Efetiva Imobiliaria

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Documento necessário para compra e venda de imóvel

RG, CPF, Comprovante de estado civil são os básicos para ambas as partes. Do imóvel é necessário tirar uma certidão de ônus atualizada para averiguar as informações do imóvel, bem como se ele pode ser negociado, se está sem nenhum ônus etc... Também é importante tirar certidões dos vendedores para ter certeza que o imóvel pode ser passado para o comprador, como a negativa trabalhista, cívil e criminal, dívida ativa da união, receita federal e cartórios, são as principais.

Como fazer uma avaliação imobiliária?

O ideal é solicitar um profissional credenciado e de preferencia que tenha o curso de avaliação de imóveis. Mas para avaliar um imóvel, é de suma importancia fazer um estudo de imóveis na mesma região, bairro, quadra e até mesmo o prédio/condomínio. É interessante fazer uma média, mas lembrando que deve respeitar as mesmas informações, desde metragem, tipologia etc.

Consorcio de imóveis é uma boa opção?

É uma situação a ser analisada, depende de cada caso. Se não houver pressa para recebimento, a empresa que tiver ofertando o consórcio for altamente qualificada, de nome grande e conhecido, que traga total confiabilidade, pode sim ser uma opção. Lembrando que é feito o processo igual a um financiamento bancário, ou seja, o imóvel que for adquirir quando sair a carta de consórcio deve ter a documentação devida para financiamento, mesmo que não seja o caso.

Posso vender uma casa que tenho documento de posse?

Depende do caso, você pode. Da mesma forma será passado uma cessão de posse para o comprador, mas de qualquer forma, é importante procurar um advogado e um corretor, analisar o documento e a forma que o foi adquirido.

IPTU inquilino ou proprietário quem paga?

É negociado entre as partes... Tem cidades e estados que quem paga é o proprietário, em outras que quem paga é o inquilino. O ideal é verificar na sua região como é feito de costume e negociar. Dependendo, pode até ser dividido.

Como faço para transferir casa usada?

RG, CPF, comprovante de estado civil, comprovante de residencia, (documentos de ambos). Certidão de ônus atualizada do imóvel. Vá até um cartório, solicite a feitura de uma escritura pública caso o imóvel seja escriturado. O escrevente pode solicitar algumas certidões negativas. Caso o imóvel seja de Cessão de direitos, basta solicitar a feitura de um contrato de cessão de direitos. Dependendo da região pode ser solicitado o IPTU no nome do cessionário.

Preciso pagar multa da quebra de contrato?

Se você for a inquilina e a proprietária pedir a desocupação com certeza não precisará pagar quebra de contrato pois quem quebrou o contrato foi a proprietária, caso for antes do prazo determinado no contrato.

Quando não tem contrato de aluguel Quais os meus direitos ?

Mesmo que o proprietário peça o imóvel, o inquilino tem direito a 30 dias para mudança. Também pode pedir ao proprietário um recibo de pagamento de seus pagamentos.

Quanto tempo demora o processo de compra de um imóvel?

Tem que ver em que parte do processo de financiamento se encontra, quando diz prorrogável por mais 30 dias, geralmente se refere ao fato de estar faltando apenas liberação de valores em conta do vendedor. Se caso passar os 90 dias pode sim haver o distrato, mas da mesma forma também pode haver um termo aditivo aumentando o prazo se assim for interesse de ambas as partes.

Qual a influência do IPCA no meu financiamento?

O IPCA é calculado de acordo com o índice de inflação, então uma vez que suba a inflação, consequentemente subirá o valor da parcela.

Quanto preciso ganhar para financiar um imóvel de 600 mil?

Para cada pessoa é necessário saber algumas informações como idade, dependentes, entre outros aspectos, inclusive o tipo de imóvel que está interessado em adquirir, logo, não é possível obter esta resposta sem maiores informações.

O que pode anular um contrato de compra e venda?

Você pode sim desistir do contrato, mas certamente vai ter que arcar com a multa rescisória que certamente estará prevista em contrato, a menos que já tenha passado os prazos estabelecidos no mesmo.

Como faço para comprar imóvel abaixo do preço de mercado?

Fazendo pesquisas de mercado e propostas de menores valores.

Contrato de compra e venda de imóvel pode ser registrado?

Pode ser registrado ou com assinatura de duas testemunhas.

Como saber a metragem certa?

Deve solicitar ao cartório competente uma certidão de ônus do imóvel e verificar no documento qual a real metragem do imóvel.

Como saber se a pessoa tem algum imóvel em seu nome?

Cartório de registro de imóveis, solicitar uma busca por cpf ou cnpj.

Se eu quitar o apartamento, quando posso vender e quanto ele vale?

Após quitar o valor do financiamento, solicite a baixa da hipoteca ao gerente do banco competente, leve a mesma ao cartório de registro para poder constar na matricula do imóvel a baixa. Após isso, poderá procurar um corretor e solicitar a avaliação de mercado do imóvel, levando em consideração a valorização do imóvel com o tempo decorrido desde quando comprou, mas principalmente pesquisando outros imóveis no mesmo edifício/quadra/cidade/região.

Como funciona o processo de compra de imóvel usado?

Você vai pagar a entrada ao proprietário mediante um contrato de compra e venda assinado pelas partes e registrado em cartório ou com duas testemunhas, e a documentação é necessário para dar entrada no financiamento, então é sim preciso pagar ambas.

Qual é o valor do ITBI em Macapá?

2% sobre o valor vendido.

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