Pergunta
Testamento, doação, seguro de vida, conta conjunta. Ou sócio de empresa em conjunto.
há 1 ano
7Imoveisnodestaque

Hellyete F Peregrino.
Perguntador
há 1 ano
Como defender meu direito de herança?
Pfvr meu pai faleceu e 30 dia pela dp iniciamos ( mãe e 3 filhos ) o inventário de 1 apto ( em nome dos meus pais ), onde minha mãe 81 mora. um irmão 62,desempregado , tem 2 filhos 27 e 30 anos , depois de colocar 1 stent foi para casa da minha mãe aposentada com dificuldades financeiras e de saúde , sem tempo definido para morar e disse q lá ficará pq não tem para onde ir , depois da 3 separações. eu 60,aposentada , tenho meu apto no prédio e moro com meu filho e minha irmã 58,aposentada , trabalha no jardim botânico e mora de aluguel e não tem imóvel. acredito ser um golpe pq meu irmão e irmã são de caráter parecido e outras já aprontaram com terceiros. o inventário desde 2016 ainda não acabou na dp do rj e não sei que medida devo tomar antes de acabar ou depois diante um golpe em família. meu irmão , mãe e irmãos não pensaram ou pensam em dinheiro para arcar com a taxa do inventário , minha mãe assumindo as despesas da casa e alimentação com ele morando sem aluguel ( iniciou em 7 ago 23 ) e futuramente penso no pior , implicações por dívidas dele , perfil da vida toda , eu estar assumindo por este consórcio. no meu caso para resguardar meu direito de herança neste ou outro futuro inventário ou mesmo às dívidas por eles pq assim q minha mãe morrer acredito que minha irmã imediatamente vai morar lá com meu irmão e deixar de pagar aluguel. p for estou muito angustiada nesta sinuca que não sei qual a melhor forma de resguardar meus direito , faze - los cumprir obrigações pelo condomínio e resguardar minha mãe q contente mas não tem condições financeiras. com urgência pfvr aguardo vossa orientação.
Respostas (5)

Imoveisnodestaque
Corretor de imóveis
Respostas: 19.052
há 1 ano
Testamento, doação, seguro de vida, conta conjunta. Ou sócio de empresa em conjunto.

Zafir Russo

Corretor de imóveis
Nível: 4 - Experiente
Respostas: 7.423
há 1 ano
Basta vc encontrar um bom Advogado, de Caráter, que ele lhe informará c/ detalhes!
Alvim Leste Imóveis

Imobiliária
Nível: 2 - Consultor
Respostas: 19.908
há 1 ano
Você terá que colocar seu próprio advogado no inventário. E sua mãe tem direito real de habitação até o final da vida dela, o que significa que estando a sua mãe viva mora com ela quem ela quiser. Quando do falecimento dela será aberto um novo inventário e você já poderá cobrar sua parte no aluguel de quem eventualmente ficar morando na casa.

Jorge Imóveis
Imobiliária
Respostas: 94
há 1 ano
Se habilitar através de um advogado.

Ricardo Duque

Corretor de imóveis
Nível: 2 - Consultor
Respostas: 6.240
há 1 ano
Direto de herança: São a mãe e 3 filhos A mãe tem direito a 50 % do imóvel, os outros 50 % serão divididos pelos 3 irmãos mais a mãe, ou seja, 4 herdeiros Filhos dos filhos não tem direitos de herança, só se o pai ou a mãe falecer.