Pergunta
Deve ser analisado primeiramente tipo de comunhão.
há 3 anos
26Cerigatto

Douglas Eli Ferreira
Perguntador
há 3 anos
Quando o pai morre quem tem direito aos bens?
Boa tarde Meu pai faleceu e fizemos o inventário o imóvel está a venda Mas minha mãe vive me ameaçando em me expulsar de casa sem motivos Ela tem esse direito? Como funciona essa questão sendo que tenho parte na herança junto com meus irmãos?
Respostas (9)

Cerigatto

Corretor de imóveis
Nível: 6 - Avançado
Respostas: 20.877
há 3 anos
Deve ser analisado primeiramente tipo de comunhão.

Meu Teto S P

Imobiliária
Nível: 4 - Experiente
Respostas: 9.074
há 3 anos
O advogado que acompanha o inventário deverá orienta-los quanto aos direitos e deveres dos herdeiros.
Alvim Leste Imóveis

Imobiliária
Nível: 2 - Consultor
Respostas: 20.032
há 2 anos
Quando um dos cônjuges morre o cônjuge sobrevivente tem direito real de moradia até o fim da vida se esse imóvel for o único imóvel a ser inventariado e já era moradia do casal. Então muito embora o inventário seja necessário, a parte desse imóvel que couber aos filhos somente será disponibilizada com a morte da sua mãe a menos que ela abra mão do direito de morar no imóvel. Se você for maior de idade sua mãe não está obrigada a permitir que você continue na casa.

Pusch Imóveis - Imobiliária Top 10 Em Curitiba

Imobiliária
Nível: 2 - Consultor
Respostas: 3.589
há 3 anos
Esse assunto requer muita atenção, pois depende de vários detalhes. Recomento procurar um advogado ou ir até a Defensoria Pública da sua região para ter um auxilio jurídico nessa questão.

Johnson

Corretor de imóveis
Nível: 5 - profissional
Respostas: 10.779
há 3 anos
Situação delicada precisa tem bom censo. Veja o lado sua mãe por que motivo ela ameaçando o melhor é conversar.

Salles Cardoso
Corretor de imóveis
Respostas: 2.210
há 2 anos
Ela tem esse direito de não querer vender sim.

Edinaldo Cardoso Jr

Corretor de imóveis
Nível: 5 - profissional
Respostas: 510
há 2 anos
50% é dela o restante de vocês, porém a viúva tem o direto ao imóvel para morar nele ela só não pode vender.

Juliano Cardoso

Corretor de imóveis
Nível: 3 - Master
Respostas: 9.501
há 2 anos
O que diz o inventário a respeito do imóvel? Sua mãe pode te expulsar, mas, se você é herdeiro, ela é obrigada a te pagar a porcentagem que te é de direito sobre valor de aluguel do imóvel, no caso, é necessário avaliar o valor de aluguel se custar 1000 e vc tem 25% ela tem que te pagar 250,00.