Pergunta
Através de um Tabelionato de Notas.
há 4 anos
85Maria ângela Camini

Marcel Brandão
Perguntador
há 4 anos
Como se faz uma escritura de imóvel?
Respostas (9)

Maria ângela Camini

Corretor de imóveis
Nível: 2 - Consultor
Respostas: 7.966
há 4 anos
Através de um Tabelionato de Notas.

Martins

Corretor de imóveis
Nível: 2 - Consultor
Respostas: 208
há 4 anos
Basta ir no cartorio.

Zafir Russo



Corretor de imóveis
Nível: 4 - Experiente
Respostas: 7.521
há 4 anos
O Cartório de Registro de Imóveis lhe informará!

Lima





Corretor de imóveis
Nível: 6 - Avançado
Respostas: 5.882
há 4 anos
Através do cartório de registro de imóveis.

Luis Souza

Corretor de imóveis
Nível: 2 - Consultor
Respostas: 160
há 4 anos
Saiba onde fazer. . . . Reúna a documentação exigida pelo cartório. . . . Verifique as certidões negativas. . . . Recolha o Imposto de Transmissão – ITBI. . . . Espere a análise do tabelião. . . . Compareça ao cartório. . . . Leve a escritura ao Ofício de Registro de Imóveis. . . . Aguarde a escritura ser analisada.

Messias

Corretor de imóveis
Nível: 2 - Consultor
Respostas: 127
há 4 anos
Qual o passo a passo para tirar a escritura da casa? Saiba onde fazer. . . . Reúna a documentação exigida pelo cartório. . . . Verifique as certidões negativas. . . . Recolha o Imposto de Transmissão – ITBI. . . . Espere a análise do tabelião. . . . Compareça ao cartório. . . . Leve a escritura ao Ofício de Registro de Imóveis. . . . Aguarde a escritura ser analisada.

Vanderson Ferri







Corretor de imóveis
Nível: 8 - Especialista
Respostas: 10.069
há 4 anos
NO CARTÓRIO DE REGISTRO.

Cerigatto





Corretor de imóveis
Nível: 6 - Avançado
Respostas: 20.877
há 4 anos
O primeiro passo, antes do registro do imóvel, é a emissão da escritura, que também é feita no Cartório de Imóveis. Para isso, você precisará apresentar a cópia do contrato de compra e venda assinado e documentos pessoais do comprador e do vendedor. A partir de então, o tabelionato confeccionará a minuta da Escritura e a encaminhará para o comprador e o vendedor validarem o documento. Em posse da escritura, o comprador deverá pagar o ITBI (Imposto de Transmissão de Bens Imóveis), os custos do cartório e outros possíveis impostos municipais ou estaduais. Depois de realizar esses pagamentos, o tabelionato fará a lavratura da escritura e coletará a assinatura das partes envolvidas, entregando o traslado de escritura para o comprador. A partir de então, o comprador deverá encaminhar esse traslado, junto dos comprovantes de pagamento dos impostos e taxas para que o Cartório efetue o registro na Matrícula do Imóvel. O prazo para o cartório registrar a escritura é de 30 dias. Após finalizado o processo, o cartório entrega ao comprador a matrícula atualizada do imóvel, já constando o registro do imóvel no nome do comprador.
Alvim Leste Imóveis

Imobiliária
Nível: 2 - Consultor
Respostas: 20.486
há 1 semana
Em tabelionato de notas. Será o escrevente a lavrar a escritura.