Pergunta
Documentos necessários do imóvel Matrícula do imóvel atualizada; Escritura do imóvel atualizada; Certidão de “Habite-se”; Certidão Negativa de Ônus Reais; Certidão Negativa dos Cartórios de Protestos; Certidão Negativa de Débitos Condominiais;
há 4 anos
71Zafir Russo

Simone Vasques
Perguntador
há 4 anos
Documento necessário para comprar ou vender imóvel.
Quais documentos são necessários?
Respostas (9)

Zafir Russo



Corretor de imóveis
Nível: 4 - Experiente
Respostas: 7.510
há 4 anos
Documentos necessários do imóvel Matrícula do imóvel atualizada; Escritura do imóvel atualizada; Certidão de “Habite-se”; Certidão Negativa de Ônus Reais; Certidão Negativa dos Cartórios de Protestos; Certidão Negativa de Débitos Condominiais;

Rodrigo Da Cruz
Corretor de imóveis
Respostas: 146
há 4 anos
Documentos necessários do imóvel Matrícula do imóvel atualizada; Escritura do imóvel atualizada; Certidão de “Habite-se”; Certidão Negativa de Ônus Reais; Certidão Negativa dos Cartórios de Protestos; Certidão Negativa de Débitos Condominiais;

Vanderson Ferri







Corretor de imóveis
Nível: 8 - Especialista
Respostas: 10.069
há 4 anos
SÃO OS DOCUMENTOS DO IMÓVEL, AS CERTIDÕES DO VENDEDOR E OS DOCUMENTOS PESSOAIS DO VENDEDOR.

Maria ângela Camini

Corretor de imóveis
Nível: 2 - Consultor
Respostas: 7.966
há 4 anos
Contrato particular e escritura publica de compra e venda para negócios acima de 30 salários mínimos, obrigatório.

Emilton Araújo Da Costa
Corretor de imóveis
Respostas: 212
há 4 anos
Documentos pessoais e comprovante de rendimento.

Ivan Ferreira


Corretor de imóveis
Nível: 3 - Master
Respostas: 340
há 4 anos
Para cada estado civil será necessário apresentar um documento diferente. Caso você seja: casado, deverá apresentar a certidão de casamento; caso seja solteiro, deverá apresentar a certidão de nascimento; caso seja divorciado ou desquitado (separado judicialmente) deverá apresentar a averbação da certidão de casamento e a própria certidão; caso esteja em uma união estável, deverá apresentar a escritura declaratória de união estável e, caso tenha filhos, a(s) certidão(ões) de nascimento dele(s); caso seja viúvo, deverá apresentar a certidão de casamento e a certidão de óbito do cônjuge.

Cerigatto





Corretor de imóveis
Nível: 6 - Avançado
Respostas: 20.877
há 4 anos
1. Documentos do proprietário O primeiro passo é realizar uma consulta prévia que permita compreender qual é sua situação civil, financeira e judicial. Esse processo requer a entrega de cópias de CPF e RG, além das seguintes certidões: • de nascimento ou casamento para comprovar o estado civil e verificar as ações necessárias. Por exemplo: se o vendedor for casado, o cônjuge precisa autorizar o negócio. Se for divorciado com filhos, é preciso avaliar se o imóvel é objeto de herança; • judiciais, que devem abranger os níveis municipal, estadual e federal para analisar se o proprietário está arrolado em algum processo em andamento. No caso de uma ação cível, tenha certeza de que os bens alienados do vendedor são suficientes para o pagamento da dívida. No caso de o vendedor ser pessoa jurídica, mais documentos são exigidos: • cópia autenticada do estatuto ou contrato social na Junta Comercial; • papéis com alterações contratuais ou estatutárias registrados na Junta Comercial; • carta com a data da última modificação do estatuto ou do contrato; • certidão negativa de débito com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS); • certidão negativa de débitos estaduais, obtida na Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz); • certidão negativa de ações na Justiça do Trabalho e Federal.2. Documentos do comprador O interessado em comprar um apartamento também precisa entregar uma série de documentos, especialmente se a aquisição for feita por meio de financiamento bancário ou com a construtora. De modo geral, é exigida a apresentação dos seguintes documentos: • cópias de RG e CPF; • certidão de casamento ou nascimento; • cópias dos três últimos comprovantes de renda; • certidão de quitação de impostos federais, caso seja comerciante; • certidões negativas de ações cíveis, da Justiça Federal, executivos fiscais, protesto de títulos, interdição, tutela e curatela, débitos previdenciários (CND/INSS) e de dívida ativa da União, se for comerciante. No caso de você desejar usar o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para dar a entrada no seu apartamento, é preciso apresentar também: • cópia da carteira de trabalho; • extrato das contas do FGTS com registros dos 2 anos anteriores; • autorização para movimentação das contas vinculadas ao FGTS; • declaração de primeira compra de imóvel residencial financiado pelo Sistema Financeiro de Habitação (SFH). Observe que se você fizer o financiamento com a construtora, terá algumas vantagens. O processo costuma ser mais flexível e a autorização para obter o crédito é simplificada. Além disso, a negociação do valor e quantidade de parcelas é facilitada.3. Documentação do imóvel A entrega da documentação de comprador e vendedor inicia efetivamente o processo de compra e venda do imóvel. É nesse momento que se torna necessária a apresentação dos arquivos referentes à propriedade. Nesse momento, é preciso atentar aos seguintes documentos: 1. Certidão atualizada de registro do imóvel Esse documento comprova exatamente qual é a situação do apartamento. Não se deve aceitar escrituras ou contratos particulares como substitutos a essa certidão, pois eles não apresentam todas as informações necessárias.2. Certidão de ônus reais O objetivo desse documento é comprovar a disponibilização do imóvel e apontar se há penhora ou hipoteca do bem. Essa certidão pode ser solicitada no Cartório de Registro de Imóveis.3. Certidão de quitação fiscal e situação enfitêutica ou guias de IPTU pagas O Imposto Predial e Territorial Urbano é de responsabilidade do proprietário e, por isso, é necessário estar totalmente quitado para a autorização do processo de compra e venda. Deve-se comprovar o pagamento dos últimos dois anos com guia emitida pela Prefeitura.4. Declaração de quitação de obrigações condominiais Essa certidão serve para os casos em que o imóvel está em condomínio fechado ou edifício. Deve ser solicitado junto ao síndico ou administradora condominial, já que a inadimplência pode trazer problemas ao comprador.

Elaine Crystyna
Corretor de imóveis
Respostas: 30
há 4 anos
Documentos necessários do imóvel Matrícula do imóvel atualizada; Escritura do imóvel atualizada; Certidão de “Habite-se”; Certidão Negativa de Ônus Reais; Certidão Negativa dos Cartórios de Protestos; Certidão Negativa de Débitos Condominiais;

Lima





Corretor de imóveis
Nível: 6 - Avançado
Respostas: 5.882
há 4 anos
Documentos necessários do imóvel Matrícula do imóvel atualizada; Escritura do imóvel atualizada; Certidão de “Habite-se”; Certidão Negativa de Ônus Reais; Certidão Negativa dos Cartórios de Protestos; Certidão Negativa de Débitos Condominiais;documentos de identidade; CPF (do vendedor e do cônjuge); certidão de nascimento ou de casamento, se o vendedor for casado; certidão de distribuidor civil; certidão de feitos da Justiça Federal e da Justiça do Trabalho; certidão negativa do ofício de interdição e tutelas.