Pergunta
Pode desde que não saia derrubando paredes. Se vais locar quartos pode fazer dois quartos de 1 porém atente que as áreas de uso comum no imóvel como banheiros podem não comportar o numero de locatários. Atente também para as normas da rígida lei do inquilinato 8.245/91 em que uma vez disponibilizando para locações o teu direito de propriedade fica limitado a esta lei que deverás cumprir. Contrato de locação, termo de vistoria, aluguel cobrado por boleto e regime interno de uso do imóvel por todos é fundamental para locações seguras. Se você mora no imóvel tudo bem, mas se não mora terá que consultar a convenção de condomínio.
há 4 anos
50Maria ângela Camini

Vitório Caracciolo
Perguntador
há 4 anos
Posso fazer locação de quartos do meu apartamento?
Meu apartamento possui quartos grandes, a pergunta é: Posso subdividi-los em quartos menores?
Respostas (9)

Maria ângela Camini

Corretor de imóveis
Nível: 2 - Consultor
Respostas: 7.966
há 4 anos
Pode desde que não saia derrubando paredes. Se vais locar quartos pode fazer dois quartos de 1 porém atente que as áreas de uso comum no imóvel como banheiros podem não comportar o numero de locatários. Atente também para as normas da rígida lei do inquilinato 8.245/91 em que uma vez disponibilizando para locações o teu direito de propriedade fica limitado a esta lei que deverás cumprir. Contrato de locação, termo de vistoria, aluguel cobrado por boleto e regime interno de uso do imóvel por todos é fundamental para locações seguras. Se você mora no imóvel tudo bem, mas se não mora terá que consultar a convenção de condomínio.

Jose Luiz Maiolino
Corretor de imóveis
Respostas: 37
há 4 anos
Sim.

Meu Teto S P

Imobiliária
Nível: 4 - Experiente
Respostas: 9.074
há 4 anos
Se nã houver proibição na convenção de condomínio, gerando transtornos posteriores a você, amarrando via contrato de locação com as regras definidas de uso e responsabilidades das partes, sim.

Lima

Corretor de imóveis
Nível: 6 - Avançado
Respostas: 5.882
há 4 anos
Pode sim.

Casa Verde E Amarela Mogi
Corretor de imóveis
Respostas: 41
há 2 anos
Pode sim, seria mais delicado em caso de remoção de paredes existente, precisaria de um engenheiro para avaliar os riscos e seguir as orientações dos construtores. Mas consultar um engenheiro é a melhor opção, para que avalie risco de danos estruturais por conta do peso das paredes. Ou opte por paredes DryWall.
Alvim Leste Imóveis

Imobiliária
Nível: 2 - Consultor
Respostas: 20.020
há 1 ano
Veja a convenção do condomínio Muito provavelmente é um condomínio unifamiliar e o que você pretende é equivalente a oferecer serviço de hospedagem.