Pergunta
Primeiro é necessário fazer a regularização do terreno, a escritura do imóvel é fundamental para os demais passo, portanto, deve-se levar o contrato de compra e venda ao cartório e tentar identificar o antigo dono, caso não seja possível o processo deverá ser feito através do usocapião.
há 3 anos
36Joselito Evangelista

Carla
Perguntador
há 3 anos
Qual legalizar primeiro terreno ou imóvel?
Construí minha casa em um terreno abandonado. Só tenho papel de compra. Venda com firma reconhecida em cartório. Posso legalizar o terreno e minha casa ou primeiro o terreno e depois a casa. Iptu do terreno está ajuizado devido o antigo proprietário ter válido e está em 60 mil. Queria pagar o iptu somente da minha casa.
Respostas (6)

Joselito Evangelista

Corretor de imóveis
Nível: 3 - Master
Respostas: 217
há 3 anos
Primeiro é necessário fazer a regularização do terreno, a escritura do imóvel é fundamental para os demais passo, portanto, deve-se levar o contrato de compra e venda ao cartório e tentar identificar o antigo dono, caso não seja possível o processo deverá ser feito através do usocapião.

Paulo Roberto

Corretor de imóveis
Nível: 2 - Consultor
Respostas: 312
há 3 anos
Primeiro o terreno.

Milton De Souza Cabral
Corretor de imóveis
Respostas: 50
há 3 anos
Pelo que entendi você tem um contrato particular de compra e venda do terreno no qual devem estar mencionadas as obrigações das partes. Se você concordou em comprar o terreno, sabendo da dívida de IPTU existente, então para fazer a escritura definitiva de compra e venda vai ter que pagar essa dívida de IPTU. Superada essa etapa da regularização do terreno você pode partir para a regularização da construção da casa, na prefeitura.

Fabiano Massaneiro

Corretor de imóveis
Nível: 4 - Experiente
Respostas: 1.632
há 3 anos
Entre com uso capião podendo pedir a isenção desses impostos do seu lote antes que a prefeitura execute o IPTU e tome toda área.

Johnson

Corretor de imóveis
Nível: 5 - profissional
Respostas: 10.779
há 3 anos
Primeiro Terreno.
Alvim Leste Imóveis

Imobiliária
Nível: 2 - Consultor
Respostas: 19.915
há 2 anos
IPTU é o que chamamos de dívida propter rem (da coisa e não da pessoa). Então é o imóvel quem garante a dívida. Procure com urgência a prefeitura e tente negociar esse valor. Como o imóvel não é seu talvez a prefeitura se negue a negociar com você. Melhor conselho: busque ajuda de um advogado ou da defensoria pública.