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Pergunta

9

No cartório de registro de imóveis

há 4 anos

92

Vanderson Ferri

imóvel guide usuário

Neusa Amorim

Perguntador

há 4 anos

Como pedir escritura de imóvel?

Respostas (9)

Corretor de imóveis

Vanderson Ferri

Medalha de bronze Medalha de prata Medalha de ouro Troféu branco Troféu de bronze Troféu de prata Troféu de ouro

Corretor de imóveis

Nível: 8 - Especialista

Respostas: 10.069

há 4 anos

No cartório de registro de imóveis.

Corretor de imóveis sem foto

Emilton Araújo Da Costa

Corretor de imóveis

Respostas: 212

há 4 anos

Solicita na prefeitura local.

Corretor de imóveis

Eliene (apelido Nayla)

Corretor de imóveis

Respostas: 207

há 4 anos

Saiba onde fazer. . . . Reúna a documentação exigida pelo cartório. . . . Verifique as certidões negativas. . . . Recolha o Imposto de Transmissão – ITBI. . . . Espere a análise do tabelião. . . . Compareça ao cartório. . . . Leve a escritura ao Ofício de Registro de Imóveis. . . . Aguarde a escritura ser analisada.

Corretor de imóveis

Cerigatto

Medalha de bronze Medalha de prata Medalha de ouro Troféu branco Troféu de bronze

Corretor de imóveis

Nível: 6 - Avançado

Respostas: 20.877

há 4 anos

O primeiro passo, antes do registro do imóvel, é a emissão da escritura, que também é feita no Cartório de Imóveis. Para isso, você precisará apresentar a cópia do contrato de compra e venda assinado e documentos pessoais do comprador e do vendedor. A partir de então, o tabelionato confeccionará a minuta da Escritura e a encaminhará para o comprador e o vendedor validarem o documento. Em posse da escritura, o comprador deverá pagar o ITBI (Imposto de Transmissão de Bens Imóveis), os custos do cartório e outros possíveis impostos municipais ou estaduais. Depois de realizar esses pagamentos, o tabelionato fará a lavratura da escritura e coletará a assinatura das partes envolvidas, entregando o traslado de escritura para o comprador. A partir de então, o comprador deverá encaminhar esse traslado, junto dos comprovantes de pagamento dos impostos e taxas para que o Cartório efetue o registro na Matrícula do Imóvel. O prazo para o cartório registrar a escritura é de 30 dias. Após finalizado o processo, o cartório entrega ao comprador a matrícula atualizada do imóvel, já constando o registro do imóvel no nome do comprador.

Corretor de imóveis sem foto

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Imobiliária

Respostas: 80

há 4 anos

Saiba onde fazer. . . . Reúna a documentação exigida pelo cartório. . . . Verifique as certidões negativas. . . . Recolha o Imposto de Transmissão – ITBI. . . . Espere a análise do tabelião. . . . Compareça ao cartório. . . . Leve a escritura ao Ofício de Registro de Imóveis. . . . Aguarde a escritura ser analisada.

Corretor de imóveis

Lima

Medalha de bronze Medalha de prata Medalha de ouro Troféu branco Troféu de bronze

Corretor de imóveis

Nível: 6 - Avançado

Respostas: 5.882

há 4 anos

Em Qualquer Tabelionato de Notas.

Corretor de imóveis

Sheila Mara Eugênio

Medalha de bronze

Corretor de imóveis

Nível: 2 - Consultor

Respostas: 221

há 4 anos

Qual o passo a passo para tirar a escritura da casa? 1. Saiba onde fazer Para fazer o registro de compra e venda, deve haver a formalização do evento por intermédio da escritura pública de compra e venda — que deverá ser feita no cartório de notas pelo tabelião de notas ou notário.2. Reúna a documentação exigida pelo cartório O procedimento burocrático denominado “averbação de imóvel” é uma das fases para tirar a escritura de dado imóvel, na qual são solicitadas as cópias de vários documentos. Confira quais são eles. Veja quais são os documentos do imóvel: • certidão atualizada do imóvel: emitida no Cartório de Registro de Imóveis em que constará o histórico dele. Qualquer modificação feita na propriedade deve ser averbada ou documentada por registro; • certidão da prefeitura: para cálculo do valor de ITBI (Imposto de Transferência de Bens Imóveis). Confira os documentos dos vendedores: • original e cópia autenticada do CPF e do RG de todos os proprietários, incluídos os cônjuges dos proprietários; • original e cópia de certidão de casamento; • comprovante de endereço e profissão dos proprietários e cônjuges; • certidões negativas junto à Receita Federal e à Justiça Trabalhista. Veja quais são os documentos dos compradores: • original e cópia autenticada do RG e do CPF do comprador e do cônjuge; • original e cópia de certidão de casamento; • comprovante de endereço e profissão do comprador e do cônjuge. Obs. : embora deva constar a qualificação do cônjuge na escritura do imóvel, não é necessário que ele também assine. No entanto, os cônjuges dos vendedores devem assinar. Outros documentos O próprio cartório os providencia. Um deles é a certidão negativa de débitos trabalhistas — que pode ser emitida online e gratuitamente na página do TST – Tribunal Superior do Trabalho. É conveniente, no entanto, certificar-se no cartório de sua cidade de quais os documentos exigidos, visto que cada um tem suas próprias exigências quanto à documentação para lavrar uma escritura.3. Verifique as certidões negativas Recomenda-se a quem vai tirar a escritura de imóvel obter as certidões negativas de débitos municipais, estaduais e federais, assim como de ações trabalhistas que talvez estejam ocorrendo contra o vendedor (tanto do local do imóvel quanto do domicílio do vendedor). Essa medida tem por objetivo garantir sua boa-fé no negócio do imóvel, bem como se acautelar para evitar surpresas em uma futura anulação judicial da venda.4. Recolha o Imposto de Transmissão – ITBI Para fazer a escritura do imóvel, será necessário recolher o ITBI (Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis). O tabelião poderá fazer o requerimento da Guia do ITBI, em que constarão os dados básicos do vendedor, do comprador e do imóvel, bem como o valor do imóvel e o valor do negócio declarado por ambas as partes.5. Espere a análise do tabelião Após a entrega de toda a documentação e do recolhimento do ITBI e do FRJ, o tabelião fará uma análise dos documentos e de tudo que envolve a escritura de imóvel.6. Compareça ao cartório O tabelião solicitará o comparecimento das partes no cartório e, após a leitura da escritura, será lavrado o ato e assinado por todos os envolvidos. A partir da assinatura, a escritura passa a ser ato público. É nessa hora que você pagará os emolumentos do tabelião estipulados pelo Tribunal de Justiça.7. Leve a escritura ao Ofício de Registro de Imóveis Agora, você tem a escritura de seu imóvel, porém, ainda não é considerado o seu proprietário. Para tal, é necessário que você leve a escritura até o Ofício de Registro de Imóveis.8. Aguarde a escritura ser analisada Após o Oficial de Registro de Imóveis receber sua escritura, ele fará uma análise em que poderá ser possível haver outras exigências. Será necessário pagar emolumentos para o registro, bem como para algumas averbações de acordo com uma tabela dos Oficiais de Registro de Imóveis.9. Seja, enfim, o proprietário do imóvel Estando tudo em ordem e no prazo de 30 dias, o Oficial de Registro fará o registro da escritura na matrícula do imóvel e, a partir daí, você será considerado proprietário do imóvel. Vale ressaltar que, a partir dessa data, seu imóvel deverá constar na declaração do IR. A posse de imóvel deve ser informada na ficha de Bens e Direitos do IRPF. O preenchimento deve obedecer aos códigos. As casas estão sob o código 12; os apartamentos, sob o 11,e os terrenos, sob o código 13. Quando, finalmente, a cópia da escritura de imóvel estiver em suas mãos, pegue as chaves e comemore muito! Lembre-se, portanto, de solicitar, junto às companhias de água, luz, gás, telefone e internet, a mudança nos dados de registro o quanto antes. Gostou deste post? Esclarecedor, não é mesmo? Continue, então, com sua visita e leia outro artigo muito interessante: “Imposto de Renda sobre venda de imóvel: como funciona?”.

Corretor de imóveis

Maria ângela Camini

Medalha de bronze

Corretor de imóveis

Nível: 2 - Consultor

Respostas: 7.966

há 4 anos

Você não pode você solicita que seja elaborada em qualquer Tabelionato de notas na presença das partes ou procuradores.

Corretor de imóveis

Zafir Russo

Medalha de bronze Medalha de prata Medalha de ouro

Corretor de imóveis

Nível: 4 - Experiente

Respostas: 7.520

há 4 anos

Qual o passo a passo para tirar a escritura da casa? Saiba onde fazer. . . . Reúna a documentação exigida pelo cartório. . . . Verifique as certidões negativas. . . . Recolha o Imposto de Transmissão – ITBI. . . . Espere a análise do tabelião. . . . Compareça ao cartório. . . . Leve a escritura ao Ofício de Registro de Imóveis. . . . Aguarde a escritura ser analisada.

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