portilato
🠔 Ver todas as perguntas

Pergunta

10

Você não consegue transferir direto para o seu nome, a menos que quem vendeu o terreno ao seu pai ainda esteja vivo, em local sabido e concorde em outorgar a escritura diretamente a você. Alias, se o vendedor não estiver em local sabido nem mesmo o seu pai conseguirá passar a escritura para o nome dele; será preciso ação de usucapião ou adjudicação compulsória.

há 3 anos

39

Marisa Sanchez

imóvel guide usuário

Maycon Almeida

Perguntador

há 3 anos

Posso fazer a escritura em meu nome se estou comprando?

Meu pai tem um terreno com um contrato de compra e venda sem escritura. Eu consigo fazer a escritura já no meu nome. Ou teria que fazer. No nome dele que está no contrato E depois transferir pra mim. Quais as taxas a pagar ?

Respostas (10)

Corretor de imóveis sem foto

Marisa Sanchez

Corretor de imóveis

Respostas: 2.780

há 3 anos

Você não consegue transferir direto para o seu nome, a menos que quem vendeu o terreno ao seu pai ainda esteja vivo, em local sabido e concorde em outorgar a escritura diretamente a você. Alias, se o vendedor não estiver em local sabido nem mesmo o seu pai conseguirá passar a escritura para o nome dele; será preciso ação de usucapião ou adjudicação compulsória.

Corretor de imóveis

Johnson

Medalha de bronze Medalha de prata Medalha de ouro Troféu branco

Corretor de imóveis

Nível: 5 - profissional

Respostas: 10.779

há 3 anos

Procura assessoria jurídica especializada em Direito imobiliário ver caso. Seu Pai tem a posse. Precisa regulariza de acordo com lei a documentação. Em outras palavras Usucapião.

Corretor de imóveis

Erikson Marklew

Medalha de bronze

Corretor de imóveis

Nível: 2 - Consultor

Respostas: 1.685

há 3 anos

Tem que ser feito no nome dele a escritura já que o contrato de compra e venda foi feito no nome dele, tem que pagar o ITBI mais ou menos 2% e o valor da escritura que o cartório vai cobrar.

Corretor de imóveis

Fafá Corretora De Imóveis

Medalha de bronze

Corretor de imóveis

Respostas: 324

há 3 anos

Primeiro a escritura têm que ser feita em nome da pessoa que assinou o contrato de compra e venda e depois transferir para terceiro. As taxas são o ITBI de 2% a 4% do valor venal do imóvel, as despesas do Cartório de Notas para emissão da escritura e as despesas de registro na matrícula do imóvel que corresponde a 1% do valor venal do imóvel mais as custas do cartório.

Corretor de imóveis

Maria ângela Camini

Medalha de bronze

Corretor de imóveis

Respostas: 7.966

há 3 anos

Olá, a lei de registros públicos tem o principio da continuidade onde a promessa de compra e venda obriga que o imóvel seja escriturado em nome de teu pai e depois ele aliena para você. Uma forma de cortar caminho pode ser a escritura de cessão de promessa de compra e venda. É preciso verificar o que vale mais a pena. Se o contrato de seu pai não for promessa registrada na matricula é preciso achar quem vendeu a ele para regularizar toda a situação.

Corretor de imóveis

Meu Teto S P

Medalha de bronze Medalha de prata Medalha de ouro

Imobiliária

Nível: 4 - Experiente

Respostas: 9.074

há 3 anos

No nome dele e depois transferir. Serviço tabelado pelo judiciário.

Corretor de imóveis

Rubens Antony

Medalha de bronze Medalha de prata Medalha de ouro Troféu branco

Corretor de imóveis

Nível: 5 - profissional

Respostas: 8.007

há 2 anos

Para fazer a escrituração de imóvel, basta entrar em contato com o cartório de notas ou tabelionato. E agendar um horário para criação e averbação de Escritura pública de imóvel.

Corretor de imóveis

Juliano Cardoso

Medalha de bronze Medalha de prata

Corretor de imóveis

Nível: 3 - Master

Respostas: 9.501

há 1 ano

Se o terreno estiver quitado, pode haver um bom senso no escrivão cartorário e realizar uma única transferência para o seu nome direto, já que, em tese não precisará ser registrado o contrato de financiamento, se o terreno foi financiado o escrivão poderá se recusar a realizar a transferência direto, neste caso pagar-se-á 2 ITBIs e Registros, cerca de 5% do valor da negociação de compra.

Faça uma nova pergunta: