédito.

Como faço para conseguir a planta elétrica de um imóvel?

Esta planta deve fazer parte do projeto, então só é possível obtê-la com quem executou a obra. De uma casa, o arquiteto, ou empreiteiro que a construiu. De um edifício, a construtora, ou o incorporador.

Posso comprar uma casa no MCMV com o meu FGTS?

Sim, desde que todas as partes envolvidas se enquadrem dentro das regras exigidas pelo SFH, sim, é possível.

Como comprar imóvel em nome de filho menor?

Sim, nosso sistema legal permite esta aquisição no nome de um filho. E se o filho for menor de idade, e ela será considerada uma doação modal.

Onde tirar a certidão de habite-se?

Esta solicitação deve ser feito na secretaria municipal de urbanismo do município onde se localiza o imóvel.

Dívida de IPTU acompanha o imóvel?

Sim, no caso da comercialização de um imóvel, se este imóvel estiver com parcelas de IPTU em aberto na Prefeitura Municipal, não quitadas em anos anteriores, o adquirente, e novo proprietário do imóvel passa a ser o responsável direto da dívida, independentemente do conhecimento, ou não destas pendências existentes.

IPTU vence no final de semana pode pagar na segunda?

Sim, se a data de vencimento cair num final de semana, ou feriado, este poderá ser pago no próximo dia útil, mesmo existindo hoje em dia o recurso e possibilidade de efetuar o pagamento on-line.

Qual o preço da escritura de um apartamento?

Este valor pode variar dependendo dos mais diversos fatores, características do imóvel, valor, região, estado, mas em média deve flutuar entre 2, 0%, e 4, 5%, dependendo do cartório, ITBI do estado, dentre outros.

Como tirar uma matrícula atualizada do imóvel?

Precisamos identificar a qual Cartório de Registro de Imóveis aquele imóvel pertence, e lá fazer a solicitação através de requerimento, e este processo têm custos.

É necessário um advogado para transferir o imovel para o meu nome?

Sim, pois ele vai precisar analisar a matrícula, identificar eventuais partes envolvidas, histórico e situação do imóvel, cláusulas, se não há nenhum tipo de restrição, ou impeditivo como dação, doação, incapaz, herdeiros, e variáveis diversas dentre outros.

Para que serve uma escritura de um terreno?

Depende pois, no meu caso, praticamente onde fico, ambiente fechado com outras pessoas ao meu lado, fica completamente inviável qualquer tentativa de diálogo!

Terreno pode ser desmembrado?

Depende de uma série de variáveis como, a própria característica do terreno, da via, da legislação do local, da região, ou do município naquele momento. E claro, precisa existir um projeto, e este ser aprovado para implantação.

Como solicitar certidão de matrícula de imóvel?

AtravÉs do Cartório de Registro de Imóveis, pelo endereço, ou mesmo com a matrícula, isso têm custo, e hoje em dia pode ser requerido tanto de forma presencial, com on-line.

Do que preciso para registrar apartamento na prefeitura?

Este processo precisa ser feito por um profissional competente, que vai precisar consultar a secretaria de obras e urbanismo da prefeitura municipal, verificar a legislação vigente, e os requisitos necessários, e ter em mãos a matrícula do apartamento, e as respectivas certidões negativas.

Envie uma mensagem para João Luiz da Silva (Fiúzza)

33255 joao-luiz-da-silva-fiuzza