Pergunta
Alienação é venda e adjudicação depende de autorização judicial.
há 4 meses
0Rrs Imóveis

Erika Vasconcellos
Perguntador
há 4 meses
Qual é a diferenças entre adjudicação e alienação?
Respostas (4)

Rrs Imóveis
Corretor de imóveis
Respostas: 103
há 4 meses
Alienação é venda e adjudicação depende de autorização judicial.

Eduardo Alves

Corretor de imóveis
Nível: 6 - Avançado
Respostas: 4.744
há 4 meses
Adjudicação é resultado mediante a decisão judicial, alienação é referente a venda de um bem.

Maria ângela Camini

Corretor de imóveis
Nível: 2 - Consultor
Respostas: 7.966
há 2 meses
Vamos de prática: Eu vendo um imóvel para você e portanto estou praticando uma alienação onerosa através de um documento chamado escritura pública que te permite colocar o imóvel na tua propriedade. Estou praticando uma alienação, transferência do meu imóvel para você. Eu te vendo um imóvel em 60 x e combino ao final do pagamento passar a escritura pública para você. Você quita o contrato e pede a escritura. Passou 60 meses o imóvel valorizou e eu me recuso a passar a escritura porque quero que pagues mais um pouco pela valorização. Você tem o contrato quitado, vai ao cartório, informa que eu estou me recusando a passar a escritura e pede que a propriedade seja colocada em seu nome. Você esta adjudicando o bem para você em cumprimento do contrato.

Jose Americo Da Silva
Corretor de imóveis
Respostas: 6.659
há 2 meses
Ambas, são formas de transferência de bens em um processo de execução. Sendo que a adjudicação é a transferência direta de um bem para o credor e a alienação é a venda do bem em leilão, para arrecadar o valor a ser entregue ao credor.