Pergunta
O proprietário do imóvel não pode executar uma dívida com as próprias mãos! Portanto, ele não poderia ter feito isso. Assim, cabe contra ele ação judicial de reparação. Se alguém, quiser cobrar uma dívida, deve fazer pelos meios legais.
há 3 anos
57Tálisson Lima Monteiro

Marcos Marques Da Silva
Perguntador
há 3 anos
Podia fazer isso?
Aluguei um apartamento sem contrato. Fiquei 5 meses sendo que fiquei privado da liberdade. O dono veio e vendeu tudo que era meu alegando que era pra pagar as dívidas.
Respostas (5)

Tálisson Lima Monteiro
Advogado(a)
Respostas: 80
há 3 anos
O proprietário do imóvel não pode executar uma dívida com as próprias mãos! Portanto, ele não poderia ter feito isso. Assim, cabe contra ele ação judicial de reparação. Se alguém, quiser cobrar uma dívida, deve fazer pelos meios legais.

Imoveis Gallo

Imobiliária
Nível: 2 - Consultor
Respostas: 165
há 3 anos
O ideal seria um dialogo antes para resolver, caso não tenha acontecido ele pode solicitar a um advogado um ordem de despejo e os itens que tem dentro do imóvel, chamar uma empresa de guarda volumes e colocar os itens la e notificar o proprietário do mesmo. As custas para retirada são por conta do proprietário dos pertences e existe um prazo para tal, caso não ocorra será vendido pela empresa de guarda volume.
Alvim Leste Imóveis

Imobiliária
Nível: 2 - Consultor
Respostas: 20.352
há 2 anos
Constituir o penhor dos seus móveis, sim, ele poderia. E isso está disciplinado nos artigos 1467-1472 do código civil. Porém uma vez tomado o penhor era preciso que ele o levasse à homologação judicial. Verificou se isso foi feito? Se você acaba de sair da prisão suponho que não tenha condições de pagar um advogado de forma que procure a defensoria pública.

Meu Teto S P

Imobiliária
Nível: 4 - Experiente
Respostas: 9.074
há 3 anos
O ideal era ele ter feito via judicial já que não poderia acessar o imóvel sem autorização.

Henrique
Respostas: 4
há 2 anos
Jamais alugue algo sem contrato. . . Sem nada assinado ou escrito será bastante complicado comprovar a natureza do contrato. Entre em contato com um advogado imobiliário e levante todas as provas para tentar reaver algo.