Pergunta
Está totalmente errado, o valor cobrado deve ser proporcional.
há 3 anos
21Aragão

Jessy
Perguntador
há 3 anos
Cobrança abusiva IPTU, como resolver?
Aluguei um imóvel sobreloja em São Paulo. São dois pisos, no andar de baixo uma loja e acima, 2 apartamentos residênciais. No piso da loja também um terreno utilizado por eles como quintal. O locador mandou o cálculo do iptu, com a cópia do boleto da prefeitura, porém os imóveis não estão desmembrados. É um único imóvel com um único valor. AlÉm de me parecer estranho, ele fez a divisão por si próprio mas me parece um valor abusivo por se tratar de um aluguel par fins residênciais. AlguÉm tem ideia se isso está correto?
Respostas (7)

Aragão

Corretor de imóveis
Nível: 4 - Experiente
Respostas: 674
há 3 anos
Está totalmente errado, o valor cobrado deve ser proporcional.

Hamilton Fernando De Oliveira
Corretor de imóveis
Respostas: 279
há 3 anos
Sómente junto a Prefeitura.

Planalto Vip Imobiliária

Imobiliária
Nível: 3 - Master
Respostas: 2.206
há 3 anos
Na prefeitura.

Johnson

Corretor de imóveis
Nível: 5 - profissional
Respostas: 10.779
há 3 anos
Sugestão Dividir o valor do IPTU pela área total. Vai ter um valor unitário e multiplica área total - apto tem área 50 m² x valor unitário. Valor proporcional.

Meu Teto S P

Imobiliária
Nível: 4 - Experiente
Respostas: 9.074
há 3 anos
Verifique no carne do IPTU a destinação de uso do imóvel, o correto é ser de uso misto para que de fato possa ser usado por ambas modalidades. Quanto a divisão de R$ pode-se adotar um critério , por exemplo, do M² locado, pagando apenas aquele contratado.

Rubens Antony

Corretor de imóveis
Nível: 5 - profissional
Respostas: 8.007
há 2 anos
Existem duas formas de reclamar da cobrança abusiva de IPTU, por meio de um processo administrativo e por meio de uma ação judicial. O contribuinte deve fornecer todos os documentos solicitados para reclamar da cobrança abusiva de IPTU.