Pergunta
Reparos estruturais são de responsabilidade do Locador.
há 3 anos
63Corretor Alexandre Dias

Camila
Perguntador
há 3 anos
Quais reparos são de responsabilidade do proprietário e quais são do inquilino?
A dona do meu apartamento disse que devo parar de ligar maus ar condicionado, pois está queimando o chuveiro de um outro inquilino que mora no térreo abaixo do meu apartamento, eu moro no 3 andar. Achei estranho pois nem o meu chuveiro nem de outros apartamentos no meu andar e no 2 andar tiveram problemas, acho que não é esse o problema, pode ser implicância? O que devo fazer? O apartamento em que estou é muito quente, só tem a janela do banheiro e uma porta no quarto, não aguento sem ar condicionado. Quero sair daqui e já estou procurando outro, mas preciso usar o ar condicionado até achar outro ape.
Respostas (7)

Corretor Alexandre Dias
Corretor de imóveis
Respostas: 190
há 3 anos
Reparos estruturais são de responsabilidade do Locador.

Antonio Aparecido Fagundes Pereira
Corretor de imóveis
Respostas: 139
há 3 anos
O inquilino tem toda responsabilidade pelo que acontece no imovel.

Cerigatto

Corretor de imóveis
Nível: 6 - Avançado
Respostas: 20.877
há 3 anos
Inquilino responde por gastos que estão previstos no orçamento, como limpeza e manutenção.

Valdemar De Oliveira Mendes
Corretor de imóveis
Respostas: 1
há 3 anos
Reparos do inquilino: Todos que não envolvem a edificação do imóvel, inclusive manutençao de ar condicionado Proprietário: todos os que envolvem a edificação do imóvel.

Lícia Ovídio
Corretor de imóveis
Respostas: 199
há 3 anos
Caso o apartamento seja alugado, deve comunicar ao proprietário para investigar a situação, chamando um profissional qualificado para identificar se de fato o problema vem de sua unidade.

Marly Sanchez
Respostas: 22
há 2 anos
A colocação de ar condicionado em condomínios cujos projetos não o contemplam depende de uma série de fatores, entre eles laudo elétrico do edifício. Resumidamente: se foi você quem colocou o ar condicionado é preciso ver se todas as normas técnicas foram obedecidas.

Henrique
Respostas: 4
há 2 anos
O problema parece ser de manutenção do condomínio. Quem deve verificar e trazer a solução ao problema é o condomínio.