portilato
🠔 Ver todas as perguntas

Pergunta

8

Levante a documentação existente e agende com o tabelião de notas a lavratura da escritura, que deverá ser levada ao cartório de imóveis para registro na matrícula do bem, mediante respectivos pagamentos das custas e impostos.

há 3 anos

30

Meu Teto S P

imóvel guide usuário

Alex Ferrari

Perguntador

há 3 anos

Como consigo a escritura de terreno?

Respostas (8)

Corretor de imóveis

Meu Teto S P

Medalha de bronze Medalha de prata Medalha de ouro

Imobiliária

Nível: 4 - Experiente

Respostas: 9.074

há 3 anos

Levante a documentação existente e agende com o tabelião de notas a lavratura da escritura, que deverá ser levada ao cartório de imóveis para registro na matrícula do bem, mediante respectivos pagamentos das custas e impostos.

Corretor de imóveis

Francisco Figueiredo Neto

Corretor de imóveis

Respostas: 62

há 3 anos

Precisa recolher o ITBI.

Corretor de imóveis

Mendes Consultor Imobiliário

Corretor de imóveis

Respostas: 80

há 3 anos

É preciso recolher o ITBI ( Imposto sobre transmissão de bens e imóveis ). O Tabelião poderá fazer o requerimento da quia do ITBI onde constará os dados bancários do Vendedor, do comprador e do imóvel , bem como o valor do imóvel e o valor do negócio declarado por ambas as partes.

Corretor de imóveis

Meu Imovel

Imobiliária

Respostas: 44

há 3 anos

Basta levantar junto a companhia de venda de terrenos publicos de cada estado. Se já houver uma matricula basta a certidão de onus atualizada do cartório de registro competente daquele imóvel.

Corretor de imóveis

Alvim Leste Imóveis

Medalha de bronze

Imobiliária

Nível: 2 - Consultor

Respostas: 19.964

há 2 anos

Se você comprou esse terreno do legítimo proprietário e esse proprietário está vivo e pode ser encontrado basta que ambos compareçam a um cartório de notas. Se você não consegue encontrar o proprietário do terreno inicie outra pergunta com maiores detalhes que eu te oriento.

Corretor de imóveis sem foto

Angelo Marques

Corretor de imóveis

Respostas: 39

há 3 anos

Através do Cartório de Notas.

Corretor de imóveis sem foto

Marisa Sanchez

Corretor de imóveis

Respostas: 2.780

há 3 anos

Sua pergunta é muito vaga. Se você comprou o terreno do seu legítimo proprietário basta que ambos compareçam a um cartório de notas e lá serão informados de todas as variáveis, inclusive custas da escritura e do ITBI. Porém se você não consegue localizar o proprietário do imóvel ou se esse imóvel não foi comprado e simplesmente ocupado então não haverá como lavrar a escritura e a propriedade pode ser conseguida via justiça em ação de usucapião (que pode ser extra judicial) ou adjudicação compulsória. Tudo depende de analise documental. Se for este o caso procure um advogado e se não pode pagar por um procure auxílio na defensoria pública.

Corretor de imóveis

Thiago Wanderley Dos Santos

Medalha de bronze

Corretor de imóveis

Nível: 2 - Consultor

Respostas: 250

há 3 anos

Indo a dois lugares que seriam, o cartório de notas que faz as escrituras, também indo a secretaria de fazenda da sua cidade.

Faça uma nova pergunta: