Pergunta
Não é obrigatório o reconhecimento de firma em uma procuração particular para que ela seja válida, mas na prática, geralmente é exigido quando a procuração vai ser usada para atos mais importantes, como venda de imóvel. CartÓrios, bancos e principalmente registros de imóveis costumam pedir o reconhecimento de firma para garantir que a assinatura é realmente sua.
há 2 dias
0Vinicius Mendes Bh

Armando Cunha
Perguntador
há 2 dias
É necessário reconhecimento de firma em procuração particular?
Quero fazer uma procuração particular para que meu irmão possa me repesentar na venda do meu imóvel, mas fiquei em dúvida se precisa ou não reconhecer firma para esse tipo de documento, alguém sabe me informar?
Respostas (7)

Vinicius Mendes Bh

Corretor de imóveis
Nível: 4 - Experiente
Respostas: 3.797
há 2 dias
Não é obrigatório o reconhecimento de firma em uma procuração particular para que ela seja válida, mas na prática, geralmente é exigido quando a procuração vai ser usada para atos mais importantes, como venda de imóvel. CartÓrios, bancos e principalmente registros de imóveis costumam pedir o reconhecimento de firma para garantir que a assinatura é realmente sua.
Alvim Leste Imóveis

Imobiliária
Nível: 2 - Consultor
Respostas: 19.936
há 2 dias
Para isso, a procuração precisa ser pública.

Corretor Alexandre Dias
Corretor de imóveis
Respostas: 179
há 2 dias
Em geral, o reconhecimento de firma em procurações não é sempre necessário, mas sim quando exigido por lei ou por alguma entidade específica. Em muitos casos, o reconhecimento é dispensável, especialmente em relação a procurações outorgadas a advogados para fins judiciais.

Rtr Negócios Imobiliários Ltda
Imobiliária
Respostas: 153
há 2 dias
Não é necessário, mas é melhor reconhecer, assim tudo ficará mais claro. Sugiro o reconhecimento, isso confirma que você está ciente e todos saberão que seu irmão irá representá-lo nessa venda!

Heloi Silva

Corretor de imóveis
Respostas: 259
há 1 dia
Sim, principalmente se se não for do estado de aquisição.

Heloi Silva

Corretor de imóveis
Respostas: 259
há 1 dia
Sim, principalmente se se não for do estado de aquisição.

Pusch Imóveis - Imobiliária Top 10 Em Curitiba

Imobiliária
Respostas: 3.589
há 23 horas
Para poder representar um vendedor no ato da venda deve ser feita uma procuração pública, em qualquer tabelionato de notas. Não será aceita a procuração particular.