Tálisson Lima Monteiro

Tálisson Lima Monteiro

80 Respostas

Agradecimentos: 3.050 pessoas curtiram suas respostas

Melhores respostas: 20 (25%)

Participante desde: 04/2022

SOBRE O RESPONDEDOR:

Tálisson Lima Monteiro é Advogado está entre os TOP 20 advogados(as) Possuindo um total de 0 artigo publicado e mais 80 respostas em nosso fórum. Está no mercado imobiliário desde 2021 atuando principalmente nos bairros Piripiri, Teresina e Parnaíba,

Quem tem direito a escritura de imóvel gratuita?

Em seu caso, não há nenhuma isenção.

Como encontrar Registro do imóvel.?

Meu caro, você pode entrar no site "e-notariado" (a plataforma não permite copiar o link. Mas, basta jogar no Google). No site e-notariado você pode pesquisar qual o cartório competente para o bairro onde está localizado seu imóvel.

Compra de apartamento na planta como funciona?

Meu caro, também procure segurança jurídica ao comprar um imóvel na planta. Certifique-se que incorporadora tem idoneidade, se tem história no mercado, evitando dores de cabeça futura. Verifique no cartório de registro de imóveis a matrícula do terreno, buscando saber se quem está vendendo realmente é o dono, e se a incorporação foi registrada na matrícula. Alguns cuidados simples pode livrá-lo de enormes dores de cabeça.

Quem paga o registro do imóvel?

Olá. Quem paga o registro do imóvel é o adquirente. Ou seja, o comprador.

Como funciona a devolução do depósito de aluguel?

Olá, Rita. Primeiramente evite contratos verbais. Não trazem segurança nem para você e nem para o proprietário. Em regra, você deve pagar todos os dias que permanecer no imóvel. Veja que também é uma obrigação sua avisar ao proprietário que está saindo do imóvel, com pelo menos 30 dias de antecedência.

Como calcular casa com terreno medidas irregulares?

Meu caro, neste caso você deve contratar um profissional que faça uma topografia do terreno. Sobre a divisão deste imóvel, deve-se observar se, de fato, este imóvel pode ser dividido. Isso porque existe um tamanho mínimo que cada lote deve ter. Em regra, cada lote deve ser superior a 125m², mas este valor pode ser maior, dependendo da legislação de cada município.

Posso receber o dinheiro de volta?

Olá, Raysa. Bem, neste caso entendo que o dinheiro deve ser devolvido integralmente. Se o proprietário se recusa a devolver, um caminho é uma ação judicial.

Imóvel familiar pode ser penhorado?

Em REGRA, não. Mas, há exceções! Este tema é controverso e depende da análise do caso concreto.

Onde é possível pegar escritura de imóvel novo?

Olá, tudo bem? Escritura pública é o contrato de compra e venda de imóveis com fé pública, feita perante o Tabelião de notas (cartório do local do imóvel) e você pode requerer uma cópia deste contrato. A Matrícula do imóvel é o documento que contém todas as informações sobre o imóvel. Ela pode ser requerida junto ao cartório de registro de imóveis onde está localizado o bem.

Posso ser despejada?

Olá. Se o imóvel é financiado, então o proprietário é o banco. Sua posse sobre o imóvel é precária. Neste caso, não há muito que se possa fazer, que não seja procurar o banco para solicitar um novo contrato em seu nome. Mas isso só será possível após analisar seu crédito.

Quais cuidados devo ter ao comprar um imóvel?

Meu caro, são inúmeros cuidados! Se eu fosse tratar sobre cada um deles, não teria espaço por aqui. No entanto, posso colocar os principais: Verifique a matrícula do imóvel, veja se quem está vendendo é realmente o proprietário do bem. Certifique a idoneidade do vendedor através de certidões de distribuidores. Com isso, quero dizer que se deve buscar nos tribunais de justiça de seu estado se este vendedor está sendo executado por alguma dívida que possa comprometer a venda deste imóvel. Ainda, assim que possível, transfira o imóvel para o seu nome!

Posso rescindir o contrato com corretor?

Meu caro, você pode rescindir qualquer contrato na hora que quiser, pois é um acordo de vontades. No entanto, verifique se em seu contrato há alguma cláusula que trate sobre "resolução contatual", pois pode a ver alguma multa. Ainda, se não há nenhuma cláusula que preveja este reajuste, entendo ser um justo motivo para rescisão contratual.

Como faço para comprar uma casa sem escritura?

Meu caro, escritura é um contrato com fé pública feito junto ao cartório. Às vezes, antes das partes (vendedor e comprador) irem ao cartório, fazem um contrato particular de compra e venda. No entanto, é importante que você saiba que se a compra for feita sem uma escritura pública de compra e venda, o imóvel não poderá ser transferido para o seu nome! Fuja destas situações, pois você não terá segurança nesta compra!

O que fazer depois que o financiamento do imóvel é quitado?

Meu caro, este é o caminho mesmo! Se há um financiamento, significa que o imóvel está no nome da financiadora (no caso, a Caixa Econômica Federal), ok? Você irá ao cartório para transferir o imóvel para seu nome, e assim poder vendê-lo a terceiros. Sobre redução de custos cartorários, o art. 50. Da lei 6.015 diz que os emolumentos (custas) relacionados com a primeira aquisição imobiliária financiada pelo sistema de financiamento serão reduzidos em 50%. Ou seja, se for sua primeira aquisição imobiliária para fins residenciais, financiada pelo sistema de habitação, você tem direito a redução de 50% das custas com emolumentos.

Onde eu faço para faço usucapião extrajudicial?

Meu caro, a Usucapião extrajudicial é feita junto ao Cartório O requerimento da usucapião extrajudicial deve estar acompanhando de: 1- Ata notarial comprovando a posse lavrada por tabelião do local do imóvel. 2- Planta e Memorial descritivo. 3- certidão negativas comprovando que o imóvel não está sob litígio da justiça. 4- Justo título ou qualquer outro documento que comprove a origem da posse. Lembrando que para ser extrajudicial não pode a ver litígio (divergência, oposição) em razão do imóvel! Ainda, há várias outras observações.

Qual seria o procedimento adequado neste caso ?

Completando a reposta do "Só Negócios Rentáveis", a ação é de reparação de danos materiais e morais. Se há um contrato, então há informações sobre o sujeito, como o CPF, certo? Neste caso, há meios dele ser localizado. Mas, claro que ele se esconderá para não ser citado em eventual processo. Porém, a ação poderá tramitar (via edital) até a fase de execução e assim poderá ser executado algum bem que estiver em nome dele para pagar a dívida.

Posso vender herança para meu irmão?

Meu caro, para responder esta pergunta corretamente e lhe dar segurança jurídica, é necessário primeiro saber se este imóvel está em seu nome. Pois, se está em seu nome, não se fala mais em "herança". E assim, você pode vender para quem quiser. Se o imóvel está em nome do falecido, é necessário primeiro abrir inventário para haver a regularização deste imóvel.

Como efetuo venda de parte da minha chácara na legalidade?

Meu caro, para vender parte de sua propriedade, o procedimento é de desdobro. Contudo, o "lote" tem que ser superior ao módulo rural. Qual o módulo rural em sua região? Sem obedecer esta regra, não ha como vender legalmente. Sobre a denúncia, entendo que apenas a construção de muro não é justa causa para ensejar eventual multa.

Quando eu pego a chaves do imóvel financiado?

Olá! Talvez, uma notificação extrajudicial para que o vendedor saia do imóvel em x dias possa revolver a situação, sob o risco dele ser demandado judicialmente por uma ação de Imissão na posse.

O que devo fazer?

Prezada. Se não há como resolver extrajudicialmente, o caminho é uma ação de despejo. Às vezes, com uma simples notificação extrajudicial para que inquilino saia do imóvel em x dias sob a responsabilidade de responder a um processo, já é suficiente para resolver a situação.

Envie uma mensagem para Tálisson Lima Monteiro

14133 talisson-lima-monteiro