Pergunta
No cartório de registro de imóveis
há 4 anos
92Vanderson Ferri

Neusa Amorim
Perguntador
há 4 anos
Como pedir escritura de imóvel?
Respostas (9)

Vanderson Ferri







Corretor de imóveis
Nível: 8 - Especialista
Respostas: 10.069
há 4 anos
No cartório de registro de imóveis.

Emilton Araújo Da Costa
Corretor de imóveis
Respostas: 212
há 4 anos
Solicita na prefeitura local.

Eliene (apelido Nayla)
Corretor de imóveis
Respostas: 207
há 4 anos
Saiba onde fazer. . . . Reúna a documentação exigida pelo cartório. . . . Verifique as certidões negativas. . . . Recolha o Imposto de Transmissão – ITBI. . . . Espere a análise do tabelião. . . . Compareça ao cartório. . . . Leve a escritura ao Ofício de Registro de Imóveis. . . . Aguarde a escritura ser analisada.

Cerigatto





Corretor de imóveis
Nível: 6 - Avançado
Respostas: 20.877
há 4 anos
O primeiro passo, antes do registro do imóvel, é a emissão da escritura, que também é feita no Cartório de Imóveis. Para isso, você precisará apresentar a cópia do contrato de compra e venda assinado e documentos pessoais do comprador e do vendedor. A partir de então, o tabelionato confeccionará a minuta da Escritura e a encaminhará para o comprador e o vendedor validarem o documento. Em posse da escritura, o comprador deverá pagar o ITBI (Imposto de Transmissão de Bens Imóveis), os custos do cartório e outros possíveis impostos municipais ou estaduais. Depois de realizar esses pagamentos, o tabelionato fará a lavratura da escritura e coletará a assinatura das partes envolvidas, entregando o traslado de escritura para o comprador. A partir de então, o comprador deverá encaminhar esse traslado, junto dos comprovantes de pagamento dos impostos e taxas para que o Cartório efetue o registro na Matrícula do Imóvel. O prazo para o cartório registrar a escritura é de 30 dias. Após finalizado o processo, o cartório entrega ao comprador a matrícula atualizada do imóvel, já constando o registro do imóvel no nome do comprador.

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Imobiliária
Respostas: 80
há 4 anos
Saiba onde fazer. . . . Reúna a documentação exigida pelo cartório. . . . Verifique as certidões negativas. . . . Recolha o Imposto de Transmissão – ITBI. . . . Espere a análise do tabelião. . . . Compareça ao cartório. . . . Leve a escritura ao Ofício de Registro de Imóveis. . . . Aguarde a escritura ser analisada.

Lima





Corretor de imóveis
Nível: 6 - Avançado
Respostas: 5.882
há 4 anos
Em Qualquer Tabelionato de Notas.

Sheila Mara Eugênio

Corretor de imóveis
Nível: 2 - Consultor
Respostas: 221
há 4 anos
Qual o passo a passo para tirar a escritura da casa? 1. Saiba onde fazer Para fazer o registro de compra e venda, deve haver a formalização do evento por intermédio da escritura pública de compra e venda — que deverá ser feita no cartório de notas pelo tabelião de notas ou notário.2. Reúna a documentação exigida pelo cartório O procedimento burocrático denominado “averbação de imóvel” é uma das fases para tirar a escritura de dado imóvel, na qual são solicitadas as cópias de vários documentos. Confira quais são eles. Veja quais são os documentos do imóvel: • certidão atualizada do imóvel: emitida no Cartório de Registro de Imóveis em que constará o histórico dele. Qualquer modificação feita na propriedade deve ser averbada ou documentada por registro; • certidão da prefeitura: para cálculo do valor de ITBI (Imposto de Transferência de Bens Imóveis). Confira os documentos dos vendedores: • original e cópia autenticada do CPF e do RG de todos os proprietários, incluídos os cônjuges dos proprietários; • original e cópia de certidão de casamento; • comprovante de endereço e profissão dos proprietários e cônjuges; • certidões negativas junto à Receita Federal e à Justiça Trabalhista. Veja quais são os documentos dos compradores: • original e cópia autenticada do RG e do CPF do comprador e do cônjuge; • original e cópia de certidão de casamento; • comprovante de endereço e profissão do comprador e do cônjuge. Obs. : embora deva constar a qualificação do cônjuge na escritura do imóvel, não é necessário que ele também assine. No entanto, os cônjuges dos vendedores devem assinar. Outros documentos O próprio cartório os providencia. Um deles é a certidão negativa de débitos trabalhistas — que pode ser emitida online e gratuitamente na página do TST – Tribunal Superior do Trabalho. É conveniente, no entanto, certificar-se no cartório de sua cidade de quais os documentos exigidos, visto que cada um tem suas próprias exigências quanto à documentação para lavrar uma escritura.3. Verifique as certidões negativas Recomenda-se a quem vai tirar a escritura de imóvel obter as certidões negativas de débitos municipais, estaduais e federais, assim como de ações trabalhistas que talvez estejam ocorrendo contra o vendedor (tanto do local do imóvel quanto do domicílio do vendedor). Essa medida tem por objetivo garantir sua boa-fé no negócio do imóvel, bem como se acautelar para evitar surpresas em uma futura anulação judicial da venda.4. Recolha o Imposto de Transmissão – ITBI Para fazer a escritura do imóvel, será necessário recolher o ITBI (Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis). O tabelião poderá fazer o requerimento da Guia do ITBI, em que constarão os dados básicos do vendedor, do comprador e do imóvel, bem como o valor do imóvel e o valor do negócio declarado por ambas as partes.5. Espere a análise do tabelião Após a entrega de toda a documentação e do recolhimento do ITBI e do FRJ, o tabelião fará uma análise dos documentos e de tudo que envolve a escritura de imóvel.6. Compareça ao cartório O tabelião solicitará o comparecimento das partes no cartório e, após a leitura da escritura, será lavrado o ato e assinado por todos os envolvidos. A partir da assinatura, a escritura passa a ser ato público. É nessa hora que você pagará os emolumentos do tabelião estipulados pelo Tribunal de Justiça.7. Leve a escritura ao Ofício de Registro de Imóveis Agora, você tem a escritura de seu imóvel, porém, ainda não é considerado o seu proprietário. Para tal, é necessário que você leve a escritura até o Ofício de Registro de Imóveis.8. Aguarde a escritura ser analisada Após o Oficial de Registro de Imóveis receber sua escritura, ele fará uma análise em que poderá ser possível haver outras exigências. Será necessário pagar emolumentos para o registro, bem como para algumas averbações de acordo com uma tabela dos Oficiais de Registro de Imóveis.9. Seja, enfim, o proprietário do imóvel Estando tudo em ordem e no prazo de 30 dias, o Oficial de Registro fará o registro da escritura na matrícula do imóvel e, a partir daí, você será considerado proprietário do imóvel. Vale ressaltar que, a partir dessa data, seu imóvel deverá constar na declaração do IR. A posse de imóvel deve ser informada na ficha de Bens e Direitos do IRPF. O preenchimento deve obedecer aos códigos. As casas estão sob o código 12; os apartamentos, sob o 11,e os terrenos, sob o código 13. Quando, finalmente, a cópia da escritura de imóvel estiver em suas mãos, pegue as chaves e comemore muito! Lembre-se, portanto, de solicitar, junto às companhias de água, luz, gás, telefone e internet, a mudança nos dados de registro o quanto antes. Gostou deste post? Esclarecedor, não é mesmo? Continue, então, com sua visita e leia outro artigo muito interessante: “Imposto de Renda sobre venda de imóvel: como funciona?”.

Maria ângela Camini

Corretor de imóveis
Nível: 2 - Consultor
Respostas: 7.966
há 4 anos
Você não pode você solicita que seja elaborada em qualquer Tabelionato de notas na presença das partes ou procuradores.

Zafir Russo



Corretor de imóveis
Nível: 4 - Experiente
Respostas: 7.520
há 4 anos
Qual o passo a passo para tirar a escritura da casa? Saiba onde fazer. . . . Reúna a documentação exigida pelo cartório. . . . Verifique as certidões negativas. . . . Recolha o Imposto de Transmissão – ITBI. . . . Espere a análise do tabelião. . . . Compareça ao cartório. . . . Leve a escritura ao Ofício de Registro de Imóveis. . . . Aguarde a escritura ser analisada.