Pergunta
Sim, pode ser ocorra de um imóvel ser avaliado a maior ou à menor do que esperado. neste caso que está sendo avaliado a maior, significa que o banco vai depositar também um valor maior pro vendedor. Ex: Supomos que nesse valor de R$240.000 combinado entre comprador e vendedor, o banco vá financiar 80%, então: 240.000x80% =R$192.000 ( ou seja o banco liberaria 192mil e o comprador daria de recursos próprios 48mil.) como o banco avaliou o imóvel em R%275.000 x80%= R220.000, ( a ser liberado pelo banco). Como entre as partes, ficaram acertadas entre si o valor do imóvel em 240mil, então ficaria assim; R$240.000 do imóvel- R$220mil liberado do financiamento= R$20.000 (esse seria o valor que o comprador daria dos recursos próprios. Totalizando os 240mil combinando da compra.
há 3 anos
94Jumar Edmundo Dos Santos

Marly Oliveira Rocha
Perguntador
há 3 anos
Como devo proceder em relação ao financiamento quando o valor aprovado é superior ao valor que estou vendendo o imóvel?
Boa noite, estou com muita dúvida em relação a valores, estou vendendo por 240 mil e a Caixa Econômica aprovou, mas fez avaliação por 275 mil e para o moço Ele vai. Usar FGTS e mais 130 mil para o financiamento e querem que eu devolva o restante para o moço que está comprando. Como devo preceder?
Respostas (8)

Jumar Edmundo Dos Santos

Corretor de imóveis
Nível: 2 - Consultor
Respostas: 121
há 3 anos
Sim, pode ser ocorra de um imóvel ser avaliado a maior ou à menor do que esperado. neste caso que está sendo avaliado a maior, significa que o banco vai depositar também um valor maior pro vendedor. Ex: Supomos que nesse valor de R$240.000 combinado entre comprador e vendedor, o banco vá financiar 80%, então: 240.000x80% =R$192.000 ( ou seja o banco liberaria 192mil e o comprador daria de recursos próprios 48mil. ) como o banco avaliou o imóvel em R%275.000 x80%= R220.000,( a ser liberado pelo banco). Como entre as partes, ficaram acertadas entre si o valor do imóvel em 240mil, então ficaria assim; R$240.000 do imóvel- R$220mil liberado do financiamento= R$20.000 (esse seria o valor que o comprador daria dos recursos próprios. Totalizando os 240mil combinando da compra.

Maria ângela Camini

Corretor de imóveis
Nível: 2 - Consultor
Respostas: 7.966
há 3 anos
Nem pense em fazer isso, é fraude e ainda te implica com o imposto de renda pois vais receber o que o banco liberar, vai ser depositado na tua conta e quando repassares para o comprador vai incidir imposto estadual como se você tivesse fazendo uma doação em dinheiro. É um soma alta que passa pelo Banco Central e se trata de dinheiro do sistema financeiro habitacional. O adquirente deve financiar exatamente o que precisa para comprar teu imóvel. Outro detalhe é que se o banco avaliou em 275 mil, ele não vai emprestar todo este valor.275 mil é a base de cálculo para que o banco avalie quanto vai financiar, em geral até 80% deste valor. Eu não recomendo este tipo de negócio.

Meu Teto S P

Imobiliária
Nível: 4 - Experiente
Respostas: 9.074
há 3 anos
Pense o seguinte: você negociou e concordou formalmente com a venda por 240 mil, ok? Se sim, não se preocupe com valor de avaliação da engenharia. Quanto maior o valor avaliado melhor para o comprador pois é sobre esse número que o banco vai emprestar até 80% ou 90% do valor financiado e não sobre o valor de venda e compra.

Marisa Sanchez
Corretor de imóveis
Respostas: 2.780
há 3 anos
Se você está cobrando R$240 mil nada te obriga a assinar a venda por R$275.

Cristina Vasques

Corretor de imóveis
Nível: 6 - Avançado
Respostas: 3.371
há 3 anos
Para evitar esse tipo de dúvida e dores de cabeça, é sempre importante fazer qualquer negociação imobiliária com a ajuda de um corretor de imóveis. O que vale para você é o valor de venda, 240 mil. A questão de financiamiento, fgts, é com o comprador. A diferença, o comprador deve transferir para você como Entrada da negociação. Isso tudo deve estar num Contrato de Compra e Venda. Você só recebe, não tem que devolver ou pagar nada. A documentação como itbi e registro também é com o comprador.

Leonardo Rodrigues Ursulino
Corretor de imóveis
Respostas: 155
há 3 anos
Neste caso cabe ao corretor orientar o cliente de que ele tem um crédito aprovado superior ao imóvel que deseja podendo optar por um imovel de maior valor. Caso não tenha interesse será considerado o valor do imóvel para que prossiga com o financiamento.

Celio Pimentel

Imobiliária
Nível: 4 - Experiente
Respostas: 1.593
há 3 anos
O comprador vai usar só 240 mil você não precisa devolver nada, se for em sp entra em contato que te ajudo 11 947872319.

Salles Cardoso
Corretor de imóveis
Respostas: 2.210
há 2 anos
Entra como parte de entrada.