Pergunta
Sim se este fundo é para despesas extraordinárias.
há 3 anos
39Cerigatto

Sonia
Perguntador
há 3 anos
Tenho direito ao fundo de reserva corrigido e restituído?
HÁ quase 4 anos moro de aluguel e pago fundo de reserva. Saio agora a pedido do proprietário para uso próprio. Tenho direito à restituição desse fundo corrigido? Não vínculo a saída ao fundo, apenas quero saber os meus direitos. Obrigada!
Respostas (9)

Cerigatto

Corretor de imóveis
Nível: 6 - Avançado
Respostas: 20.877
há 3 anos
Sim se este fundo é para despesas extraordinárias.

Maria ângela Camini

Corretor de imóveis
Nível: 2 - Consultor
Respostas: 7.966
há 3 anos
Somente 03 anos e deve ser devolvido com correção sem contar que por ser ilegal transferir para você a obrigação de pagar o fundo de reserva, a multa contratual é devida por infração legal. Como a cobrança de dividas da locação caducam em 3 anos já perdeste um ano em que pagou sem ser sua responsabilidade. Na justiça em decisão recente tanto o prezo prescricional foi mantido como a devolução corrigida também. A multa foi extinta.

Sônia Maria Garbin

Corretor de imóveis
Nível: 4 - Experiente
Respostas: 884
há 3 anos
Sugiro que converse com o proprietário a respeito.

Stefane
Respostas: 5
há 3 anos
Sim.

Johnson

Corretor de imóveis
Nível: 5 - profissional
Respostas: 10.779
há 3 anos
Verifica finalidade do fundo de reserva.

Meu Teto S P

Imobiliária
Nível: 4 - Experiente
Respostas: 9.074
há 3 anos
Depende para que foi criado esse fundo, bem como, o tipo de uso, por exemplo: se para cobrir despesas correntes cujo usufruto foi do locatário, não há que se falar em devolução, se foi concebido para investir no condomínio ai pode ser passivel de discussão.

Raphael Vieira
Respostas: 1
há 3 anos
Teria que ver o vencimento de seu contrato e as clausulas assinadas.

Juliano Cardoso

Corretor de imóveis
Nível: 3 - Master
Respostas: 9.501
há 1 ano
Você pode entrar com processo judicial, mas, não há garantias de que você ganhará, não conheço jurisprudência para isso, exceto que, você deveria ter mostrado boleto e recibo mês a mês para o proprietário para ser restituído e abonado o desconto em seu aluguel.