Pergunta
Sem contrato não tem como você cobrar multa e nem como provar que foi acordado obra para adequar o imóvel. Eu entendo que deves reter o valor como indenização por ele desistir do imóvel, mas judicialmente o juiz irá pedir os documentos que comprovam a locação e os acordos e nesse caso não tens contrato escrito prevendo multa por desistência.
há 3 anos
69Maria ângela Camini

Cleide Santos Da Silva
Perguntador
há 3 anos
Eu tenho que devolver alguma coisa? Sendo q ele que desistiu.
Tenho uma loja na frente da minha casa. Um rapaz alugou me deu 2 meses de depósito pegou as chaves. Tive q fazer uma obra pequena. N tínhamos assinado o contrato mais tem toda conversa no zap. Uma semana depois ele desisti e quer o depósito de volta. Ele desistiu de alugar por motivo de doença.
Respostas (10)

Maria ângela Camini

Corretor de imóveis
Nível: 2 - Consultor
Respostas: 7.966
há 3 anos
Sem contrato não tem como você cobrar multa e nem como provar que foi acordado obra para adequar o imóvel. Eu entendo que deves reter o valor como indenização por ele desistir do imóvel, mas judicialmente o juiz irá pedir os documentos que comprovam a locação e os acordos e nesse caso não tens contrato escrito prevendo multa por desistência.

Almeida Imóveis
Corretor de imóveis
Respostas: 99
há 3 anos
Você deve cobrar uma multa , por desistência e cobrar um valor correspondente ao tempo que o imóvel não pode ser alugado para outra pessoa.

Regis Consultoria E Imobiliaria Eireli
Imobiliária
Respostas: 30
há 3 anos
Normalmente ele perde o caução. Afinal vc tirou o seu imóvel do mercado para deixar a disposição dele.

Evanilde.goncalves De Oliveira
Corretor de imóveis
Respostas: 55
há 3 anos
Motivo de doença é força maior, o certo seria devolver.

Pedro Simon
Corretor de imóveis
Respostas: 503
há 3 anos
Ele agiu na boa fé para locar, acho que na boa fé tbm se foi motivo de doença, vc poderia descontar o que gastou na obra e devolver a diferença, conversa com ele. . Não acho que iria usar a doença para não continuar com a locação. Afinal já te deu deposito.

Camila
Corretor de imóveis
Respostas: 43
há 3 anos
Não.

Planalto Vip Imobiliária

Imobiliária
Nível: 3 - Master
Respostas: 2.190
há 3 anos
Devolve a grana, se foi por motivo sério, entenda o lado da pessoa.

Johnson

Corretor de imóveis
Nível: 5 - profissional
Respostas: 10.779
há 2 anos
Orientação um advogado e ver como proceder.

Bahuan Imóveis

Imobiliária
Nível: 6 - Avançado
Respostas: 5.066
há 2 anos
Ele tem 7 dias para desistir do imóvel sem pagar multa.

Juliano Cardoso

Corretor de imóveis
Nível: 3 - Master
Respostas: 9.501
há 1 ano
Segundo o código de defesa do consumidor, o cliente tem direito de desistir de qualquer aquisição até 7 dias da aquisição, no seu caso, não fez contrato e mesmo que possua as conversas, acredito que custas processuais, tempo gasto, não poderá alugar para outro inquilino até resolver o processo, gerando prejuízos maiores, então, em nome do bom senso e da paz, as vezes é melhor devolver, principalmente se ele comprovar a justificativa dele de não seguir.